Quinta-feira , Março 21 2019
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / Joaquim Teixeira acumula mais um pódio em Santa Marta
Joaquim Teixeira acumula mais um pódio em Santa Marta

Joaquim Teixeira acumula mais um pódio em Santa Marta

 

 

A quarta prova do Campeonato Nacional de Montanha disputou-se em Santa Marta de Penaguião, um palco onde Joaquim Teixeira levou o Renault Megane Trophy ao 2º lugar da Categoria 4, garantindo o seu terceiro pódio consecutivo.

 

O piloto da Bompiso já sabia que a Rampa de Santa Marta não seria muito favorável às características do Renault Megane Trophy. Ainda assim, concentrou-se em evoluir o seu andamento e desta vez os problemas mecânicos deram tréguas a Joaquim Teixeira, que conseguiu terminar no 2º lugar da categoria.

“No sábado comecei a tentar ganhar ritmo nas duas subidas de treinos mas o carro estava muito instável nas travagens. Na subida de prova de Sábado, travei muito tarde no último gancho à direita, o carro entrou muito desequilibrado na curva e acabei por fazer um pião que me estragou a subida. No Domingo corrigimos a travagem e o set up e o carro melhorou muito, mas tinha de fazer as duas subidas de prova sem cometer qualquer exagero porque não podia errar sob pena de ficar sem duas subidas que me permitissem pontuar”, explicou o piloto de Murça. “Na primeira andei a um bom ritmo e consegui fazer o mesmo tempo do meu principal adversário, que tem um carro muito evoluído e que é muito superior em zonas sinuosas. Na última cometi um erro que acabou por me condicionar a prestação e perdi 2 segundos em relação à primeira subida.

 

Já sabia que este não era o traçado mais indicado para o Trophy – e não estou a arranjar desculpas porque quem entende de corridas sabe que é verdade. É uma rampa muito estreita, que tem uma zona muito sinuosa e com relevê diferente de curva para curva, o que dificulta a aderência do Megane. Mesmo que o Megane tenha mais potência, segundo o que os meus adversários dizem, atualmente essa diferença é muito menor do que dizem depois das evoluções e alterações que cada um deles tem vindo a fazer. A prova onde poderia ter uma palavra a dizer seria na Falperra mas a chuva estragou os planos. No entanto posso dizer que em face de tudo a prova em Santa Marta de Penaguião não me correu assim tão mal porque mesmo neste tipo de traçado ando ao nível dos mais rápidos da minha categoria, embora ache que poderia ter baixado ao segundo 57 ou 58”, apontou Joaquim Teixeira.

Agora, o piloto da Bompiso vai preparar a emblemática Rampa do Caramulo, quinta prova do Campeonato Nacional de Montanha / Valvoline, agendada para os dias 2 e 3 de Julho.

 

Scroll To Top