Domingo , Outubro 1 2023
ÚLTIMAS
Home / MONTANHA / Hélder Silva é cada vez mais o “Rei da Montanha”!
Hélder Silva é cada vez mais o “Rei da Montanha”!

Hélder Silva é cada vez mais o “Rei da Montanha”!

Cinco provas, cinco triunfos avassaladores. Eis a saga do bicampeão nacional absoluto em título na época presente. Na Serra da Estrela, Hélder Silva esteve sempre muito mais forte do que os seus opositores e conquistou uma vitória tranquila. A Power House saiu da prova organizada pelo CAMI Motorsport com um excelente resultado de conjunto, mercê dos pódios alcançados por Nuno Caetano e Carlos Alberto Oliveira.

O triunfo do bicampeão nacional não sofre qualquer contestação e começou a ser construído no sábado, com Hélder Silva a colocar a Osella PA2000 EVO2 PA.30 na frente, sendo na primeira subida de prova, 2,4 segundos mais lesto do que António Rodrigues (Silver Car EF10) e 3,1 em relação a José Correia (Norma MC 20 FC), terceiro mais rápido.

Mas, o dia de domingo tinha reservado para a 5ª prova da temporada do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, um guião digno de um filme de suspense no que respeita à “batalha” pelo pódio absoluto. O programa competitivo terminava com as habituais subidas de prova 2 e 3 e a subida 2 decidiu reclamar o papel de momento decisivo do fim-de-semana.

Os dois principais adversários de Hélder Silva bateram e os danos sofridos nos seus protótipos forçaram-nos a abandonar a prova.

Mas, mesmo sabendo que a oposição tinha baqueado, nem por isso Hélder Silva deixou de querer fazer história ao mais alto nível. Fez a sua Subida 2 num ritmo seguro, para selar o triunfo e, na última subida e sem precisar de arriscar, foi em busca do record do atual traçado da Rampa da Serra da Estrela. E fê-lo com toda a classe, colocando no cronómetro o espantoso tempo de 2:45.715, à média horária de 114,05 km/h. Notável!

“A Serra da Estrela é uma verdadeira rampa, que chega a meio e inclina mesmo. Não tem muita velocidade, mas exige muita técnica. Sinto-me muito feliz por ter vencido aqui novamente e por ter feito o recorde da pista. Quanto ao título, o que conta é matematicamente e, por isso, ainda não posso dizer que sou campeão. Mas, ao vencer cinco provas das oito que compõem o Campeonato, podendo deitar um resultado fora, tudo está bem encaminhado”, afirmou Hélder Silva no fecho da prova.

A Power House almejou ainda sair da Serra da Estrela com um excelente resultado de conjunto, ao colocar Nuno Caetano no 2º lugar dos Protótipos B e na 7ª posição da geral, mesmo tendo estado condicionado na última subida, por ter dado um toque anteriormente. O eclético piloto está cada vez mais seguro aos comandos da Osella PA21 S EVO.

Por seu lado, Carlos Alberto oliveira levou o seu imponente Ford Sierra RS Cosworth ao pódio entre os Legends. Esteve sempre muito forte ao longo dos dois dias de competição, e foi justamente premiado com o 3º lugar.

&nbsp

Scroll To Top