Jari-Matti Latvala falou positivamente sobre o novo conceito GR Yaris Rally2 da Toyota após a sua vitória no Rally Hokkaido, no Japão, no domingo.
O chefe de equipa da Toyota Gazoo Racing liderou o pai de Takamoto Katsuta, Norihiko, para um Yaris com dois pontos no rali de gravilha em Obihiro.
Latvala foi co-pilotado pelo piloto de testes da Toyota, Juho Hänninen, e utilizou a configuração do carro do seu compatriota. Ele disse: “Utilizámos a configuração de base que o Juho usou na Sardenha durante o teste. Tive alguma subviragem no primeiro dia, mas alterámos o diferencial dianteiro para tornar o carro mais preciso para o meu estilo de condução e depois foram só cliques nos amortecedores. Conseguimos concentrar-nos na funcionalidade de conduzir o carro nas etapas.
“No rali, havia algum alcatrão, algumas estradas técnicas de gravilha e alguns sítios mais rápidos e senti-me muito confortável no carro. Isto é algo que é muito importante para os clientes deste carro – é fácil sentirmo-nos confortáveis, confiantes e rápidos.
“O motor tem muito binário, o que o torna muito fácil de conduzir e, com muito curso de suspensão, passa muito bem pelos solavancos – é estável e forte. Estou ansioso por voltar a conduzir.”
Latvala também ficou satisfeito por conseguir uma vitória em Hokkaido, a antiga sede da ronda japonesa do WRC.
“Lembrei-me de algumas das etapas dos tempos do WRC”, disse Latvala. “Foi um rali muito agradável.”