Quinta-feira , Junho 20 2019
ÚLTIMAS
Home / RALI / Jovem Solberg vence na estreia no ERC
Jovem Solberg vence na estreia no ERC

Jovem Solberg vence na estreia no ERC

Oliver Solberg, de 17 anos, lidera em sua estreia no nível mais alto do Campeonato Europeu de Rally da FIA no Rally Liepāja, liderando Alexey Lukyanuk e o companheiro do ERC1 Junior, Mārtiņš Sesks, no último dia na Letônia.

Solberg, filho do campeão mundial de 2003 Petter, liderou desde o início em seu Volkswagen Polo GTI R5 e foi o mais rápido em quatro dos cinco estágios de cascalho de alta velocidade executados até agora.

Enquanto meia-volta no estágio final do primeiro loop permitiu que o atual campeão do ERC Lukyanuk se aproximasse, Solberg respondeu abrindo uma vantagem de 9,7 segundos durante os dois testes da tarde.

Lukyanuk começou o dia cautelosamente em seu Sainteloc Junior Team – entrou no Citroën C3 R5, mas um tempo mais rápido no SS3 permitiu que ele passasse para o segundo lugar e perto de 3,8 segundos da liderança. Enquanto ele não tinha resposta para a velocidade de Solberg à tarde, ele continua a manter o adolescente sob pressão.

Sesks também impressionou em sua estréia no ERC1 Junior, com o jovem de 19 anos de Liepāja ocupando uma posição no pódio em seu primeiro carro em um carro R5 como o primeiro de dois prêmios por ganhar o título de Campeão Junior da FIA ERC3 em Pirelli. 2018.

Ele tem uma vantagem de 11,6 segundos sobre o piloto da ŠKODA Fabia R5, Chris Ingram, tendo sido mais rápido que o líder de pontos do ERC1 Júnior em todos, menos na fase final. Ingram prometeu dar tudo para igualar a velocidade dos três primeiros em etapas mais familiares no domingo.

O piloto japonês do Team STARD, Hiroki Arai, completou o dia com quinto geral no seu primeiro dia de pilotagem do Citroën C3 R5, mas enfrenta uma penalidade no tempo, depois de estar sete minutos atrasado fora de serviço quando seu carro não arrancou.

O líder do campeonato da ERC, asukasz Habaj, é o sexto da geral, apesar de ter perdido um cruzamento na SS4. O piloto da Sports Racing Technologies aumentou sua margem sobre o sétimo colocado Filip Mareš para 11,9s quando o piloto do ACCR Czech Rally Team teve um overshoot no SS5.

O cipriota Alexandros Tsouloftas está em oitavo no primeiro turno, enquanto Mattias Adielsson e Norbert Herczig, da seleção sueca, saltaram para o top 10 no final do dia, com o húngaro a apenas 5,8s à frente de Marijan Griebel.

Eyvind Brynildsen foi nono até que sofreu cerca de um minuto no SS5, caindo para o P14 para evitar correr primeiro na estrada na etapa final de domingo, quando as 10 primeiras posições no final da primeira perna foram invertidas.

O estreante do ERC Vaidotas Žala passou por Arai para o quinto lugar na SS2, sofrendo um furo e saindo da pista no teste seguinte, custando-lhe cinco minutos no total.

Ralfs Sirmacis, formado pelo ERC Junior e ex-vencedor do Rally Liepāja, lidera o ERC2 no P12. Com três de seus rivais mais próximos fora de disputa durante a manhã, sua vantagem de classe é confortável sobre Darius Poloński, líder da Abarth Rally Cup, que revisou Andrea Nucita no SS5 depois que o italiano perdeu tempo com problemas de câmbio e freios.

Ken Torn lidera o ERC3 e o ERC3 Junior por 12,8 segundos sobre o piloto do Ford Fiesta R2T, Jean-Baptiste Franceschi, e do norueguês Peugeot 208, Sindre Furuseth e Steve Røkland, que perderam tempo depois de problemas na SS2. Catie Munnings está a caminho de uma vitória na ERC Ladies ‘Cup na P14 no ERC para a Peugeot Rally Academy.

