Sexta-feira , Dezembro 14 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / Fiesta da i-drive Cup estreia nova caixa e autoblocante no Rali de Castelo Branco
Fiesta da i-drive Cup estreia nova caixa  e autoblocante no Rali de Castelo Branco

Fiesta da i-drive Cup estreia nova caixa e autoblocante no Rali de Castelo Branco

 

 

O Ford Fiesta Ecoboost do projeto i-drive Cup promovido pela Q&F estará de volta à competição no Rali de Castelo Branco (17/18 Outubro) e a grande novidade é a estreia de um novo conjunto da transmissão (caixa de velocidades e autoblocante), proveniente de um fabricante inglês, com o objetivo de colocar um ponto final nos problemas de fiabilidade surgidos nas duas anteriores participações esta época em ralis do Nacional.

 

 “Estamos convencidos que com esta caixa de velocidades, concebida por um conhecido fabricante inglês, a que se junta o novo diferencial autoblocante, o Fiesta Ecoboost fica pronto a suportar o esforço, em termos mecânicos, exigido pelos ralis. Desde o início do projeto i-drive Cup que procurámos desenvolver um carro para competição que fosse o mais barato possível, utilizando peças originais Ford e apenas com as alterações imprescindíveis para ‘funcionar’ quer em velocidade quer em ralis. Chegámos agora à última etapa e creio que esta participação no Rali de Castelo Branco poderá confirmar a resolução dos problemas sentidos anteriormente ao nível da caixa de velocidades. Em 2015, o Fiesta Ecoboost, que já tem homologação nacional, pertencerá à classe R1 nos ralis e, face ao panorama atual, não duvido que vá ser uma ‘arma’ para ganhar o campeonato”, afirmou Mário Quintaneiro, responsável da Q&F.

 

Para esta sétima e última prova do campeonato, organizada pela Escuderia de Castelo Branco,  que terá 8 classificativas em piso de asfalto num total de 140,22 km, a Q&F convidou de novo a jovem dupla Rafael Cardeira/André Couceiro para guiar o Fiesta Ecoboost da i-drive Cup. Depois da primeira experiência no Rali Vidreiro, em Junho, Rafael Cardeira regressa agora ao volante do Fiesta e, curiosamente, a uma prova que lhe trás gratas recordações. “Em 2013, com o Seat Marbella, venci o Troféu Fast Bravo no Rali de Castelo Branco, naquela que foi a primeira vitória da minha carreira e isso será sempre uma motivação extra quando alinhar agora nesta prova…”, refere o jovem piloto da Marinha Grande. Depois do Rali Vidreiro, Rafael Cardeira só voltou a competir no Rally Sprint de Porto de Mós, com um Mini 1275 GT, terminando como terceiro da geral e vencedor da sua classe e categoria.

 

“Claro que ainda me recordo de algumas classificativas da edição 2013 do Rali de Castelo Branco, mas já ouvi dizer que as deste ano não serão iguais e o traçado é novo. De qualquer modo, os nossos objetivos passam por procurar uma boa adaptação ao carro e à nova caixa de velocidades, para poder imprimir um ritmo rápido e mostrar as capacidades e as qualidades do Fiesta Ecoboost como carro de ralis na sua classe. Acredito que desta vez tudo poderá ser diferente…”, concluiu Rafael Cardeira.

 

Scroll To Top