Domingo , Dezembro 3 2023
ÚLTIMAS
Home / RALLYCROSS / Kevin Eriksson mantém a família na Höljes
Kevin Eriksson mantém a família na Höljes

Kevin Eriksson mantém a família na Höljes

Um Eriksson suplanta outro em cima do pódio no Höljes
O vencedor mundial da Rallycross acrescenta sucesso de corrida de gelo ao currículo da carreira
Sondre Evjen e Oliver Eriksson reproduzem uma forma forte de Östersund

Foi o mesmo nome, mas um vencedor diferente na segunda rodada de RallyX on Ice em Höljes na Suécia no fim de semana passado (10 de fevereiro), como Kevin Eriksson replicou a conquista do irmão Oliver do cortador de som Östersund uma semana antes, correndo para a vitória em casa solo.

Na verdade, ao longo dos estágios de qualificação, era mais jovem dos dois Erikssons que parecia ser o favorito para fazer triunfos consecutivos na popular série de inverno, já que Oliver ficou invicto em todas as suas três rankings intermediários.

O irmão mais velho Kevin, no entanto, não estava muito atrasado, com duas vitórias e um segundo lugar para o seu crédito. Uma tentativa de assalto em sua meia final acabou por ser suficiente para conquistar a pole de estrela MJP Racing Team Austria FIA World Rallycross Championship para a final mais importante, depois que Oliver encontrou-se defraudado em sua própria semifinal pela Sondre Evjen da Noruega – e de lá, Kevin liderou o final de luzes para bandeira.

“Foi um bom final de semana para mim – quase perfeito”, reconheceu o vencedor. “Eu só concorei dois pontos através das eliminatórias, e eu tive que vencer duas pessoas mais jovens para chegarem aqui. Eu realmente tive que dar tudo no final e, felizmente, foi o suficiente.

“O companheiro de equipa Olsbergs MSE, Cyril Raymond, teve um fim de semana difícil, mas ele ficou preso para atuar como meu observador na final. Ele ajudou a me manter calmo, e quando ele me disse que eu tinha o suficiente de uma lacuna para Sondre atrás, eu sabia que eu só tinha que manter isso – embora certamente não acabasse até a bandeira quadriculada cair. Na verdade, estava um pouco nervoso. Esta é a primeira vez que ganhei uma corrida no gelo – terminei as cinco primeiras vezes – então é um bom sentimento “.

Evjen foi uma ameaça consistente em todo – como ele estava no caminho para os despojos de vice-campeão em Östersund – com duas vitórias de corrida de calor e um esforço empenhado para vencer o jovem Eriksson na semifinal, garantindo-lhe uma primeira linha, ponto inicial para o final. O JC Raceteknik ace jogou com a idéia de lançar uma oferta para a liderança na primeira esquina apenas para pensar melhor, depois do que ele valentemente deu perseguição no caminho certo para a linha de chegada.

“Estou realmente feliz com esse resultado”, afirmou o jovem de 20 anos. “Nós saímos de uma luta difícil com Oliver na semifinal, e tentei fazer uma luta semelhante contra Kevin na final, mas não pude pegá-lo. Eu pensei que eu poderia ter uma chance de pegá-lo, mas ele estava apenas fora de alcance. A próxima faixa para a qual vamos ser será nova para todos, mas espero que possamos jogar uma pequena vantagem em casa … ”

Depois de tomar uma varredura limpa através dos qualificadores, Oliver Eriksson certamente gostou de suas chances de entrar nas meias-finais, apenas para encontrar-se exagerado por Evjen nas luzes e, subseqüentemente, errado por seu colega escandinavo na entrada para a regata do joker. Ele então teve que lutar contra um começo difícil para a final para arrebatar uma terceira posição louvável para adicionar a sua crescente coleção de pratas.

“Tivemos um bom ritmo nas eliminatórias, mas Sondre teve uma pequena vantagem sobre mim na meia final e depois na final, sentiu que ele e Kevin tinham a vantagem em mim”, pensou Eriksson. “Eu tentei continuar, mas nunca poderia realmente fechar a lacuna suficiente para tentar qualquer coisa. À medida que os pregos nos pneus usavam a neve, mais e mais asfalto da trilha apareceram à medida que o dia avançava. Eu acho que eles se adaptaram a isso mais rapidamente do que eu fiz, mas vou aprender com a experiência da próxima vez “.

Pelle Wilén encerrou um quarto competitivo em sua primeira final de RallyX on Ice, levando a bandeira quadriculada um pouco mais do que o pódio. Com a concorrência no território doméstico, a Sueca comprovou um segundo e dois terceiro lugares no terremoto – em um deles empurrando praticamente o Eriksson mais velho na linha – antes de se beneficiar de um erro cometido por Jimmie Walfridsson na semifinal para avançar até o final seis.

