Sueco pioneiro visando ‘o próximo passo’ com a CE Dealer Team em 2023
Klara Andersson foi recompensada por sua impressionante temporada de estreia no FIA World Rallycross Championship com um contrato de vários anos para continuar competindo pela Construction Equipment Dealer Team no auge internacional do esporte.
Depois de conquistar a coroa nacional de rallycross da Suécia na categoria 2150 em 2021, Andersson se juntou ao grid do World RX em Hell, Noruega no verão passado – imediatamente chamando a atenção ao avançar para a final em sua estreia ao volante do CE Dealer Team. elétrico, 500kW (680bhp) PWR RX1e. Ela terminou à frente do experiente companheiro de equipe Niclas Grönholm – sete vezes vencedora do evento na série.
Apenas dois meses depois, a talentosa sueca fez história ao se tornar a primeira mulher a subir ao pódio na primeira divisão do ralicross, ao terminar em terceiro em Montalegre, em Portugal. Ela então encerrou sua campanha inaugural ao derrotar o múltiplo campeão mundial Johan Kristoffersson na corrida de progressão da dupla em Nürburgring, na Alemanha.
Depois de terminar em sétimo na classificação geral no campo de alto calibre, Andersson pretende acelerar sua progressão na segunda temporada da nova era elétrica do World RX em 2023, quando unirá forças com Grönholm mais uma vez.
“Chances como essa são uma oportunidade em um milhão, e estou muito grato pela equipe acreditar em mim como piloto”, disse entusiasmado o nativo de Löberöd, de 23 anos. “Estou superanimado para ver o que podemos alcançar juntos no futuro.
“Iniciar minha carreira no World RX com a CE Dealer Team no ano passado foi incrível, e continuar com eles em 2023 e além é realmente inspirador para mim como um jovem piloto. Estou muito feliz por continuar correndo com meu companheiro de equipe Niclas – trabalhamos muito bem juntos. Agora que terminei meu ano de estreia e aprendi muito, é hora de dar o próximo passo.”
Uma nova adição ao campeonato na temporada passada, a CE Dealer Team – como o World RX – está comprometida com a busca por um futuro mais sustentável e diversificado, tanto dentro quanto fora da pista. O gerente da equipe, Jussi Pinomäki, tem grandes esperanças no que Andersson pode realizar nos próximos anos.
“Estamos muito satisfeitos por ter Klara a bordo conosco em uma configuração de longo prazo após uma primeira temporada realmente impressionante no World RX”, comentou ele. “Não importa quem você é, sua temporada de estreia em um Campeonato Mundial da FIA é um batismo de fogo, mas Klara lidou com isso como uma piloto com muito mais experiência do que ela, dando saltos em seu desenvolvimento pessoal ao longo do ano. Estamos ansiosos para uma emocionante jornada pela frente, desafiando os limites e as normas do automobilismo juntos”.
A campanha do World RX 2023 terá início em Montalegre – palco da vitória inédita da CE Dealer Team no campeonato – de 3 a 4 de junho. A série de trotes pelo mundo na ponta do assento viaja pela Europa, antes de terminar com eventos duplos de longo curso na Cidade do Cabo (África do Sul) e Hong Kong (China) no outono.