Sábado , Junho 6 2020
ÚLTIMAS
Home / Evento / Caramulo Motorfestival
Caramulo Motorfestival

Caramulo Motorfestival

Quando:
Setembro 5, 2014_Setembro 7, 2014 todo o dia
2014-09-05T00:00:00+01:00
2014-09-08T00:00:00+01:00
Onde:
Caramulo
3475 Caramulo
Portugal
Contacto:
Museu do Caramulo
+351 232 861 270
Caramulo Motorfestival @ Caramulo | Caramulo | Distrito de Viseu | Portugal

RAMPA DO CARAMULO

Inserido no Campeonato Nacional de Montanha, com a chancela do Targa Clube, o traçado da Rampa do Caramulo tem um desenho ímpar, sinuoso e bem asfaltado, numa extensão de 2,8 Km. Sem curvas lentas assume-se como uma rampa rápida, com duas rectas onde os automóveis podem atingir elevadas velocidades, terminando depois a prova no sopé da Serra, com um espaço Lounge para pilotos e público.

Ao longo de todo o traçado haverá guarda rails de acordo com as mais exigentes normas de segurança, bancadas em várias curvas e uma zona VIP, com uma visibilidade que abrange quase todo o circuito.

Os três Parques de Assistência, onde se podem ver os automóveis e as equipas técnicas, estão abertos aos visitantes durante todo o evento.

RAMPA HISTÓRICA

Além do Campeonato Nacional de Montanha, decorrerá em simultâneo, ao longo dos dois dias a Rampa Histórica do Caramulo, com velocidade e regularidade.
A Rampa Histórica do Caramulo é direccionada aos automóveis históricos, clássicos e de competição, não necessitando os pilotos de licença desportiva para poder participar na mesma, apenas de roll bar e extintor.

 Ao longo de todo o traçado haverá guarda rails de acordo com as mais exigentes normas de segurança, bancadas em várias curvas e uma zona VIP, com uma visibilidade que abrange quase todo o circuito.

 Os três Parques de Assistência, onde se podem ver os automóveis e as equipas técnicas, estão abertos aos visitantes durante todo o evento.

FEIRA DE AUTOMOBILIA

Seguindo o enorme sucesso das Feiras de Automobilia do Caramulo dos anos anteriores, esta área comercial e de exposição regressa no Caramulo Motorfestival como uma das grandes atracções.

 A Feira de Automobilia do Caramulo irá realizar-se no Pavilhão Multiusos do Caramulo, ao lado do Museu do Caramulo, complementando a oferta ligada aos automóveis clássicos, podendo os visitantes comprar, trocar ou vender todo o tipo de peças de automobilia designadamente peças de automóveis, miniaturas, posters antigos, etc.

 A edição passada, que teve lotação esgotada em termos de áreas e expositores, foi visitada por mais de 3.000 pessoas durante os três dias do evento.

RALIS E PASSEIOS

Durante o Caramulo Motorfestival, vão estar em curso vários passeios históricos de automóveis clássicos organizados em parceria com várias entidades como associações e clubes.

 Todos estes ralis, passeios ou concentrações decorrem no Caramulo Motorfestival, ao longo dos três dias do evento, terminando sempre com os automóveis, motos ou bicicletas em exposição em frente do museu ou nos parques de clássicos criados para o efeito.

 No final de cada dia, todos os automóveis e motos sobem a Rampa do Caramulo em desfile para encerrar as provas.

 Para conhecer todos os Ralis, Passeios e Concentrações, consulte o programa com os horários do evento.

MUSEU DO CARAMULO

As colecções permanentes do Museu do Caramulo são, a seguir à Rampa do Caramulo, o segundo maior atractivo do Caramulo Motorfestival, assumindo-se como o complemento ideal para um programa de eventos ligado a automóveis clássicos e desportivos.

Assim, o museu apresenta ainda aos seus visitantes a maior colecção de automóveis, motociclos e velocípedes em exposição em Portugal, cobrindo 150 anos de história da engenharia.

No museu podem ainda ser visitadas a colecção de arte, com mais de 500 peças que vão do antigo Egipto até Picasso, assim como uma exposição de miniaturas e brinquedos antigos com mais de 3.000 peças, cobrindo várias épocas de brinquedos. 

EXPOSIÇÕES TEMÁTICAS

A exposição temporária “Lendas da Competição” é dedicada aos grandes modelos que fizeram história na competição automóvel em Portugal e no estrangeiro.

Conta com quase duas dezenas de automóveis de competição, abrangendo oito décadas de história, desde os anos 30 até aos nossos tempos. Entre eles contam-se lendas como o Bugatti 35B de 1930, o automóvel com mais vitórias de sempre na história da competição, até ao Lancia Delta HF Integrale 16V de 1991, com o qual o piloto Didier Auriol venceu o Campeonato do Mundo. O alinhamento da exposição inclui também veteranos das 24 Horas de Le Mans, assim como automóveis fabricados em Portugal e que participaram na era dourada das corridas nacionais nos anos 50, além dos monolugares dos anos 60 e 70 e os automóveis de Rali desde os anos 60 até à actualidade.

Esta exposição temporária é produzida pelo Museu do Caramulo com o apoio do BPI, da Câmara Municipal de Tondela, da EDC – Associação Eventos do Caramulo e do Jornal dos Clássicos.

AIR SHOW

O Caramulo Motorfestival recebe um espectáculo aéreo no Sábado e Domingo, a cargo do Museu Aero Fénix.

Durante os dois dias, quatro experientes pilotos vão rasgar os céus do Caramulo a bordo de quatro aviões antigos, militares e de instrução, com voos rasantes e provas de acrobacia.

ACTIVIDADES OUTDOOR

As Actividades Outdoor abertas ao público são já uma parte integrante do Caramulo Motorfestival.

A edição de 2014 vai voltar a contar com a pista todo-o-terreno, onde dois UMMs vão circular, levando os visitantes do evento a experimentar uma aventura TT em ambiente controlado.

Este é um ponto de atracção para toda a família assim como para todos os amantes da Natureza e dos desportos ao ar livre.

Estão pensadas também acções de demonstração de vários tipos, com o intuito de apenas entreter os espectadores.

Está também previsto um Parque Júnior de insufláveis para os mais novos.

 

Scroll To Top