A Hyundai Motorsport reforçou suas aspirações ao título do Campeonato Mundial de Rally da FIA ao nomear François-Xavier (FX) Demaison como o novo Diretor Técnico da equipe.
O francês assumirá o cargo recém-criado em 1º de junho e traz consigo uma carreira ilustre de mais de 26 anos. Ele já ocupou posições estimadas no WRC na Subaru e na Volkswagen, bem como na F1 na Williams Racing.
Notavelmente, o tempo de Demaison na Volkswagen teve um sucesso notável, com a equipe conquistando quatro títulos consecutivos de pilotos e fabricantes no WRC de 2013 a 2016. Durante essas quatro temporadas, a Volkswagen saiu vitoriosa em impressionantes 43 de 52 comícios.
Como Diretor Técnico, Demaison liderará os esforços dos departamentos de veículos e powertrain da Hyundai Motorsport, trabalhando em estreita colaboração com o Gerente de Programa WRC, Christian Loriaux, no desenvolvimento do Hyundai i20 N Rally1 Hybrid.
Ele também apoiará o presidente da Hyundai Motorsport, Sean Kim, e o chefe da equipe, Cyril Abiteboul, na formação e construção do futuro programa de automobilismo da Hyundai Motor Company.
Expressando seu entusiasmo com a nomeação, Demaison disse: “Estou tremendamente animado para começar este novo cargo na Hyundai Motorsport. É claro que a Hyundai tem um potencial fantástico no mundo do automobilismo, tanto em empreendimentos existentes quanto em iniciativas futuras, especialmente programas de automobilismo elétrico. Minha missão é aprimorar e aumentar as capacidades da operação Hyundai Motorsport para ser uma das melhores do mundo. Eu aprecio este desafio e estou ansioso para trabalhar com o pessoal que já conquistou grandes feitos no WRC e em seus programas de corridas de clientes”.
Destacando a importância da nomeação de Demaison, o presidente da Hyundai Motorsport, Sean Kim, afirmou: “Estamos satisfeitos por ter François-Xavier se juntando a nós em Alzenau para liderar nossos departamentos técnicos em nossas atividades de automobilismo. Sua vasta experiência e conquistas no WRC, corridas TCR e além serão inestimáveis à medida que procuramos nos estabelecer como referência em nossos programas de automobilismo.
“Além de gerenciar todos os nossos recursos técnicos, ele também trabalhará em estreita colaboração com os grupos de P&D da Hyundai Motor Company, à medida que procuramos fortalecer e impulsionar nosso desempenho nos ralis e corridas”.
O chefe da equipe, Cyril Abiteboul, que se juntou à equipe no início do ano, acrescentou: “Ter François-Xavier a bordo como Diretor Técnico é uma oportunidade incrivelmente empolgante para ampliar e fazer crescer os programas de automobilismo da Hyundai. Além de melhorar nossa competitividade atual, a FX nos ajudará a definir o futuro da empresa, trazendo melhorias para nossas instalações para transformar nossas capacidades em uma organização de automobilismo de primeira linha.
“Ele sabe o que é preciso não apenas para vencer, mas também para dominar o automobilismo, e é dessa experiência que precisamos para canalizar nossos esforços e conquistar títulos de campeonato nos próximos anos.”