Domingo , Março 24 2019
ÚLTIMAS
Home / RALI / Joana Barbosa começa época no Rali Fisgas de Ermelo
Joana Barbosa começa época no Rali Fisgas de Ermelo

Joana Barbosa começa época no Rali Fisgas de Ermelo

 

Joana Barbosa está de regresso à competição automóvel, alinhando no dia 17 de Abril no Rali Fisgas de Ermelo que dá início ao Campeonato Regional de Ralis Norte.
A piloto de Braga, que terá a seu lado, Sofia Mouta, decidiu este ano enveredar pelos ralis em detrimento do Campeonato Nacional de Montanha onde tem estado nos últimos anos.
Mas o programa da dupla feminina da capital do Minho não se vai ficar por aqui, pois estão prevista outras participações, entre as quais na Rampa da Falperra.
Voltando a apostar no Abarth 500, a participação em ralis já não é estranha a Joana Barbosa que alinhou, entre outros, em 2015, no 4º Rali de Viana do Castelo: “Estou a encarar esta primeira prova de forma descontraída. Vamo-nos tentar adaptar ao carro após as últimas alterações e acima de tudo para nos divertirmos. É um rali muito bonito”, começa por referir Joana Barbosa que acrescenta ainda: “Esta mudança é positiva e vem no sentido de ter experiências diferentes em circunstâncias diferentes. Tenho pena de não estar presente na montanha, apesar de fazer algumas provas. No entanto, penso que estou preparada, acredito que vou evoluir e principalmente, divertir-me bastante ao lado da Sofia”.
Quanto a objetivos, a piloto de Braga aponta: ”Fazer quilómetros, habituar-me aos ralis, e ganhar experiência de condução em circunstâncias diferentes das que estou habituada para evoluir”. Já em relação ao carro: “Desde 2013 temos vindo a fazer melhorias ao Abarth 500, por isso penso que estará preparado para a época. A última melhoria foi em relação às suspensões, e esta será a primeira prova assim. Por isso vamos ver”.
Não é muito comum uma dupla feminina nos ralis e sobre isto, Joana Barbosa, destaca: “O desporto automóvel é em geral um desporto de homens, por isso acho que o facto de sermos uma dupla feminina é positivo para o desporto no sentido de incentivar outras mulheres a participar, que felizmente são cada vez mais”.
O Rali Fisgas de Ermelo é composto por quatro provas especiais de classificação, ou seja, passagens duplas por Campinhó (11,88 km) e Fisgas de Ermelo (7,06 km). Ao todo a prova tem 104,17 km, 36,48 dos quais cronometrados.

 

Scroll To Top