Quarta-feira , Maio 27 2020
ÚLTIMAS
Home / TODO-O-TERRENO / João Rato lidera comitiva do Desafio Total Mazda no fim do primeiro dia
João Rato lidera comitiva do Desafio Total Mazda no fim do primeiro dia

João Rato lidera comitiva do Desafio Total Mazda no fim do primeiro dia

 

Teve hoje início a edição de 2016 do Desafio Total Mazda, temporada histórica em termos de inscritos na única competição monomarca inserida no Nacional de TT. Com 12 equipas a apresentarem-se à partida do Rali TT Reguengos de Monsaraz, a competição está envolta em grande incerteza em relação ao resultado final, tantas são as equipas inscritas e a capacidade das mesmas.

João Rato/Vítor Oliveira assumiram, neste primeiro dia, a posição de líderes provisórios, tendo conseguido, com o Mazda Proto com as cores da PCR Motorsport, o melhor tempo em ambas passagens pelo sector de cinco quilómetros, desenhado junto à povoação de Outeiro (Monsaraz). O piloto de Portalegre foi 16º à geral e será, assim, o primeiro Mazda na estrada na etapa de amanhã, resultado de um dia em que “correu tudo bem, mas sinto alguma falta de ‘alma’ do motor. Tirando isso o carro está fantástico, principalmente de suspensão e consegui andar com muita confiança. Amanhã será diferente, porque o carro embalado tem outra capacidade, mas será certamente mais complicado nas zonas mais lentas, onde o motor tenha que recuperar rotação. Quero ganhar, mas o mais importante mesmo é chegar ao fim.”, afirmou João Rato.

A segunda melhor marca (8m42,92s) foi alcançada pela dupla Bruno Oliveira/Paulo Marques, os segundos mais rápidos em ambas as passagens pelo sector que os pilotos cumpriram sob o olhar atento de vários milhares de espectadores. O piloto de Ourém, que arrecadou ainda o 20º lugar à geral, afirmava no final que “o único percalço que tivemos aconteceu na primeira passagem em que fiquei com o acelerador preso. De resto foi um dia calmo. Amanhã é que é a valer.”

Estreantes na competição, Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira entraram com o pé direito no Desafio Total Mazda e garantiram o terceiro melhor tempo no somatório das duas passagens, com um total de 8m44,9s, apenas nove segundos mais lentos que a melhor equipa do Desafio. “Confesso que eu próprio fiquei um pouco surpreendido com o terceiro lugar e estou, naturalmente satisfeito. Achei o carro muito diferente do que tinha experimentado, mas isso deve-se à montagem do restritor. Foi divertido e espero que amanhã volte a correr bem…” afirmou o piloto.

Apesar de um ou outro percalço, nomeadamente com diversos pilotos a sentirem dificuldades adicionais por terem cumprido a segunda passagem com o sol de frente, a verdade é que as 12 equipas que partiram chegaram ao final da etapa e amanhã teremos mais um dia de grande animação em torno do Desafio Total Mazda. A partida para a etapa complementar está agendada para as 8h45 de um Domingo que se prevê solarengo, novamente nos terrenos anexos à localidade de Outeiro, bem junto a Monsaraz.

CLASSIFICAÇÃO DESAFIO TOTAL MAZDA (APÓS A 1ª ETAPA)

1º João Rato/Vítor Oliveira (Mazda Proto), 8m35,35s
2º Bruno Oliveira/Paulo Marques (Mazda Proto), 8m42,92s
3º Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira (Mazda Proto) 8m44,90s
4º Tiago Avelar/Silva Santos (Mazda Proto), 9m16,97s
5º Etelvino Carvalho/João Penedo (Mazda Proto), 9m20,96s
6º Francisco Gil/Filipe Rasteiro (Mazda Proto), 9m21,65s
7º Jorge Cardoso/Joaquim Norte (Mazda Proto), 9m26,08s
8º Bruno Rodrigues/Ricardo Claro (Mazda Proto), 9m28,61s
9o Rui Lopes/Luís Ferreira (Mazda Proto), 9m38,35s
10º Pedro Salgueiro/Gonçalo Pires (Mazda Proto), 10m02,87s
11º Floriano Roxo/Nuno Roxo (Mazda Proto), 10m05m04s
12º João Pedro Pais/Pedro Marcão (Mazda Proto), 12m20,11s

 

Scroll To Top