O mítico circuito Ángel Nieto em Jerez de La Frontera, recebeu este fim-de-semana a terceira ronda do Campeonato do Mundo Finetwork FIM JuniorGP™ 2023. Gonçalo Ribeiro aos comandos da sua Yamaha R6 com as cores da LST Motorsports voltou a pontuar nesta exigente competição, garantindo em Jerez o melhor resultado da temporada.
O famoso traçado andaluzo contou com as habituais sessões de treinos – FP1 e FP2 na sexta-feira – a segunda acabou por ser anulada devido à chuva, pelo que sábado houve dupla qualificação – Q1 e Q2. No domingo pela tarde e sob intenso calor, decorreu a corrida única para a classe Stock.
Depois de uma “modesta” FP1 para o jovem português – apenas 15º classificado, com o objetivo de atacar na segunda sessão, Gonçalo Ribeiro iria utilizar pneus novos e alterações ao nível da eletrónica, no entanto a FP2 viria a ser anulada devido à chuva.
Já no sábado, o jovem lousadense demonstrou uma enorme evolução em pista e baixou o teu registo significativamente. Apesar de tudo e diante de um forte contingente de aguerridos pilotos, no combinado Q1+Q2, Gonçalo Ribeiro garantia o 15º lugar da grelha.
Já a derradeira corrida do dia em Jerez, contou com um total de 16 voltas. Com um arranque menos positivo, G. Ribeiro à passagem da primeira volta era apenas 16º classificado. Com uma prova totalmente de trás para a frente, na 9ª volta o português era 13º classificado – posição que manteve durante 6 voltas. Quando Gonçalo Ribeiro recebeu a informação de duas voltas e no derradeiro esforço, consegue garantir o 12º lugar e cruza a bandeira de xadrez.
“Foi sem dúvida um fim-de-semana de muitas emoções. Na sexta-feira e quando estava preparado para conseguir um bom tempo em pista, a chuva apareceu e ficamos sem a segunda sessão. Já nas qualificações de sábado senti que evolui mas a realidade é que estão todos a andar muito. O lugar na grelha não era o ideal, mas sabia que tinha capacidades para mais e melhor. Foi mesmo isso que fiz…não arranquei bem mas fui ganhando confiança volta após volta. Acabei por pontuar novamente e ficar muito perto do top10. Agora é preparar já a próxima corrida do nacional”.
Gonçalo Ribeiro regressa agora a Portugal, onde terá nova passagem pelo Estoril – 17 e 18 de junho, para a segunda jornada pontuável para o CNV – Campeonato Nacional de Velocidade.
Fotos: ManuTormo