Sábado , Abril 20 2019
ÚLTIMAS
Home / RALI / Harri Rovanpera: “Todos querem falar com o Kalle!” (por Carlos da Silva)
Harri Rovanpera: “Todos querem falar com o Kalle!” (por Carlos da Silva)

Harri Rovanpera: “Todos querem falar com o Kalle!” (por Carlos da Silva)

 

Numa entrevista concedida recentemente a revista letã “Go4Speed”, o ex-piloto finlandês Harri Rovanperä pai de Kalle Rovanperä Racing, falou sobre o seu filho que face aos seus “tenros” 16 anos de idades já anda nas bocas do mundo.

“Fiquei agradavelmente surpreso ao vê-lo ser tão rápido logo na sua primeira época com um carro de tracção às 4 rodas, onde conseguiu ser tão rápido quanto ao Pontus Tidemand e ao Ralfs Sirmacis.
Posso confirmar que eu nunca lhe ensinei nada. Nunca! Quando ele começou a fazer seus primeiros quilómetros nos ralis, dei-lhe alguns conselhos e ele disse que não combinava com ele e que ele iria conduzir como ele queria. Em 2015, eu ajudei-lhe nalgumas notas, mas este ano, Kalle fez tudo sozinho. Às vezes, tentei-lhe sugerir para anotar um pouco mais, mas ele não me escuta!
Nós temos um acordo. Se ele precisa dos meus conselhos ele que me os peça, mas por agora, esse dia ainda não chegou. Devo dizer que é bastante surpreendente como ele “sente” um carro. Todas as mudanças no set up ele é que decidiu e até agora vão na direção certa. Ele aprendeu tudo sozinho, as afinações de suspensão, por exemplo. Após os testes, ele dá-me um feedback sobre a mecânica mas eu não participo nessas alterações. “

Aos 16 anos, Kalle não tem escolha a vai continuar no campeonato da Letónia se ele quiser continuar a conduzir um carro competitivo como o seu Skoda Fabia R5 até o final da temporada.
“Para o próximo ano, vamos certamente competir na Letónia e noutras provas se surgir essa oportunidade. O Kalle começa a gostar dos pisos de asfalto por isso vamos tentar melhorar a sua velocidade nesta superfície. A Letónia é o único país onde os jovens condutores com a idade dele podem competir nos ralis . Na Finlândia, também é possível conduzir sem carta, mas tem que competir um carro de classes mais baixas”.

Finalmente, Harri não conseguia esconder o interesse de alguns Directores de Equipa pelo seu filho incluindo Tommi Mäkinen, que o quer a “testar” rapidamente com um WRC!
“Sim o Tommi Mäkinen está interessado em Kalle, quem sabe como essa relação irá evoluir no futuro. Qualquer coisa pode acontecer nos próximos anos. Muitas equipas estão em discussões connosco como o Malcolm Wilson e Michel Nandan. Quando ele foi comigo ao parque de assistências no Rali de Espanha, todos queriam falar com Kalle, não comigo.”

Leia mais em: http://www.go4speed.lv/…/6136-harri-rovanpera-no-si-gada-k…/

Photo Credits @ Timo Anis Photography

 

Scroll To Top