O Circuito Ricardo Tormo em Valência, recebeu este fim-de-semana a segunda ronda do Campeonato do Mundo Finetwork FIM JuniorGP™ 2023. O famoso traçado espanhol contou com as habituais sessões de treinos na sexta-feira, pelo que as duas qualificações decorreram no sábado. No domingo e já no final da tarde, decorreu a corrida única para a classe Stock.
Gonçalo Ribeiro aos comandos da sua Yamaha R6 com as cores da LST Motorsports sentiu algumas dificuldades de habituação ao traçado nesta nova categoria, no entanto encarou a jornada como uma aprendizagem.
A rodar pela primeira vez neste traçado com uma mota de maior cilindrada, o piloto português foi apenas 16º classificado em FP1, descendo dois lugares – 18º FP2 na derradeira sessão de sexta-feira.
Já no sábado, o foco seria melhorar os seus tempos, no entanto com alguns problemas ao nível da eletrónica da sua Yamaha – causaram problemas no quick shifter, Gonçalo Ribeiro terminava o dia na 19ª posição. Sofrendo ainda uma penalização por rodar a baixa velocidade em determinados setores, o português arrancaria do último lugar para a corrida final.
A corrida final no domingo à tarde ficou marcada por uma bandeira vermelha à passagem da segunda volta, depois de um aparatoso acidente. Após um longo atraso para limpeza do traçado, retomou a corrida com apenas 12 voltas. Gonçalo Ribeiro saindo da cauda do pelotão, apesar de um bom arranque nunca conseguiu encontrar o seu melhor ritmo, cruzando a bandeira xadrez no 18º lugar.
“Apesar de tudo, este foi um verdadeiro fim-de-semana de aprendizagem. Nunca tinha rodado com esta mota aqui, senti algumas dificuldades de habituação a um traçado que não é propriamente do meu agrado e como se não fosse suficiente, ainda tive aquela penalização. As corridas são mesmo assim e só temos que guardar os aspetos positivos, levantar a cabeça e preparar já a próxima corrida”.
O Campeonato do Mundo Finetwork FIM JuniorGP™ terá a sua próxima jornada já nos próximos dias 3 e 4 de junho em Jerez de La Frontera – Espanha.
Fotos: ManuTormo