Quarta-feira , Dezembro 12 2018
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / Estrelas do automobilismo juntam-se à festa de encerramento do Kia Picanto GT Cup!
Estrelas do automobilismo juntam-se à festa de encerramento do Kia Picanto GT Cup!

Estrelas do automobilismo juntam-se à festa de encerramento do Kia Picanto GT Cup!

 

  • Com tudo por decidir nas categorias Júnior e Pro, presença de 27 pilotos e 18 carros garante maior lista de inscritos do ano e assegura cenário de sonho para a derradeira prova da temporada no Estoril Racing Festival;

 

  • Ao habitual lote de pilotos do Troféu juntam-se duas referências do automobilismo nacional e dois estreantes com apelidos de ‘peso’: os consagrados Rui Madeira e Manuel Gião, e os jovens talentos Luís Maria Lisboa e David Matos Chaves;

 

  • Anfiteatro de todas as decisões, Circuito do Estoril consagrará os dois primeiros campeões da história do Kia Picanto GT Cup!

 

 

Cada vez mais irresistível ao olhar de jovens talentos e consagrados, o Kia Picanto GT Cup entra no último fim-de-semana desportivo da sua temporada inaugural com muito por decidir na classificação geral e os dois títulos em disputa nas categorias Júnior e Pro ainda em aberto!

 

Reunindo todas as condições para uma jornada apoteótica, da maior lista de inscritos da presente época fazem parte grandes nomes do automobilismo nacional e dois estreantes com apelidos de ‘peso’: o antigo vencedor da Taça do Mundo de Ralis (Grupo N), Rui Madeira; a referência da Velocidade Nacional, Manuel Gião; a promessa Luís Maria Lisboa, filho do antigo co-piloto e tricampeão nacional de ralis, Luís Lisboa; e o talento David Matos Chaves, filho do bicampeão nacional de ralis e ex-piloto de Fórmula 1, Pedro Matos Chaves.

 

 

BRILHO E NOTORIEDADE

Reforçando o “interesse crescente” no Troféu monomarca com a chancela da FPAK que veio revitalizar o desporto motorizado português e a sua capacidade de “atrair novos valores, estreantes ou pilotos já estabelecidos”, João Seabra sublinha a atratividade do Kia Picanto GT Cup e a qualidade do elenco presente na antevisão desta derradeira prova da temporada, marcada para o fim-de-semana de 16 a 18 de Novembro:

 

“É com enorme satisfação que verificamos que o Kia Picanto GT Cup continua a atrair novos pilotos e a fidelizar aqueles que já experimentaram as emoções do Troféu no decorrer desta época. Numa jornada que irá definir os primeiros campeões da competição, à maior lista de concorrentes do ano juntam-se grandes nomes do automobilismo português, trazendo brilho e notoriedade a esta etapa final no Estoril Racing Festival”, refere.

 

Para o Diretor-Geral da Kia Portugal, o incremento do número de carros e pilotos em pista “vinca a aposta realizada no projeto”, não só da parte da Kia Portugal, mas também de todos os patrocinadores e parceiros que, desde o primeiro momento, se comprometeram com o Kia Picanto GT Cup.

 

“Atingimos todos os objetivos definidos para este primeiro ano e tenho a máxima confiança de que o próximo será ainda mais positivo. Aos pilotos envolvidos na luta pelo título nas categorias Júnior e Pro e àqueles que ainda se encontram a definir as suas posições na competição quero desejar boa-sorte e as maiores felicidades, salientando que contamos com eles em 2019!”, concluiu.

 

 

AINDA MAIS ATRATIVO

Revelando que a Organização “tem já definido um plano que visa tornar o Kia Picanto GT Cup ainda mais atrativo do ponto de vista económico e desportivo”, a revelar em breve, Tiago Raposo Magalhães destaca o carácter “aglutinador” do Troféu monomarca — uma competição que tem sido capaz de empolgar jovens e graúdos, trazendo-os para dentro da sua esfera.

 

“Não podia estar mais satisfeito com o número e qualidade de pilotos que o Kia Picanto GT Cup conseguiu cativar neste seu primeiro ano de vida. No final de 2018, mais de 35 pilotos terão vivido por dentro as emoções em torno do Troféu mais picante da Velocidade Nacional!”, começa por referir.

 

“Mas deixa-me particularmente agradado o facto de termos tido cada vez mais jovens a juntarem-se a este projeto. Não só iremos terminar o ano com a maior lista de inscritos da presente época, como teremos simultaneamente o maior número de Juniores em prova. Quero, por isso, agradecer ao Luís Maria Lisboa e ao David Matos Chaves a sua confiança por terem escolhido o Kia Picanto GT Cup para realizarem a sua estreia nos automóveis de turismo, a exemplo dos nossos atuais talentos, e desejar-lhes as boas-vindas a uma família que não tem parado de crescer!”, assinala o responsável da CRM Motorsport.

 

 

TUDO EM ABERTO

Num programa desportivo que terá a companhia dos concorrentes da Super Seven by Toyo Tires, Historic Endurance, Fórmula Ford Portugal, CSS Group 1 e Troféu Mighty Mini, os pilotos do Kia Picanto GT Cup verão a sua ação em pista repartida por três dias.

 

Aos treinos privados de sexta-feira juntam-se uma sessão de treinos livres e duas qualificações independentes para as duas corridas do fim-de-semana, a terem lugar no sábado e domingo.

