Sexta-feira , Abril 26 2019
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / Gaspar e Jordão reinam em Braga
Gaspar e Jordão reinam em Braga

Gaspar e Jordão reinam em Braga

 

 

A primeira jornada das Single Seater Series ficou marcada por discussões e batalhas em pista muito intensas. Foi um grande espectáculo para todos, pilotos e espectadores, perante uma grelha com duas dezenas de concorrentes. De destacar os 14 Zetecs inscritos, com conhecidas jovens promessas do automobilismo nacional e reputadas estruturas técnicas envolvidos. No final, Fernando Mayer Gaspar e Gonçalo Jordão foram os primeiros a cruzar a meta na primeira e na segunda corridas, respectivamente, e obtiveram os triunfos à geral.

 

Num fim-de-semana de final de maio em que a Primavera teima em mascarar-se de Inverno chuvoso, Fernando Mayer Gaspar, que tinha sido o mais rápido nos treinos cronometrados, apresentava-se na fila da frente da grelha de partida e procurava o triunfo com o D&D F01 da categoria Super Tuga.

 

O piloto de Cascais arrancou e assumiu a liderança, enquanto nas posições seguintes, Gonçalo Jordão, Duarte Pires, Carlos Rodrigues, Miguel Lobo e José Pedro Faria lutavam pelo melhor posto na classificação. Entre várias trocas de lugares, Faria escalou até à vice-liderança e os dois primeiros prepararam-se para um duelo pela vitória. Contudo, um incidente que envolveu Rui Sanchez levou à entrada do safety-car e a corrida terminou nestas condições, com a vitória entregue a Gaspar na Fórmula Super Tuga. Já Faria garantiu o triunfo entre os Fórmula Ford Zetec.

 

“Consegui distanciar-me dos concorrentes nas primeiras voltas enquanto eles lutavam pela posição na sua classe. Com a entrada do safety-car, ficámos todos juntos mas eu sabia que se a situação se mantivesse assim, tinha tudo para ganhar. Foi uma vitória especial, em especial para a Fun Speed. Eles é que são os responsáveis pelo projecto (desenvolvimento do carro) e merecem este resultado”, disse Fernando Mayer Gaspar.

 

Na classificação exclusiva para rookies (pilotos com até cinco corridas realizadas), que teve cinco pilotos presentes nesta jornada, Luís Calheiros Ferreira foi o mais forte. Na primeira corrida ao volante de um fórmula, o piloto da CRM Motorsport ainda fechou a prestação com o oitavo lugar absoluto.

 

Entre os gentlemen drivers das fórmulas Kent e Vauxhall, destaque para Paulo Vieira e para João Paulo Matos que venceram as respectivas classes, ao volante do Van Diemen RF98 16V e do Hawke DL11.

 

Na segunda corrida, a instabilidade meteorológica voltou a criar alguma indefinição. Várias equipas saíram para a pista com afinações de chuva pois o piso estava molhado. Com a grelha formada com base na classificação da primeira corrida, Fernando Mayer Gaspar e José Pedro Faria partiram e iniciaram, desde logo, uma discussão pela vitória. Até ao ponto em que se tocaram e ficaram fora de prova. Com o percalço dos dois primeiros, Gonçalo Jordão subiu ao topo da classificação e venceu a corrida à geral e na categoria FZ. Esta foi a primeira vitória do piloto que regressou a uma disciplina depois de vencer, em 2015, a sua classe na Classic Super Stock.

 

“Foi uma vitória surpreendente. Sabia que seria difícil bater os meus adversários que largaram à frente mas quando eles saíram de pista aproveitei a oportunidade para ficar em primeiro”, afirmou Gonçalo Jordão.

 

Duarte Pires, que ficou em segundo, não escondia a satisfação pelo resultado global, pois deixa Braga com um segundo e um terceiro lugares, mas não deixa de saber a pouco. “Fiquei muito perto de conquistar a vitória. Se tivesse mais uma volta conseguia”, contou o piloto que ficou a 0,147s de Jordão.

 

Em terceiro da geral e dos FZ acabou Miguel Lobo. O piloto da Speedy Motorsport obteve o primeiro pódio numa temporada em que está concentrado “em aprender e ter as bases dos fórmulas”. De salientar, também, nova vitória de Luís Calheiros Ferreira. O piloto foi o sétimo a ver a bandeira de xadrez e repetiu o triunfo da primeira corrida entre os rookies.

 

Mais uma vez, Paulo Vieira foi protagonista entre os gentlemen drivers ao assegurar o melhor resultado na classe VJ16. João Paulo Matos destacou-se em FK80.

 

Concluída a primeira jornada das Single Seater Series integrada no Braga Festival of Speed, a competição regressa a 16 e 17 de Julho no Estoril Iberian Festival.

 

Scroll To Top