Quinta-feira , Maio 23 2019
ÚLTIMAS
Home / RALLYCROSS / Kristoffersson foi o primeiro vencedor na África do Sul
Kristoffersson foi o primeiro vencedor na África do Sul

Kristoffersson foi o primeiro vencedor na África do Sul

Johan Johan Kristoffersson, da Suécia, entrou nos livros de gravação hoje, já que o piloto da PSRX Volkswagen Suécia conquistou o primeiro evento mundial de RX organizado em África. O ex-Campeão do Mundo de RX, Mattias Ekstrom, terminou em terceiro lugar e, consequentemente, garantiu o segundo lugar no campeonato de 2017 após uma batalha de temporada com Petter Solberg. Timmy Hansen, do Team Peugeot-Hansen, conquistou o segundo lugar no Gumtree World RX, do fim de semana, da África do Sul – a 12ª e última rodada do Campeonato Mundial Rallycross da FIA deste ano apresentado pela Monster Energy.

Na rodada final da RX2 International Series apresentada por Cooper Tires, o francês Cyril Raymond completou uma temporada quase perfeita, tendo sua sexta vitória na série de alimentadores de sete eventos altamente competitiva. Dan Rooke, da Grã-Bretanha, teve uma final turbulenta quando ele rodou seu carro na segunda volta, fazendo com que a corrida fosse marcada de vermelho. Apesar desse acidente, Rooke obteve o segundo lugar na classificação de 2017. Sondre Evjen e Tanner Whitten terminaram em segundo e terceiro lugar na Cidade do Cabo. Guillaume De-Ridder, da Bélgica, conquistou o terceiro lugar na tabela de classificação do final do ano.

“É fantástico encerrar o campeonato dos times e dos pilotos e também ganhar a vitória na rodada final da temporada”, sorriu o campeão 2017 World RX, Kristoffersson, que venceu um assombroso sete dos 12 eventos nesta temporada. “A equipe trabalhou tão duro este ano e dez resultados do pódio são de crédito para o quão fantástico todos foram. Obviamente, quebrar discos no World RX é um sentimento incrível, mas ganhar o Campeonato do Mundo é tão incrivelmente especial. Foi um bom fim de semana – eu tive uma penetração lenta nas meias-finais, mas consegui um bom lançamento na final e, quando consegui espaço livre, consegui controlar a lacuna de Timmy e Mattias, bem como gerencie bem os pneus. Graças a todos por uma temporada tão memorável – estou ansioso para voltar com a VW em 2018. ”

Runner-up Hansen acrescentou: “Este foi um dos melhores fins de semana que eu tive neste ano e é ótimo terminar em uma alta incluindo minhas duas vitórias de qualificação. Eu realmente queria ganhar a vitória para a Peugeot e neste fim de semana nós estávamos tão perto – eu dei tudo o que tive na final, mas perdi um pouco demais na primeira volta para poder avançar com Johan. O 208 foi fantástico durante todo o ano e funcionou especialmente bem nesta faixa “.

As reacções de Ekstrom foram as mais rápidas dos seis finalistas de hoje, recompensando-o com o Ultimate Monster Energy Super Charge Award de 2017. Apesar de perder a sua coroa World RX para Kristoffersson, Ekstrom elogiou o novo Campeão do Mundo. “Às vezes você está na frente e, em algum momento, você está atrasado, é assim que vai e Johan definitivamente merece a vitória hoje e o Campeonato Mundial também. Timmy também foi muito rápido neste fim de semana, mas para ser sincero, todo mundo quer ganhar – World RX chegou a um nível em que todos irão lutar por tudo “.

Quando perguntado sobre o novo evento Cape Town RX, Ekstrom elogiou o entusiasmo dos fãs sul-africanos. “As arquibancadas estavam cheias neste fim de semana e a atmosfera e o apoio de todos aqui foram incríveis”.

Solberg terminou em quarto lugar na Cidade do Cabo e terminou a terceira temporada na classificação do motorista – cinco pontos à deriva da Ekstrom. “Claro que é um pouco decepcionante não levar a prata”, admitiu Solberg. “Estou tão orgulhoso do que fizemos. Johan quebrou tantos discos este ano e toda a equipe, todos no PSRX Volkswagen Suécia trabalharam e jogaram com tanta força – este fim de semana e este ano é por causa deles e não posso agradecer a todos “.

MJP Racing Team, o austríaco Timo Scheider, completou os cinco primeiros na Cidade do Cabo após uma impressionante temporada de recrutas ao volante do Ford Fiesta. Kevin Hansen terminou em sexto lugar, o sueco se retirou pouco depois do início com problemas de transmissão.

No que marcou o evento final para a Hoonigan Racing Division, o Ken Block da América mostrou um ritmo fantástico. Ele liderou o evento durante a noite e terminou em segundo lugar na semifinal, mas foi mais tarde desqualificado quando seu carro estava abaixo do peso.

O campeão do WRC de Nove vezes, Sebastien Loeb, se aposentou na última volta da segunda semifinal de hoje, mas completou a quarta temporada na classificação geral – 13 pontos antes de seu companheiro de equipe, Hansen, que termina o ano em quinto lugar.

Os favoritos de casa Mark Cronje e Ashley Haigh-Smith receberam um tremendo apoio em suas estréias do World RX, mas nenhum dos pilotos fez as semifinais.

Paul Bellamy, diretor-geral da World RX para a IMG, concluiu: “Nosso primeiro evento em Cape Town foi um sucesso ressonante – tivemos mais de 27 mil pessoas em Killarney neste fim de semana e todos foram tratados com o melhor esporte do Campeonato do Mundo. Eu acho que ganhamos muitos novos apoios durante nosso tempo na África do Sul e a multidão realmente ajudou a fazer deste fim de semana um evento memorável. Os ingressos para 2018 estão à venda a partir de amanhã, o que dará às pessoas muito tempo para planejar no próximo ano

 

Scroll To Top