 

Na luta entre os concorrentes da categoria Pro, Hugo Araújo tentará capitalizar na liderança que presentemente ocupa na classificação para assegurar o título. Mas o piloto apoiado pela Cardan tem à espreita o vencedor do Kia Racing Opportunity, Henrique van Uden, e o YouTuber do CarOnline.TV, Hugo Marcos.

 

Mais atrás seguem Francisco Esperto, à procura de consolidar o 3º lugar do campeonato. Mas o piloto da Auto Avenida ainda pode ser ameaçado pelo ‘rival’ da Corvauto, João Santos.

 

É precisamente entre a 4ª posição ocupada por João Santos e o 8º posto que se verifica um dos grandes pontos de interesse do campeonato, com o grupo formado por Francisco Marrão, Nuno Caetano e Miguel Abrantes a encontrar-se separado por uma curtíssima diferença pontual.

 

No 9º lugar segue Lourenço Raposo Magalhães, que tem Duarte Botelho à ‘pele’, enquanto Francisco Esperto Jr. terá de sacudir a pressão de Afonso Vaz. Mais atrás, Manuel Moura Teixeira e o recém-chegado Sérgio Azevedo também irão discutir posições no Troféu.

 

 

HORA DAS DECISÕES

Nos Juniores, Mariano Pires irá querer arrebatar o título da categoria, depois de ter ocupado o 1º posto da classe durante o decorrer da época. Mas terá de contar com a ameaça do sempre rápido Rui Silva, que venceu à geral em Vila Real.

 

O outro vencedor do Kia Racing Opportunity (Rui Silva) ainda tem uma hipótese de chegar ao 1º lugar, mas, a exemplo de Mariano, pode orgulhar-se do que fez ao longo do ano, com ambos a baterem-se sistematicamente contra os pilotos mais experientes da categoria Pro.

 

No 3º lugar da Júnior encontra-se Leonor Espinhal, cada vez mais à vontade ao volante do Kia Picanto GT Cup nº 95, mas atenta aos avanços de Guilherme Dal Maso, que, na última ronda em Portimão, foi 2º na categoria, obtendo o melhor resultado da sua ainda curta carreira.

 

Na discussão pelo 5º posto estão João Aguiar-Branco e Orlando Batina, a travarem uma interessante luta depois de terem realizado na passagem pelo Vasco Sameiro de Braga a sua estreia no Troféu. Ambos já deixaram em evidência o seu talento ao volante nas duas jornadas até aqui realizadas, aguardando-se com expetativa o desfecho deste confronto, até porque terão a companhia de Luís Maria Lisboa e David Matos Chaves — apelidos com larga tradição no automobilismo.

 

 

CARTAZ DE LUXO

Embora sem possibilidades de roubar pontos aos restantes concorrentes devido ao seu estatuto de convidado, Manuel Gião repete presença no Troféu após a estreia na Rampa da Falperra, mas agora ao lado de Sérgio Azevedo no carro nº 777.

 

Junta-se a ele o experiente Rui Madeira, inscrito na categoria Pro ao volante do Picanto nº 577 da SGS Car. Dado o seu reportório, ambos quererão, certamente, demonstrar em pista toda a sua experiência e fazer um brilharete.

 

Novamente a bordo do carro nº 7 inscrito pela Kia Portugal estará o diretor-geral da marca João Seabra, desta feita na companhia do jornalista Bernardo Gonzalez, completando um autêntico cartaz de luxo para esta derradeira prova da temporada inaugural do Kia Picanto GT Cup!

 

Lista de Inscritos Kia Picanto GT Cup — Estoril Racing Festival (Prova 6 de 6)

 

1 – #7 Bernardo Gonzalez (GUEST)/João Seabra (GUEST)

2 – #8 Miguel Abrantes (PRO)

3 – #9 Francisco Esperto (PRO)/Francisco Esperto Jr. (PRO)

4 – #12 João Aguiar Branco (JÚNIOR)

5 – #13 Francisco Marrão (PRO)/Manuel Moura Teixeira (PRO)

6 – #15 João Santos (PRO)

7 – #16 Orlando Batina (JÚNIOR)

8 – #18 Hugo Marcos (PRO)

9 – #27 Lourenço R. Magalhães (PRO)/José Supico (PRO)

10 – #31 Guilherme Dal Maso (JÚNIOR)/Duarte Botelho (PRO)

11 – #33 Mariano Pires (JÚNIOR)

12 – #55 Nuno Caetano (PRO)/Afonso Vaz (PRO)

13 – #77 Henrique van Uden (PRO)/Rui Silva (JÚNIOR)

14 – #88 Luís Maria Lisboa (JÚNIOR)/David Matos-Chaves (JÚNIOR)

15 – #95 Leonor Espinhal (JÚNIOR)

16 – #99 Hugo Araújo (PRO)

17 – #577 Rui Madeira (PRO)

18 – #777 Sérgio Azevedo (PRO)/Manuel Gião (GUEST)

 

Programa Kia Picanto GT Cup — Estoril Racing Festival (Prova 6 de 6)

 

Sexta-feira, 16 de Novembro

12h00-12h25: Treinos Privados

15h00-15h25: Treinos Privados

17h00-17h20: Treinos Livres

 

Sábado, 17 de Novembro

08h25-08h35: Qualificação 1

12h50-15h10: Corrida 1

 

Domingo, 18 de Novembro

09h00-09h10: Qualificação 2

14h30-14h50: Corrida 2

 

Scroll To Top