Domingo , Dezembro 16 2018
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / FRANCISCO ABREU E O PEUGEOT 308TCR EM FORÇA EM MAIS UM CIRCUITO MÍTICO
FRANCISCO ABREU E O PEUGEOT 308TCR  EM FORÇA EM MAIS UM CIRCUITO MÍTICO

FRANCISCO ABREU E O PEUGEOT 308TCR EM FORÇA EM MAIS UM CIRCUITO MÍTICO


Francisco Abreu está de partida para a Holanda, para a cidade de Assen, em cujos arredores se situa o mítico circuito com o mesmo nome. O jovem piloto madeirense apresenta-se confiante e mais experiente para esta 5ª jornada do ‘TCR Europe Touring Car Series 2018’, apontando a mais um bom resultado. Aos comandos do seu Peugeot 308TCR, e totalizando agora 14 pontos no seu palmarés nesta competição europeia, o piloto da Peugeot Portugal quer progredir tanto na sua condução como em termos de resultados, numa altura em que beneficia de um maior conhecimento do seu carro preparado pela Sports & You.

 

A realização de mais um jornada dupla, desta vez no famoso circuito holandês de Assen,  inicia a segunda metade do ‘TCR Europa 2018’. Como tem acontecido ao longo da sua primeira temporada na modalidade, Francisco Abreu tem aqui mais uma estreia absoluta em termos de circuito. A par da eventual prática em simulador, o jovem piloto da Peugeot Portugal e Sports & You parte para a Holanda totalmente consciente da necessidade de conhecer e aprender o circuito holandês in loco. No entanto, sabe também que pode contar com toda a equipa para, em conjunto, encetar uma boa preparação e, de forma progressiva, estar o mais à vontade possível ao volante do Peugeot 308TCR num circuito que se afigura competitivo e rápido, e onde a maioria dos seus rivais tem já alguma experiência.

Impulsionado pela evolução de rendimento e resultados registados ao longo das quatro primeiras corridas, o piloto madeirense irá adotar a estratégia de sempre. Ou seja, irá abordar os Treinos Livres com tranquilidade e consistência, para estar em condições de disputar as Qualificações da manhã de sábado e ambas as Corridas (uma no sábado e outra no domingo) de uma forma segura, regular e competitiva. Como é natural, o objectivo é progredir mais alguns escalões no Campeonato.

“Depois de circuitos espetaculares, como Paul Ricard e Zandvoort, a que se seguiram os míticos SPA e Hungaroring, vou agora para outra pista não menos famosa e que também apenas conheço dos simuladores”, refere Francisco Abreu. “É um circuito muito apreciado internacionalmente, mas a minha prioridade é, para já, conhecer bem o seu traçado e, juntamente com a equipa, preparar o carro da melhor forma possível para as condições em pista, até porque Assen está numa zona bastante propensa a chuvas, mesmo nesta altura do ano. De qualquer modo, há que fazer uma boa Qualificação para conseguir boas posições de partida para ambas as corridas”.

Relativamente ao 308TCR, o piloto madeirense destaca os bons progressos que tem obtido ao longo desta sua primeira temporada no TCR Europa, em que a essência está na aprendizagem e melhoramento consistente do conjunto carro-piloto: “O carro já provou que é mesmo muito competitivo. Pela minha parte, e com o empenho de todos na Sports & You, tento fazer a melhor leitura possível dos dados que vamos adquirindo acerca do carro, transmiti-los aos mecânicos e engenheiros e, assim, chegar a um set-up cada vez mais eficaz e fiável em prova. Sinto que a minha habituação ao carro é cada vez mais firme, mas nunca me esqueço de que tudo isto é um processo gradual, e que a consistência demora o seu tempo. De qualquer forma, mantenho a mesma atitude e motivação da prova passada, em Hungaroring, que me permitiu andar bastante depressa e liderar a segunda corrida durante algumas voltas”.

Concebido e desenvolvido pela divisão de Competição Cliente da Peugeot Sport, o novo Peugeot 308TCR de Francisco Abreu é inscrito no ‘TCR Europe Touring Car Series 2018’ pela estrutura da Sports & You, distribuidor oficial da Peugeot Citroën Racing Shop para Portugal e Espanha. Para além do apoio da Peugeot Portugal, o projeto conta, ainda, com a King Tony, iMED, Canon, Brisa e Marítimo como parceiros.

 

O programa do ‘TCR Europa 2018’ em Assen

A quinta participação internacional de Francisco Abreu com o Peugeot 308TCR nº 23 decorre neste fim de semana – 17 a 19 de agosto – em Assen, circuito com 4.381 metros de extensão, situado apenas a 5 km da cidade com o mesmo nome e a 175 km de Amesterdão (Holanda).

O Programa desta disciplina de carros de turismo inicia-se na sexta-feira (17 de agosto) com as duas sessões de Treinos Livres (12h10 e 14h40), seguindo-se, no sábado, as Qualificações 1 e 2 (entre as 08h59 e as 09h34). Ao início da tarde desse mesmo dia, tem lugar a Corrida 1 (14h51), seguindo-se no domingo a Corrida 2 (11h00). Ambas as provas têm transmissão direta online em http://www.tcr-series.tv/.

Com 4 jornadas já disputadas até à data, englobando 2 corridas cada, Francisco Abreu ocupa agora o 17º lugar no Campeonato de Pilotos, com 14 pontos. Por sua vez, a Sports & You está posicionada em 11ª no Campeonato de Equipas.

Nota: horas locais, mais 1 hora do que em Portugal Continental.

 

A regulamentação do ‘TCR Europa’ em resumo

Cada evento integra duas sessões de Treinos Livres (30 minutos cada), mais uma Qualificação 1 (20 + 5 minutos) e Qualificação 2 (10 minutos adicionais, apenas reservada aos 12 pilotos mais rápidos da Q1). A grelha de partida da Corrida 1 faz-se pela ordem de tempos da Q2 + Q1; para a Corrida 2, os 10 mais rápidos no final da Q2 veem invertida a sua ordem de apresentação na grelha. Cada corrida tem uma duração de 23 minutos, mais 1 volta. Mais informações em http://europe.tcr-series.com/

 

 

Scroll To Top