Terça-feira , Agosto 20 2019
ÚLTIMAS
Home / BREVES / Família dos aventureiros Dacia é cada vez maior
Família dos aventureiros Dacia é cada vez maior

Família dos aventureiros Dacia é cada vez maior

 

Deslumbramento pode ser a palavra que melhor define a 8ª Aventura Dacia, decorrida de 8 a 10 de junho, por terras alentejanas, com organização do Clube Escape Livre. Superando novamente o número de equipas do ano anterior, participaram nesta aventura 48 viaturas Dacia, comprovando o sucesso da marca e, em particular no grupo dos aventureiros, que cada vez mais utilizam os seus SUV, Duster e Sandero Stepway, para outras fugas à rotina e ao asfalto.

Cerca de 120 pessoas percorreram as planícies e encantos de um Alentejo histórico e paisagístico que merece ser descoberto. No sábado, e com temperaturas bem convidativas, os Dacia não foram o principal veículo de diversão, já que após o descontraído almoço, a caravana pegou antes nos volantes dos karts, no Kartódromo de Évora, para corridas de pura diversão. Os ânimos acalmaram apenas no centro histórico, com a visita guiada aquele que é Património Mundial da Humanidade pela Unesco. Percorreram-se as ruas, conheceram-se os ex-libris, entre eles o Templo Romano e a Capela dos Ossos. O dia rematou com a ação Bridgestone e informação sobre a utilização de pneus, e o jantar de boas vindas no Évora Hotel, mais um momento de convívio animado, como é característico da família Dacia.

No domingo, o percurso mais rolante e plano, sem grandes desafios, serviu sobretudo para desfrute das paisagens, destacando alguns trilhos entre vinhas e olivais, e pelo contacto com algumas das características da região, da história ao artesanato. No Redondo, os participantes visitaram o Museu do Barro, sendo recebidos por António Recto, presidente do município, e viram ao vivo o trabalho de um artesão. Em Reguengos de Monsaraz, conheceram o processo de fabrico de um dos mais afamados Gin, o Sharish, fizeram a sua prova e uma visita que contou com a companhia privilegiada dos proprietários, António Cuco e Patrícia. Na vila medieval de Monsaraz, conheceram não apenas a sua história e as suas ruas com edifícios brancos, como ainda apreciaram a paisagem sobre a planície e sobre a barragem do Alqueva. No regresso ao Évora Hotel, a sessão de Cante Alentejano pelo Grupo de Cantares de Évora encerrou, de forma tranquila, um dia bem animado. Estava conhecido mais um Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Os trilhos mais desafiantes foram percorridos na segunda-feira. No feriado do Dia de Portugal, fez-se a travessia da Serra d’Ossa, com corta fogos, subidas e descidas acentuadas, várias valas para testar os cruzamentos de eixos e alguns desafios extra exclusivos para os Duster 4×4. E já que o dia era de grande adrenalina, a chegada a Vila Viçosa conduziu ainda a caravana até à Pedreira d’El, com os Dacia 4×4 a descer o íngreme e escorregadio acesso até aos agora 157 metros de profundidade da plataforma da pedreira, para ali encontrar um panorama inédito, provavelmente irrepetível nas memórias dos participantes.

A 8ª Aventura Dacia 4×2 terminou numa unidade hoteleira que revela o resultado final da exploração de mármores na região, o Marmoris Hotel & Spa, onde foi feita a entrega de troféus SPAL e outras ofertas.

Para Ricardo Oliveira, Diretor de Comunicação e Imagem Dacia Portugal, “A Aventura Dacia 4X2 é uma excelente forma de fazer com que os nossos clientes tenham ainda mais orgulho no automóvel que possuem. Ao longo destes oito anos fomos constituindo, em conjunto com o Clube Escape Livre uma verdadeira família de embaixadores da marca Dacia. É este o espírito que queremos manter para as próximas edições”.

Já Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre, destaca: “É com um certo orgulho que afirmamos que até hoje, em Portugal, nenhum outro automóvel desceu tanto em direção ao centro da terra. Isto acontece porque a Pedreira d’El Rei encontra-se em constante laboração e assim foi possível alcançar um novo marco na profundidade, com um Dacia Duster. Esta pedreira é ainda uma referência na atividade económica da região e sabemos que em breve o será também ainda ao nível do turismo”.

A 8ª Aventura Dacia 4×2 contou com o patrocínio da Dacia, Bridgestone, First Stop, Valorpneu, AFN, SPAL, Roamer e Sharish Gin. O apoio institucional foi dos municípios de Évora, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vila Viçosa e Guarda, e do Turismo do Alentejo e Ribatejo. O apoio à divulgação foi da RFM, Localvisão Guarda, Razão Automóvel, Diário de Coimbra, Jornal A Guarda, Loba e TMG.

 

Scroll To Top