No dia do arranque do Rali de Espanha, Kris Meeke e Paul Nagle alcançaram o 2º melhor tempo do shakedown aos comandos do seu Citroën C3 WRC. Mesmo que mais atrás na classificação, as duplas Stéphane Lefebvre/Gabin Moreau e Khalid Al Qassimi/Chris Patterson fizeram, também elas, um balanço positivo deste último teste antes do verdadeiro arranque da prova.
- Único rali em pisos mistos da temporada, o Rali RACC Catalunha/Rali de Espanha também propôs um shakedown com secções de terra e asfalto. Com uma distância de 2,97 km, esta especial desenhava-se nas imediações do Parque de Assistência de PortAventura.
- Foi logo à sua segunda passagem que Kris Meeke fez aquele que seria o seu melhor chrono da manhã, com 2m05,5s. Não sendo representativo do que esta prova tem reservado para os próximos dias, o britânico apenas cumpriu as três passagens obrigatórias.
- Depois de ter experimentado diferentes set-ups, Stéphane Lefebvre fez uma quarta passagem para validar a sua escolha, mas como a organização da prova molhou parte do troço antes da sua entrada, não conseguiu melhorar o seu tempo, mas manteve um balanço positivo da sua progressão.
- Aos comandos do terceiro C3 WRC da Citroën Total Abu Dhabi WRT, Khalid Al Qassimi fez quatro passagens, melhorando sempre os seus tempos.
- O dia de hoje terminará com a cerimónia oficial de partida, nas ruas de Salou, a partir das 20h00 locais (19h00 em Portugal). Amanhã disputa-se a 1ª Etapa, composta por 6 especiais em terra, no total de 116 km ao cronómetro.
O QUE ELES DISSERAM…
KRIS MEEKE: “Foi uma boa manhã. Sabemos que este shakedown não é representativo da prova nem muito interessante em termos de condução, mas senti-me bem ao volante e o meu C3 WRC funcionou na perfeição. Com os tempos muito agrupados, é bom estar no grupo da frente, mas agora vamos preparar-nos para a primeira especial, que irá oferecer um desafio muito mais complicado.”
STÉPHANE LEFEBVRE: “A nossa quarta passagem iria permitir-nos confirmar as alterações nas configurações, mas fomos prejudicados porque o troço foi molhado, mudando totalmente a aderência. Extrapolando os dados, temos a certeza de estar na direção certa pois sinto-me bem ao volante. Não ataquei esta manhã, mas estou confiante antes da partida.”
KHALID AL QASSIMI: “Fiz um teste na segunda-feira e esta manhã reutilizei o set-up que me deu mais confiança. Tive boas sensações e testei diferentes cartografias do diferencial e do acelerador. Na minha última passagem consegui a melhor configuração e o saldo é positivo. Em relação à Finlândia, tenho a sensação de que o carro melhorou muito e acho que estamos no caminho certo.”
CLASSIFICAÇÃO FINAL DO SHAKEDOWN
- Ogier / Ingrassia (Ford Fiesta WRC) 2:05.2
- Meeke / Nagle (Citroën C3 WRC) 2:05.5
- Mikkelsen / Jaeger (Hyundai i20 WRC) 2:05.9
- Tanak / Jarveoja (Ford Fiesta WRC) 2:06.3
- Sordo / Marti (Hyundai i20 WRC) 2:06.3
- Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) 2:06.9
- Ostberg / Eriksen (Ford Fiesta WRC) 2:07.0
- Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) 2:07.1
- Hanninen / Lindstrom (Toyota Yaris WRC) 2:07.3
- Evans / Barritt (Ford Fiesta WRC) 2:07.6
- Lefebvre / Moreau (Citroën C3 WRC) 2:08.1
- Lappi / Ferm (Toyota Yaris WRC) 2:08.5
- Al Qassimi / Patterson (Citroën C3 WRC) 2:10.3.
…