Domingo , Maio 19 2019
ÚLTIMAS
Home / RALI / M-Sport com duplo pódio e Ogier quase campeão do mundo
M-Sport com duplo pódio e Ogier quase campeão do mundo

M-Sport com duplo pódio e Ogier quase campeão do mundo

Sébastien Ogier e Ott Tänak garantiram um pódio duplo para o Ford Fiesta WRC, com base em Ecoboost, no RallyRACC Catalunya deste fim de semana – Rally de España. O resultado coloca o M-Sport a uma distância impressionante da coroa do fabricante, precisando de apenas quatro pontos nos dois eventos restantes para garantir o acordo.

Dando uma performance impressionante no terreno da superfície mista de este fim de semana, o Fiesta publicou os tempos de estágio mais rápidos tanto no cascalho como no asfalto e representa cinco dos oito melhores cargos gerais.

Ao levantar o podium para 16, o M-Sport também continua o recorde ininterrupto dos três primeiros acabamentos com um piloto da Fiesta que reivindica o talheres em cada evento contestado até agora.

Houve também uma boa notícia no campo, já que Teemu Suninen conquistou a vitória na categoria WRC 2 com o Ford Fiesta R5 e Nil Solans garantiu a vitória do WRC 3, bem como o título da FIA Junior World Rally Championship com o Ford Fiesta R2.

O diretor da equipe, Malcolm Wilson OBE, disse:

“Talvez não tenhamos conquistado a vitória neste fim de semana, mas quase se sente desse jeito. Outro pódio duplo é fantástico e amplia nossa liderança em ambos os campeonatos. Se isso não bastasse, Ott também mudou para o segundo lugar na classificação dos pilotos.

“Fazer com que nossos dois motoristas liderem o caminho é algo que nunca pensamos ser possível, e Elfyn também é apenas um ponto, que é tímido de subir aos cinco primeiros. Isso mostra que toda a equipe fez um trabalho incrível e acho que podemos esperar um evento realmente especial em casa em duas semanas.

“Nós continuamos mostrando que temos um pacote competitivo em todas as superfícies com vitórias de palco tanto no cascalho quanto no Tarmac e outros dois podiums para manter nossa execução recorde no caminho certo.

“Mas não é apenas o Fiesta de máxima especificação que está funcionando bem. Teemu Suninen garantiu a vitória do WRC 2 com o Fiesta R5, e Nil Solans garantiu a vitória do WRC 3 e o título do Junior WRC com o Fiesta R2. Em todo o ano, foi um ótimo final de semana para o time “.

O segundo lugar no RallyRACC Catalunya deste fim-de-semana – Rally de España, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia garantiram pontos vitais para a defesa do campeonato. Com o principal rival que Thierry Neuville não conseguiu terminar, os franceses agora detêm uma vantagem de 37 pontos sobre o companheiro de equipe Tänak.

Ao marcar os tempos de estágio mais rápidos tanto no cascalho como no asfalto, Ogier e Ingrassia se destacaram em todas as superfícies neste fim de semana, mas marcaram a diferença com um desempenho impressionante através do terreno de superfície solta ao abrir a estrada na sexta-feira.

Sabendo que estariam em desvantagem através do cascalho solto, o emparelhamento aplicava todas as suas conhecimentos conhecedores para atingir um impulso através das duas passagens do estágio crucial da Terra Alta – uma estratégia que os viu apenas 1,4 segundos à frente da liderança antes do movimento para o asfalto.

Com as Festas transformadas em seu aspecto de asfalto, Ogier trabalhou duro para encontrar um bom equilíbrio no carro e lutou contra uma cobrança tardia de Tänak. Três pontos adicionais para o terceiro melhor tempo através do Power Stage terminaram um trabalho bem feito para o Campeão do Mundo reinante.

Sébastien Ogier (2º) disse:

“Nós demos um passo realmente positivo para o campeonato neste fim de semana. Eu acho que nós estávamos em curso para estender a liderança de qualquer maneira, mas com o erro de Thierry que mudou a imagem completamente e nós conseguimos estender o espaço ainda mais.

“Nós nunca estávamos realmente em uma posição em que precisávamos correr todos os riscos, mas ainda precisamos manter um bom ritmo. Não havia chance de lutar com Kris [Meeke], já que ele estava em outro nível no Tarmac, mas tivemos uma unidade limpa e definitivamente foi um fim de semana positivo.

“Foi uma boa notícia para a equipe, já que o campeonato dos fabricantes já está bem feito e podemos começar a planejar um pouco de festa para o evento em casa em algumas semanas”.

 

Ott Tänak e Martin Järveoja reivindicaram o seu sexto pódio do ano com um excelente terceiro lugar no RallyRACC Catalunya deste fim de semana – Rally de España. Dois pontos adicionais do Power Stage também os elevaram para o segundo lugar no campeonato de pilotos – 37 pontos com o companheiro de equipe Ogier com 60 pontos ainda para ganhar.

Tendo liderado o rali nos estágios iniciais, Tänak pareceu desafiar a vitória antes de uma penetração lenta na sexta-feira, seguida de uma mudança de caixa de precaução no sábado, impediu-o de lançar um ataque completo.

Bloqueado em uma batalha interna com seu colega de equipe nos últimos quilômetros, Tänak teve que enfrentar o asfalto super-suave com uma caixa de engrenagens que foi configurada para sua configuração de superfície solta. Incapaz de extrair os décimos extras que vieram como resultado de um sentimento totalmente confiante ao volante, ele teve que conceder o segundo lugar à Ogier, mas manteve suas esperanças de campeonato vivas.

Ott Tänak (3º) disse:

“Nós nos sentimos bem no final deste. Este resultado foi mais ou menos o máximo que poderíamos fazer neste fim de semana, de modo que um excelente resultado global.

“Eu acho que nosso primeiro dia foi particularmente bom. Estávamos bastante cedo na ordem de rodagem e ainda conseguimos ficar perto da liderança. Então, na Tarmac, tivemos um par de pequenos problemas, mas geralmente uma boa corrida e um bom sentimento com o carro.

“Com certeza, haverá uma grande luta pelo segundo lugar no campeonato de pilotos agora. Sébastien é bastante seguro, mas ainda há algo para lutar e mais dois eventos emocionantes à frente “.

 

Scroll To Top