Segunda-feira , Dezembro 10 2018
ÚLTIMAS
Home / TODO-O-TERRENO / IVECO e Team PETRONAS De Rooy IVECO partem hoje para a grande aventura
IVECO e Team PETRONAS De Rooy IVECO partem hoje para a grande aventura

IVECO e Team PETRONAS De Rooy IVECO partem hoje para a grande aventura

O Team PETRONAS De Rooy IVECO está a postos para mais uma edição do mais famoso rally-raid de todo-o-terreno. A partir de hoje, 2 de Janeiro e até 14 de Janeiro, três camiões IVECO vão enfrentar as duras pistas da América do Sul.

 

Gerard De Rooy comanda a equipa, com o co-piloto Moi Torralardona e o mecânico Darek Rodewaldduras, a bordo de um IVECO Powerstar. Ton van Genuten, o co-piloto Anton van Limpt e o mecânico Bernard der Kinderen dividem os comandos de um IVECO Trakker, após o excelente 5º lugar obtido no Dakar de 2016 com o camião de apoio, que este ano está entregue à dupla Wuf van Ginkel/Bert van Donkelaar.

 

A nova edição do mais famoso rally-raid do mundo, o Dakar, arranca agora na América do Sul e, mais uma vez, a IVECO enfrenta a prova com o Team PETRONAS De Rooy IVECO, utilizando três camiões IVECO – um Powerstar e dois Trakker – a que se juntam seis Trakker de apoio à equipa. A prova começa hoje, 2 de Janeiro, e prolonga-se até ao próximo dia 14.

 

O percurso da edição de 2017 do Dakar afigura-se particularmente duro: 12 etapas ao longo de uns exigentes 8.000 quilómetros, dos quais 3.000 km em Sectores Selectivos. Nesta sua 39ª edição, o Dakar atravessa o Paraguai pela primeira vez, sendo o 29º país a fazer parte da história da prova e o 5º na América do Sul, onde os concorrentes vão enfrentar, nesta altura do ano, níveis de humidade até aos 100%. Durante uma semana os concorrentes vão atravessar territórios montanhosos, com troços situados 5.000 metros acima do nível do mar. A parte disputada na Bolívia será mais longa do que a do ano passado e as etapas nocturnas serão cumpridas com temperaturas abaixo de zero, algo de que os pilotos vão sentir saudades nas etapas na Argentina, onde os esperam temperaturas superiores a 50 ºC. A Argentina tem sido o país anfitrião da prova e, este ano, será também o palco da grande final.

 

Todos os concorrentes alinham à partida para a 1ª Etapa da prova, um percurso de 454 km, dos quais apenas 30 cronometrados) entre Asunción e a primeira paragem em Resistencia. A distância não é o que mais preocupará os pilotos, mas sim a tensão que sempre caracteriza o ambiente do primeiro dia de prova, em que a obtenção de um bom andamento se revela fundamental para o seu desenrolar.

Depois dos excelentes resultados obtidos em 2016, o Team PETRONAS De Rooy Iveco está de volta e pronto a enfrentar todos os desafios, com Gerard de Rooy e Ton van Genuten a contar com o apoio de Wuf van Ginkel.

 

Vencedor em 2012 e 2016, Gerard de Rooy, ao volante de um IVECO Powerstar nº 500, será acompanhado pelo co-piloto Moi Torrallardona. A bordo do seu Powerstar segue também o mecânico Darek Rodewald, assegurando apoio técnico ao longo de toda a prova. Aos comandos do segundo veículo, um IVECO Trakker nº 507 estará o piloto Ton van Genugten acompanhado do co-piloto Anton van Limpt e do mecânico Bernard der Kinderen. O segundo IVECO Trakker, com o nº 525, está entregue a Wuf van Ginkel, piloto que faz a sua estreia com camiões IVECO, tendo a seu cargo a assistência rápida durante a prova. Erik Kofman será o seu co-piloto, com Bert van Donkelaar como mecânico.

 

Federico Villagra, uma das revelações da edição de 2016, vai disputar a vitória num IVECO Powerstar, tendo Adrain Arturo como co-piloto e Ricardo Adrian Torlaschi como mecânico.

 

O IVECO Trakker é um veículo concebido para superar mesmo as mais exigentes missões todo-o-terreno. Com versões entre as 18 e as 72 toneladas, o Trakker é a combinação perfeita entre robustez e fiabilidade, com o excepcional conforto das cabinas Active Day e Active Time do novo Stralis. Disponível com condução à esquerda ou à direita, a gama Trakker oferece amplas possibilidades de personalização para as mais diversas missões específicas, graças aos motores IVECO Cursor 13 e dois tipos de cabinas (Hi-Land e Hi-Track). Ambas as versões podem ser especificadas nas configurações 4×2, 4×4, 6×4, 6×6 e 8×8, com motores entre 310 e 500 cv de potência. Os tractores estão disponíveis nas configurações 4×2,4×4, 6×4 e 6×6, com potências entre 360 e 500 cv. Seja para condições de trabalho nas mais duras condições de utilização em todo-o-terreno, ou em missões maioritariamente em asfalto, com situações pontuais de condução fora de estrada, o Trakker pode ser equipado de forma a optimizar a carga útil e o consumo de combustível.

 

Marca do grupo CNH INDUSTRIAL, concebendo e produzindo motores para asfalto, todo-o-terreno e geradores, bem como eixos e transmissões, a FPT INDUSTRIAL será responsável pelo apoio técnico à equipa, juntamente com a Sparco.

Já a PETRONAS Lubricants, um dos mais antigos parceiros da IVECO, está de novo ao lado do seu parceiro histórico na aventura do Dakar 2017. Tendo o estatuto de “Patrocinador Principal”, a PETRONAS Lubricants fornece os lubrificantes e os fluidos funcionais aos veículos de competição e aos veículos de assistência, tornando-se no principal parceiro técnico do Team PETRONAS De Rooy IVECO.

O conjunto de patrocinadores completa-se com a OK Trucks, a marca de veículos usados certificados da IVECO.

 

 

Scroll To Top