Sábado , Setembro 30 2023
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / FP1: TOYOTA LIDERA A TABELA DE TEMPOS APÓS UMA SESSÃO REPLETA DE INCIDENTES
FP1: TOYOTA LIDERA A TABELA DE TEMPOS APÓS UMA SESSÃO REPLETA DE INCIDENTES

FP1: TOYOTA LIDERA A TABELA DE TEMPOS APÓS UMA SESSÃO REPLETA DE INCIDENTES


O céu soalheiro e as temperaturas amenas a rondar os 30°C receberam hoje os 62 carros que partiram para a primeira sessão de treinos livres das 24 Horas de Le Mans de 2023. Com apenas um período de três horas em pista antes da qualificação, no final do dia, esta importante sessão foi vital para colocar os carros em forma antes dos 60 minutos que faltam para a Hyperpole de quinta-feira.

O nove vezes vencedor Tom Kristensen agitou a bandeira verde às 14:00 horas locais para assinalar o início da primeira sessão de treinos livres. O francês Loïc Duval, no Peugeot TotalEnergies #94 Peugeot 9X8, liderou os carros que saíram das boxes e entraram no circuito de 13,626 km. Com as voltas abaixo de 3,30 horas como referência para os hipercarros, Duval foi o primeiro a atingir o objectivo na sua segunda volta, com um tempo de 3:28,386, um tempo superado apenas alguns segundos depois por José María López no Toyota GR010-Hybrid #7 (3:28,290). Curiosamente, nas primeiras cinco voltas, cinco Hypercars já tinham melhorado a volta mais rápida do Dia de Teste (3:29.504 registada pelo Ferrari AF Corse #51 Ferrari 499P), uma indicação segura de que as coisas estão a ficar sérias.

Numa primeira hora repleta de acção, o Ferrari 488 GTE Evo #66 da JMW Motorsport, o carro LMGTE Am mais rápido no Dia de Testes de Domingo, foi-se abaixo no final da sua terceira volta, quando Louis Prette se despistou na chicane Ford. Ambos os Peugeots foram para a box em simultâneo, depois de o carro #93 ter parado à saída da via das boxes e de o carro irmão ter ido parar à gravilha na Forest Esses. A chicane Ford também viu Olli Caldwell, no Oreca 07-Gibson #35 da Alpine Elf Team, sofrer o mesmo destino que Prette.

A bandeira vermelha foi acionada a meio da sessão de três horas, quando Steven Thomas, no Oreca 07 #13 da Tower Motorsports, bateu no Aston Martin Vantage AMR da D’Station Racing (#777). Casper Stevenson, no desafiante da LMGTE Am, colidiu com a barreira à saída da Forest Esses, deixando o carro lado a lado com o tráfego em sentido contrário. A paragem durou cerca de 30 minutos.

HARTLEY ESTABELECE UMA MARCA
Kamui Kobayashi preparou-se durante o período de bandeiras vermelhas para entrar em modo de qualificação. O ás da velocidade japonês foi o primeiro a rodar abaixo dos 3:28 na sua primeira volta quente, quando a sessão foi retomada a menos de uma hora do fim. A Porsche Penske Motorsport fez uma manobra nos últimos momentos, com o Porsche 963 #75 a subir para o segundo lugar da classificação geral, com Felipe Nasr a rodar em 3:28.150 na 20ª volta do carro. A posição foi de curta duração, já que Brendon Hartley, no Toyota #8, saltou para a liderança com um tempo de 3:27.742. Earl Bamber também ultrapassou a barreira dos 3:28 a 12 minutos do fim com o Cadillac V-Series.R n.º 2, depois de ter sido retido pelo tráfego numa série de voltas prometedoras no início da sessão.

Na classe LMP2, as cartas foram dadas logo no início da sessão, com o Oreca 07 da JOTA #28 e o carro #37 da COOL Racing a registarem o melhor tempo logo na sua segunda volta. Na classe LMGTE Am, no entanto, Marco Sørensen da GMB Motorsport no Aston Martin Vantage #42 saiu dos boxes após a pausa forçada, registando o tempo mais rápido em 3:55.020, relegando o Porsche da GR Racing para o segundo lugar na tabela de tempos.

O antigo campeão do mundo de Fórmula 1, Jenson Button, no NASCAR Garage 56 da Hendrick Motorsports, também recuperou o tempo perdido no regresso à pista após a bandeira vermelha. O piloto reduziu em mais de dois segundos o anterior melhor tempo do carro, que o próprio Button tinha registado pouco antes da paragem. Apesar de correr fora da classificação oficial, a equipa que utiliza o Chevrolet Camaro ZL.1 modificado está a mostrar que não está aqui apenas para se divertir.

Uma segunda bandeira vermelha a apenas alguns minutos do fim pôs fim à sessão. O Chevrolet Corvette C8.R #33 saiu da pista na saída de Tertre Rouge.

Uma característica marcante da sessão foi o elevado número de voltas perdidas devido ao facto de os limites da pista terem sido ultrapassados. Com um novo conjunto de ferramentas à sua disposição, os responsáveis não estão a deixar passar nada.

As equipas têm agora menos de duas horas para ajustar as suas configurações ou corrigir as suas máquinas para a qualificação às 19:00, hora local.

&nbsp

Scroll To Top