Domingo , Dezembro 16 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / EXCELENTE SEGUNDO LUGAR PARA MADS ØSTBERG
EXCELENTE SEGUNDO LUGAR PARA MADS ØSTBERG

EXCELENTE SEGUNDO LUGAR PARA MADS ØSTBERG

Durante as últimas Especiais, Mads Østberg e Torstein Eriksen travaram uma animada luta com o piloto que já venceu por três o Rali da Finlâmdia, Jari-Matti Latvala. Por seu lado, Craig Breen e Scott Martin ascenderam ao oitavo posto na última Especial do dia, enquanto Khalid Al Qassimi e Chris Patterson, alinhado hoje em Rally 2, recuperaram gradualmente o seu andamento no C3 WRC.

 

Não é uma tarefa fácil partir para última Etapa – numa extensão de 45,27 km repartidos por quatro Especiais – com apenas 5,4 segundos de vantagem sobre um piloto com o calibre Latvala, triplo vencedor na Finlândia Contudo, Mads Østberg conseguiu a proeza de manter o experiente finlandês à distância, assegurando um soberbo segundo lugar, o seu melhor resultado neste rali depois de dois terceiros lugares (2013 e 2015). Este resultado consiste também no terceiro pódio para o Citroën Total Abu Dhabi WRT, no seguimento dos segundo e terceiros lugares conquistados na Suécia e no México, respetivamente.

O «finlandês voador» confirmou, logo pela manhã, que estava a levar a coisa muito a sério: foi o mais rápido no primeiro troço do dia, a terceira vitória da Citroën nas Especiais deste fim-de-semana, e dilatou a sua vantagem para 6,3 segundos. Contudo, Latvala, praticamente de volta à sua melhor forma nesta corrida em casa, reduziu a diferença para apenas 2,5 segundos antes da Power Stage de Ruuhimäki e a sua infindável sucessão de saltos. Mais uma vez, Mads manteve a acalma para se impor ao finlandês por três décimos depois de cinco minutos de intensa condução a uma velocidade média de 122,5 km/h, assegurando o segundo lugar com uma margem «mínima» de somente 2,8 segundos!

Embora limitado pela sua posição na ordem de saída para a estrada (3º), Craig Breen registou, mesmo assim, tempos muito expressivos, principalmente na ES21, onde não obteve o tempo mais rápido por apenas 4,2 segundos, bem como na Power Stage, onde terminou com apenas 1,7 segundos de diferença para o vencedor. O irlandês também beneficiou do azar de um dos seus rivais para terminar a prova no oitavo posto à Geral, num rali em que a sua determinação foi seriamente afectada logo no início com um furo (ES2).

De volta à acção em Rally 2 devido ao erro cometido na Etapa de sábado, Khalid Al Qassimi concentrou-se em chegar ao fim, aproveitando para ir recuperando gradualmente a sua confiança ao volante do C3 WRC.

 

 

 

O QUE ELES DISSERAM…

Craig Breen: “Para nós, foi um fim-de-semana difícil, com o furo de sexta-feira a revelar-se bastante prejudicial, deixando-nos na posição de limpar a estrada durante dois dias. Mesmo assim, conseguimos mostrar o nosso andamento sempre que as condições o permitiram. Soube bem terminar a Power Stage com um bom tempo, o que nos permite agora encarar o Rali da Alemanha com mais otimisto.”

Mads Østberg: “Estou mesmo, mesmo muito satisfeito por voltar a lutar nos lugares da frente nestas Especiais absolutamente incríveis! Estou também muito feliz por todos na Citroën. O pessoal fez um trabalho fantástico para que conseguíssemos este lugar, e tenho muito orgulho em fazer parte desta equipa. Na sessão de testes pré-rali, já sabia que este C3 WRC era o meu melhor carro de sempre neste rali, e estou muito satisfeito por termos conseguido demonstrar isso mesmo durante este fim-de-semana.”

Khalid Al Qassimi: “Embora tenha sido um rali difícil para nós, com o nosso erro da manhã de ontem, estou satisfeito por termos conseguido estar hoje à partida e desfrutar destas incríveis Especiais. Acima de tudo, estou muito feliz por toda a equipa, cujo árduo trabalho foi recompensado com um excelente resultado.”

RALI DA FINLÂNDIA – CLASSIFICAÇÃO FINAL (PROVISÓRIA)

  1. Tänak / Järveoja (Toyota Yaris WRC) 2h35’18’’1
  2. Ostberg / Eriksen (Citroën C3 WRC) + 32’’7
  3. Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) + 35’’5
  4. Paddon / Marshall (Hyundai i20 WRC) + 1’35’’6
  5. Ogier / Ingrassia (Ford Fiesta WRC) + 2’15’’0
  6. Suninen / Markkula (Ford Fiesta WRC) + 2’19’’2
  7. Evans / Barritt (Ford Fiesta WRC) + 2’29’’5
  8. Breen / Martin (Citroën C3 WRC) + 3’08’’4
  9. Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) +3’51’’8
  10. Mikkelsen / Jaeger (Hyundai i20 WRC) +8’37’’4

  1. Al Qassimi / Patterson (Citroën C3 WRC) +1:06:10.2

 

WRC 2018 – PILOTOS

  1. Thierry Neuville – 153 pontos
  2. Sébastien Ogier – 132 pontos
  3. Ott Tänak – 107 pontos
  4. Esapekka Lappi – 70 pontos
  5. Dani Sordo – 60 pontos
  6. Andreas Mikkelsen – 57 pontos
  7. Jari-Matti Latvala – 55 pontos
  8. Elfyn Evans – 52 pontos
  9. Mads Ostberg – 48 pontos
  10. Kris Meeke – 43 pontos

11. Craig Breen – 39 pontos

 

Scroll To Top