Torn abre vantagem na apertada batalha do ERC3 Junior
Ken Torn lidera o piloto do Ford Fiesta R2T, Jean-Baptiste Franceschi, em uma batalha acirrada no Campeonato Junior da FIA ERC3 no primeiro dia do Rally Liepāja. Introduzido pela equipe estoniana Autosport Junior, Torn tornou-se o terceiro líder Júnior ERC3 diferente em todos os estágios quando ele estava mais rápido na SS3, mas outro tempo mais rápido na SS4 o ajudou a terminar o dia com 12,8 segundos na liderança. Franceschi, que venceu o ERC3 Junior no asfalto da última vez nas Ilhas Canárias, melhorou fase por fase durante o dia, ao subir do sétimo lugar. Ir mais rápido no SS5 permitiu que ele ficasse em segundo no geral longe do líder Sindre Furuseth. O piloto do Sainteloc Junior Team, Furuseth, foi o mais rápido na SS1, mas caiu para o quinto depois de receber um furo frontal direito no final da SS2. Depois de recuperar terreno, uma ultrapassagem no SS5 deixou-o em terceiro no final do dia, cinco segundos atrás de Franceschi. O piloto norueguês do Peugeot 208 R2, Steve Røkland, subiu do sexto para o primeiro na SS2, antes de cair para o quarto lugar com menos danos na suspensão. O líder do ERC3 Junior, Efrén Llarena, saiu rapidamente dos blocos – o segundo mais rápido no SS1 – e foi empurrado para sétimo depois do SS2, mas o jovem da Rally Team Espanha terminou o dia em quinto, a 5.9s de Røkland. Pedro Antunes alcançou o terceiro lugar na sua estreia num Fiesta de 2019 e ficou em sexto da noite para a FPAK Portugal Team ERC, com Erik Cais da ACCR Czech Rally em sétimo e Grégoire Munster da ADAC Opel Rallye Junior Team oitavo. O nono colocado Kristof Klausz mostrou-se promissor com o terceiro melhor tempo na SS5. Roman Schwedt é P10 no ERC3 Junior, frustrado por uma série de overshoots, com Dominik Brož um lugar atrás.

Gregor Jeets, companheiro estável de Torn no Autosport Junior Team da Estónia, perdeu oito minutos quando parou com um problema de turbo na SS3.

Poloński no topo da Taça Abarth Rally
Dariusz Poloński assumiu a liderança do Abarth Rally Cup de Andrea Nucita na última etapa de sábado no Rally Liepāja, com o herói da casa, Reinis Nitišs, em apuros. Nucita, em sua primeira aparição de cascalho no rally Abarth 124 equipado com a Pirelli, fez a base inicial na categoria one-make, indo mais rápido nas duas etapas iniciais. Apesar de um problema técnico que o atrasou na SS3, o italiano entrou em serviço remoto com uma vantagem de 14,6 segundos sobre Poloński e aumentou para 23,9 na SS4. No entanto, ele perdeu 42,4s em relação ao rival SS5, queixando-se de um problema de frenagem e de uma chicane. Isso significa que o Poloński tem uma vantagem de 18,5 pontos sobre o Nucita no último dia. Nitišs, estrela da FIA World Rallycross Championship, está fazendo sua estreia na Abarth Rally Cup e teve uma boa luta com Poloński durante o circuito de abertura, terminando a apenas 4,9s atrás. Um fracasso da ECU forçou o Nitišs a parar na SS4, mas ele voltará no domingo.

O regresso do vencedor do Liepaja, Sirmacis, à frente na estreia do ERC2
Ralfs Sirmacis está indo para outro sucesso no Rally Liepāja, desta vez na classe ERC2 do Campeonato Europeu de Rally da FIA em sua estréia na categoria. O letão – um graduado do ERC Junior que venceu o seu evento em casa em 2016 – está no P13 no geral e tem uma vantagem de mais de quatro minutos no ERC2 após os seus rivais mais próximos terem encontrado problemas durante o ciclo de abertura de etapas. Vytautas Švedas ficou em segundo, apenas 3,5 segundos atrás de Sirmacis, na fase de abertura, mas parou com um problema de caixa de velocidades na SS2. Isso deu o segundo lugar a Dmitry Feofanov, mas ele rolou seu Mitsubishi na SS3, assim como o terceiro colocado Sergey Remennik. Darius Poloński é o segundo da noite depois de passar Andrea Nucita pela liderança da Abarth Rally Cup na SS5. Meshari Al-Thefiri do Kuwait está em quarto na Mitsubishi – apenas 0,3s atrás do Nucita – com Zelindo Melegari em quinto.

 

Scroll To Top