Sexta-feira , Dezembro 14 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / FIA R4 Kit: Mais dúvidas que certezas?
FIA R4 Kit: Mais dúvidas que certezas?

FIA R4 Kit: Mais dúvidas que certezas?

 

O Toyota Etios R4 que a Oreca pretende homologar em janeiro próximo e que estará a partida do Rally do Var como carro de segurança tripulada pelo piloto francês Stephane Sarrazin , poderá ser-lhe vedado a participação em provas pontuáveis do WRC dentro do continente Europeu no próximo ano.

Quem o afirma é o “pai” do projecto Matthieu Bassou, o Diretor Técnico da ORECA, que afirmou que com a atual regulamentação os FIA R4 Kit – à imagem dos Maxi Rally Car e os Regional Rally Cars (RRC) só poderão participar em provas elegíveis do Mundial fora da Europa e nos Campeonato FIA da Europa, NACAM, MERC, Ásia-Pacífico, CODASUR e África…

“O kit R4 custará 108 mil euros e, se você trabalhar com um preparador que esteja construindo um grande número de R4´s, pensamos que será possível ter um carro pronto a correr por cerca de 160 mil euros. Sabemos que este é o preço de alguns carros R5 de segunda mão, no entanto, esse não é o objetivo do R4. Os “terrenos” do R4´s são os Campeonatos Regionais da FIA e nos Campeonatos Nacionais. O regulamento que ainda está em vigor os limita a sua participação dentro do WRC, no entanto é permitido a sua utilização nos vários campeonatos regionais sob os regulamentos da FIA. Esta é principalmente uma das razões pelas quais a ORECA escolheu o Toyota Etios como “muleto” de testes, um carro que só é vendido na América do Sul e na Austrália. Se você pretende conceber um carro R4 e competir com o mesmo no Monte Carlo Rally, você não pode. O carro só pode competir nos encontros WRC que acontecem fora da Europa na próxima temporada. Não creio que os vejamos regularmente na WRC até 2020, mas, como eu disse, a prioridade é para regiões como a América do Sul.”

O preparador francês encarregue de construir todos os kits R4 até o final de 2019, num projecto desenvolvido em parceria com a FIA como uma categoria intermédio entre os atuais R3 os R5 continua a gerar muitas dúvidas, com o seu elevado preço, atual legislação federativa e certamente alguma pressão oriunda dos Construtores oficias do WRC a poderem comprometer o seu futuro….

Leia mais em: https://www.diariomotor.com/…/los-nuevos-r4-no-podran-comp…/

 

 

 

CARLOS DA SILVA

Photo credits @ Copyrights Julien Pixelrallye

 

Scroll To Top