Wilén virou as tabelas na final para o compatriota Alexander Westlund, que o colocou no topo da fase de semi-final depois de uma vitória e finalista nas eliminatórias.

O revoltante supercar Lites, Jami Kalliomäki, terminou sexto em geral, o jovem Finn virou as cabeças com a performance de semifinal, quando assaltou o Conner Martell da América por segunda vez na saída do palhaço e quase arrebatado primeiro de Kevin Eriksson por boa medida – tudo apesar sentindo um pouco abaixo do tempo.

Martell brilhou para o segundo fim-de-semana seguido e apenas perdeu a chance de fazer a final em Höljes, enquanto o compatriota Austin Cindric pilotou seu carro da equipe Penske-liveried para sua primeira vitória no calor – embora o adolescente estivesse fora de sorte em outro lugar.

Dos outros contendores-chave, Jonathan Walfridsson triunfou duas vezes nas eliminatórias, mas não conseguiu fazer a final, Ben-Philip Gundersen desistiu quando desprezou o colo do joker na semifinal e o campeão britânico de Supercar Rallycross 2017, Nathan Heathcote, mostrou uma promissora Velocidade de velocidade em sua estréia no gelo.

O campeão reinante da Série Internacional RX2, Cyril Raymond, encontrou seu desafio scuppered por arranques lentos e uma colisão com um banco de neve enquanto perseguia Evjen pela liderança no terceiro trimestre, enquanto o Vasiliy Gryazin da Letônia parecia em boa forma com dois acabamentos no segundo lugar, apenas para sair no primeiro canto da sua semifinal.

Na simulação da RX Academy on Ice, Simon Syversen apareceu para ganhar duas vitórias em tantos fins de semana como ele fugiu das armadilhas no início da final – depois de ter morrido no fundo da ordem após as eliminatórias – mas a RX2 regular não conseguiu manter seu ritmo inicial assustador e um brincalhão miserável permitiu que tanto Jesse Kallio quanto Joni Wiman passassem a selar um finlandês um-dois. Depois de perder a liderança para o Syversen em Lights-Out, Kallio jogou um palhaço precoce com perfeição para reclamar a vantagem, com Wiman também saltando o norueguês para o segundo.

Em Speedcar Xtreme – para 312kg, crossbars 150bhp – era tudo sobre os grandes nomes, como as estrelas da FIA World RX Supercar Kevin Hansen, Niclas Grönholm e Timmy Hansen monopolizaram o pódio. Os irmãos Hansen deram o salto no início, com Grönholm – que fez uma fuga relâmpago da parte de trás da grade – punindo um segundo erro de volta por Timmy para roubar o ponto final.

“Höljes é um lugar muito especial no mundo do rallycross – não é por nada que o grande evento de verão aqui seja conhecido como ‘Magic Weekend’ – e acho que nos trouxeram um pouco de magia neste fim de semana”, refletiu o CEO da Olsbergs MSE, Andreas Eriksson , o homem por trás do emocionante conceito de esporte de inverno.

“A corrida foi espetacular em todas as três aulas, e foi maravilhoso ver tantos fãs no banco que aproveitam o entretenimento. Agora, estamos ansiosos para a perna norueguesa de RallyX on Ice em Ål e Gol no final deste mês – e a chegada das nossas estrelas IndyCar “.

A acreditação de mídia para os eventos do RallyX on Ice agora está aberta. Os jornalistas e fotógrafos interessados ​​devem entrar em contato com RallyX no oficial de mídia de gelo Russell Atkins (russell.atkins@mpacreative.com / +44 (0) 7725 223288).

As quatro rodadas do RallyX on Ice serão transmitidas pela maior plataforma de automobilismo digital do mundo, o motorsport.com através do seu canal online de TV Motorsport.

Resultados:

Supercar Lites Final

1. Kevin ERIKSSON SWE 6 voltas
2. Sondre EVJEN NOR + 0.980s
3. Oliver ERIKSSON SWE + 3.495s
4. Pelle WILÉN SWE + 4.739s
5. Alexander WESTLUND SWE + 7.240s
6. Jami KALLIOMÄKI FIN + 11.504s

RX Academy on Ice Final

1. Jesse KALLIO FIN 6 voltas
2. Joni WIMAN FIN + 0.790s
3. Simon SYVERSEN NOR + 4.157s
4. Isak REIERSEN SWE + 5.142s
5. Marko MURU EST + 5.593s
6. Oliver BENNETT GBR + 14.055s

Speedcar Xtreme Final

1. Kevin HANSEN SWE 6 voltas
2. Niclas GRÖNHOLM FIN + 4.275s
3. Timmy HANSEN SWE + 5.926s
4. Finn Erik LØBERG NOR + 12.176s
5. Linus ÖSTLUND SWE + 12.932s
6. Aleksander WIIK NOR + 14.969s

&nbsp

Scroll To Top