Terça-feira , Maio 17 2022
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / Henrique Chaves termina Asian Le Mans Series com boa prestação
Henrique Chaves termina Asian Le Mans Series com boa prestação

Henrique Chaves termina Asian Le Mans Series com boa prestação


Henrique Chaves terminou hoje a temporada das Asian Le Mans Series, em Yas Marina, Abu Dhabi, e voltou a evidenciar um andamento forte e consistente, que sublinham o seu talento.

O português arrancou da segunda posição para a prova de hoje, depois da boa qualificação de ontem de Jonathan Adam, um dos seus colegas de equipa, mas a muita actividade em pista na primeira volta impediu-o de subir à liderança logo nos primeiros momentos.

No entanto, Henrique Chaves não baixou os braços e na segunda volta subiu a primeiro, passando rapidamente a rodar num ritmo forte, o que o levou a apanhar alguns dos concorrentes da classe LMP3 – com carros mais performantes.

Apesar de ter o seu andamento condicionado e de ter sido obrigado a ultrapassar um dos protótipos, o jovem de Torres Vedras entregou o Aston Martin a John Hartshorne no comando e com uma vantagem superior a dezasseis segundos para o segundo classificado.

Durante a segunda hora, contudo, a prova do trio da TF Sport acabaria por ser prejudicada por situações de “Full Course Yellow” e de Safety-Car, o que o atrasou bastante, caindo quase para o último lugar da classe GT.

Jonathan Adam encetou então uma boa recuperação, apesar do muito tráfego, levando o Aston Martin Vantage GT3 número noventa e cinco até ao décimo primeiro posto final, à porta dos pontos.

No final da corrida de quatro horas, Henrique Chaves estava conformado com resultado, mas satisfeito com a sua performance. “Foi uma corrida complicada! No início tive de sair de pista para evitar um toque de um protótipo e perdi um lugar. Consegui recuperá-lo, e subir ao comando, mas tive muito tráfego, com os protótipos mais lentos, e foi difícil poder abrir uma vantagem maior para os nossos perseguidores. Ainda assim, consegui entregar o carro uma boa diferença para o segundo classificado, muito embora tenha sofrido muito com os pneus, que não estavam a aguentar o calor e tornava a condução muito difícil. Depois tivemos diversas situações que não nos ajudaram, Safety-Car e ‘Full Course Yellow’, e acabámos em décimo primeiro, depois de dois turnos de condução muito bons do Jonny (Adam), que agarrou o carro quase no último lugar. Atendendo às contrariedades, foi um bom resultado”, sublinhou o português.

Henrique Chaves evidenciou um forte andamento ao longo dos dois fins-de-semana e quatro corridas das Asian Le Mans Series e aponta que esta passagem pelo Médio Oriente foi importante para preparar a temporada das European Le Mans Series. “Ao longo destes eventos pude conhecer a equipa e os meus colegas de equipa, o que me permite chegar mais bem preparado à competição europeia, em que o nível será ainda mais elevado. O carro será ligeiramente diferente, dado que será um GTE e não um GT3, mas fiquei também com uma ideia da filosofia do Aston Martin Vantage e ganhei ritmo. Foi muito positiva a minha passagem pelo Dubai e por Abu Dhabi e agora vamos concentrar-nos no futuro”, concluiu o jovem de Torres Vedras.

A temporada das European Le Mans Series tem o seu início a 17 de Abril com as 4 Horas de Paul Ricard.

&nbsp

Scroll To Top
Posting....