Depois das recentes polémicas que envolveram Sebastien Ogier, Thierry Neuville e Ott tanak no decorrer das Power Stage quer no Rali da Suécia, quer no Rali do México, levou a que a FIA manifesta-se mudar/ajustar o regulamento relativo à Power Stage, nomeadamente no que diz respeito às alterações de última hora na ordem de partida.
Num comunicado a FIA declara que: “Após um voto electrónico do Conselho Mundial de Automobilismo, as equipas que não iniciarem o Power Stage na ordem dada não serão elegíveis para obterem os pontos do Power Stage conforme o Artigo 5.3.2 do Regulamento Desportivo da FIA WRC. Assim e de acordo com a nova redação do último parágrafo do artigo 13.3.4 do Regulamento WRC 2018, a regra impõe agora que: “Qualquer piloto que não partir no horário determinado ser-lhe a impedido de marcar pontos bónus na Power Stage”. Esta alteração entra em vigor este fim-de-semana no Rally WRC Tour de Corse 2018.
Para uns a “alegada” falta de fairplay de Ogier, para outros um inteligente aproveitamento de uma “brecha” regulamentar aquando da PS no Rali da Suécia abriu um precedente que levou a outras equipas a seguir o exemplo do Campeão Mundial logo na prova seguinte: o Rali do México.
CARLOS DA SILVA