Segunda-feira , Fevereiro 18 2019
ÚLTIMAS
Home / BREVES / Guarda Unida apresentou plano de atividades desportivas
Guarda Unida apresentou plano de atividades desportivas

Guarda Unida apresentou plano de atividades desportivas

Foi apresentado ontem, dia 26 de março, na Sala Tempo e Poesia, da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, o Plano de Atividades do Departamento de Desportos Motorizados do Guarda Unida Desportiva.

Na apresentação estiveram os vereadores do Desporto das câmaras municipais da Guarda, Carlos Monteiro, da Mêda, Paulo Esteves e do Sabugal, Amadeu Neves. Por impossibilidade não esteve presente o representante da câmara Municipal de Trancoso, município do distrito da Guarda onde o GUD também realiza provas. Estiveram igualmente presentes vários oficiais de prova do GUD e representantes de outros clubes e dos pilotos do Distrito.

O Presidente do GUD, António Pissarra, começou por informar que o Clube, sócio N.º 75, foi promovido de Sócio Efetivo C para Sócio Efetivo B, de acordo com os estatutos e regulamentos da FPAK, o que resulta da quantidade e tipo de provas organizadas. Seguidamente fez a apresentação do plano de atividades, destacando as rampas da Guarda e da Mêda, a primeira a decorrer nos dias 21 e 22 de abril, e candidata ao Campeonato de Portugal de Montanha, e a segunda a ter lugar no dia 1 de julho. A Rampa da Guarda tem a sua partida junto à barragem do Caldeirão, até aos Trinta, e a da Mêda no trajeto do passado ano entre Longroiva e a cidade da Mêda.

Igualmente relevante é o I Rali do Sabugal, prova candidata ao Campeonato do Centro de Ralis, a ocorrer no dia 23 de junho, disputando-se em quatro provas especiais de classificação, em estradas próximas da cidade do Sabugal e numa superespecial que terá lugar dentro da própria cidade.

Também novidade para 2018 é o I Troféu Raiano de Perícias/Slalom, iniciativa do GUD, englobando na organização mais quatro clubes – Escape Livre, Escuderia de Castelo Branco, Clube Automóvel da Régua e Clube Automóvel de Vilarandelo, Valpaços. O Troféu decorre em cinco distritos, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Viseu, num total de 13 provas. A primeira prova acontece já no domingo, dia 1 de abril, com a II Perícia do Sabugal a decorrer na localidade raiana de Aldeia Velha.

Nas suas intervenções os autarcas presentes salientaram a importância deste tipo de atividades na promoção e valorização do território, destacando a variedade na tipologia das provas e a envolvência de vários municípios. Os municípios pretendem também ver valorizado o seu empenhamento, pelo impacto económico que os desportos motorizados têm, salientando-se que as principais provas em Portugal decorrem em municípios do Interior, nomeadamente aquelas que conta para campeonatos europeus e mundiais das respetivas categorias.

Para a prossecução do seu Plano de Atividades o GUD conta com a colaboração dos diversos municípios envolvidos, das empresas, dos corpos de bombeiros e das forças de segurança, dos oficiais de prova próprios e da colaboração de oficiais de prova de outros clubes com quem o GUD colabora, tanto mais que algumas provas envolvem a participação de muitas dezenas destes agentes.

 

Scroll To Top