Terça-feira , Dezembro 11 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / Fim de semana de sonho para o Abu Dhabi Total World Rally Team na Finlândia
Fim de semana de sonho para o Abu Dhabi Total World Rally Team na Finlândia

Fim de semana de sonho para o Abu Dhabi Total World Rally Team na Finlândia

 

 

Disputando o Rali da Finlândia no quadro do seu programa parcial no Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), a equipa Abu Dhabi Total WRT viveu um fim de semana de sonho. Tal como em Portugal, Kris Meeke e Paul Nagle impuseram-se na prova mais rápida da história do WRC, realizada a uma média de 126,6 km/h! Em progressão constante desde a sua integração na equipa no início do ano, Craig Breen e Scott Martin assinaram a sua primeira vitória em troços no Mundial, antes de subirem ao último degrau do pódio.

 

 

Após duas longas etapas, o último dia do Rali da Finlândia mais parecia um sprint. As especiais de Lempää (6,83 km) e de Oittila (10,15 km) foram percorridas por duas vezes, sem recurso às assistências.

Tendo acumulado 41s de avanço sobre Jari-Matti Latvala, Kris Meeke pode permitir gerir esse avanço e não partir ao assalto das vitórias nas classificativas. Permanecendo sempre concentrado na sua condução, o britânico seguiu com um olhar atento a progressão de Craig Breen.

 

Ao volante da terceira viatura inscrita neste fim-de-semana pelo Abu Dhabi Total WRT, Khalid Al Qassimi fazia o mesmo. O piloto dos Emiratos confessou-se, contudo, incapaz de se concentrar na sua condução, demasiado entusiasmado com a ideia de ver os seus colegas de equipa subirem ao pódio de um dos ralis mais emblemáticos da temporada.

 

Terceiro da classificação geral, Craig Breen esteve com efeito sob ameaça de um pelotão repleto de adversários de renome: Ott Tänak, Thierry Neuville, Hayden Paddon e Mads Ostberg, agrupados em apenas duas dezenas de segundos atrás de si!

 

Depois de ter assinado o melhor tempo na ES 21, Tänak ficou mais próximo 4,8s do piloto do Abu Dhabi Total WRT, mas o estónio sairia de estrada na classificativa seguinte. Surpreendido por ver o seu adversário parado fora da estrada, Breen perdeu alguns segundos, que permitiram a aproximação de Neuville, ficando este a 6,6s.

 

Galvanizado pelos conselhos da equipa, que o encorajavam a defender a sua posição, o irlandês lançou-se na ES23 com um espírito conquistador e, atingindo o controlo de tempos de Lempää 2, assinou a sua primeira vitória à geral numa classificativa do Campeonato do Mundo de Ralis, um décimo de segundo à frente de Paddon!

 

O Rali da Finlândia encerrou com a Power Stage. Kris Meeke não tentou, evidentemente, entrar na luta pela bonificação de pontos, preferindo assegurar a sua terceira vitória no WRC, depois das obtidas na Argentina no ano passado, e em Portugal há alguns meses. Este sucesso, o primeiro de um piloto britânico na Finlândia, foi sublinhado por um novo recorde, pois este foi o rali mais rápido da História do WRC. Ao percorrerem os 333,6 km em 2h38m05,8s, Kris Meeke e Paul Nagle estabeleceram uma média de 126,6 km/h!

 

Sextos classificados na Power Stage, Craig Breen e Scott Martin mantiveram um avanço suficiente para irem ao encontro do sonho de conquistarem o seu primeiro pódio, logo na sua quinta participação com um World Rally Car. Khalid Al Qassimi e Chris Patterson foram, por seu lado, 16ºs na classificação geral.

 

O Abu Dhabi Total World Rally Team irá agora preparar a presença no Rali da China (9-11 de Setembro) com um carro inscrito para Kris Meeke e Paul Nagle.

 

O QUE ELES DISSERAM

Kris Meeke (#7): «Para um piloto do WRC, conquistar o Rali da Finlândia constitui o objetivo máximo antes de ser Campeão do Mundo. É uma sensação incrível impor-nos nas mais belas estradas do Mundo! Esta minha vitória começou a ser construída ontem, em Ouninpohja. À chegada da primeira passagem, não sabia bem o meu tempo, mas sabia que tinha conduzido bem. Mas nunca pensei que teria ganho 13s ao Jari-Matti Latvala! No ano passado, em sentido inverso, ele ‘deu-me’ seis segundos, numa altura em que eu pensava que tinha feito a Especial perfeita. Isso demonstra os progressos efetuados graças à associação entre o trabalho com a equipa e a minha experiência, que continua a crescer. Devo, igualmente, dizer que o carro funcionou na perfeição. Não fizemos mais do que um dia de testes, no último domingo, para chegarmos à conclusão de que já tínhamos o melhor ‘set-up’. Senti-me com confiança desde o primeiro metro e isso foi um elemento-chave da vitória. Nesta manhã, estava totalmente relaxado e somente me restava conduzir nas últimas Especiais, para terminar aquilo que tínhamos construído ao longo dos dois dias anteriores.»

 

Craig Breen (#8): «Este foi, de novo, o mais belo dia da minha carreira. Mas quer parecer-me que cada um destes dias foi melhor que o outro, com este carro! Ai subir ao 3º lugar, ontem de tarde, tinha sentia ter atingido um escalão superior. Não havia muitos quilómetros para fazer hoje, mas era tudo muito desafiante, pois estava sob pressão dos meus adversários. Este primeiro melhor tempo em troços e o pódio final fazem-me ainda mais feliz. A chegada foi muito emocionante, não queria acreditar, mas foi fantástico celebrar o momento na companhia de todos aqueles que me apoiam. Foi também uma bela recompensa para a equipa, que teve imenso trabalho para reparar o carro após a minha saída de estrada durante os testes de segunda-feira. Neste fim-de-semana dei mais um passo em frente, na direção de onde quero chegar.»

 

Khalid Al Qassimi (#24): «A pressão estava nos ombros de todos, durante o dia de hoje! Entre as classificativas, seguia a progressão do Kris e a luta do Craig. Colocar os dois carros do Abu Dhabi Total World Rally Team no pódio do Rali da Finlândia foi uma performance extraordinária, não podíamos sequer sonhar um resultado tão bom. Estou igualmente muito satisfeito com a minha prestação, já que pude aumentar o ritmo, melhorando nitidamente os meus tempos do ano passado.»

 


CLASSIFCIAÇÃO FINAL

1º Kris Meeke/ Paul Nagle (DS3 WRC), 2h38m05,8s

2º Latvala / Anttila (VW Polo R WRC), a 29,1s

3º Craig Breen / Scott Martin (DS3 WRC), a 1m41,3s

4º Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC), a 1m45,9s

5º Paddon / Kennard (Hyundai i20 WRC), a 1m48,2s

6º Ostberg / Floene (Ford Fiesta RS WRC), a 2m04,6s

7º Mikkelsen / Jaegger (VW Polo R WRC), a 2m22,4s

8º Lappi / Ferm (Skoda Fabia R5), a 4m53,8s

9º Abbring / Marshall (Hyundai i20 WRC), a 5m22,4s

10º Suninen / Markkula (Skoda Fabia R5), a 5m35,5s

16º Khalid Al Qassimi / Chris Patterson (DS3 WRC), a 12m25,1

 

 

Scroll To Top