Quarta-feira , Junho 3 2020
ÚLTIMAS
Home / RALI / Mäkinen: “Sim, nós estamos a construir um carro vencedor!” (por Carlos da Silva)
Mäkinen: “Sim, nós estamos a construir um carro vencedor!” (por Carlos da Silva)

Mäkinen: “Sim, nós estamos a construir um carro vencedor!” (por Carlos da Silva)

Mäkinen: “Sim, nós estamos a construir um carro vencedor!”

Numa entrevista concedida ao jornalista Ari Pusa da edição online do jornal finlandês Helsingin Sanomat, Tommi Mäkinen responsável pela concepção e desenvolvimento do futuro Toyota Yaris WRC veio – em certa parte, por fim a um conjunto de rumores que colocavam em causa o regresso oficial atempado da Toyota WRC Team ao Campeonato do Mundo de Ralis em 2017. Junto da sede da sua equipa a Tommi Makinen Racing, situada nos arredores da tranquila cidade de Jyväskylä na Finlândia, para o ex-campeão mundial este projecto: “é como um filme de James Bond: uma missão ultra-secreta ao serviço de Sua Majestade. Temos de ter um sigilo absoluto sobre o nosso projecto, que foi o primeiro dos requisitos da Toyota. Não podem ser divulgadas a terceiros os detalhes do novo carro de Ralis, neste caso ainda como protótipo, que está a ser por nós construído. São cerca de trinta engenheiros e outros profissionais que trabalham por trás de portas fechadas. A escolha da Toyota recaiu neste local porque aqui podemos ter paz e tranquilidade e claro é um pouco mais escondido. Por outro lado se estivesse situada noutro local, daria para fazer apenas 40 dias de testes por ano, o que é muito pouco para uma nova equipa.”
Sobre o futuro WRC que está ali a ser construído, Makkinen pouco adiantou, generalizando-o: “O carro é elevado custo, digamos mesmo considerável, com os todos os seus componentes a serem da mais alta qualidade. Com as novas regras a entrar em vigor em 2017, as capacidades dos WRC´s vai aumentar para perto de 400 cavalos de potência e a nível da aerodinâmica os carros serão 55 milímetros mais largos do que os actuais, o que fará relembrar um pouco os carros de Grupo B da década de 1980. Só que nessa altura eram robustos, mas inseguros. Além disso, na “oficina” serão construídos carros de rali para outras classes.”
No que diz respeito ao futuros pilotos da equipa, afirmou que: “Este é um projecto tão grande, que é muito cedo para falar sobre os pilotos, apesar de já termos feito algumas entrevistas e alguns contactos (leia-se o finlandês Teemu Suninen Racing e o francês Eric Camilli). Muito provavelmente teremos um piloto finlandês, pelo menos no início. É também nossa intenção termos um jovem piloto japonês no futuro, com um par de candidatos já terem testado connosco. O experiente Mikko Hirvonen , que está ausente do WRC desde a última temporada, já em janeiro próximo fará um monte de testes. Como as
novas regras serão válidas até 2022, o nosso objectivo é crescer de uma forma controlada. Vamos dar um passo de cada vez. Vamos tornar o nosso carro vencedor.”

Leia mais em: http://www.hs.fi/urheilu/a1445577785794…

Photo source: (C) www.ess.fi

 

Scroll To Top