Terça-feira , Julho 27 2021
ÚLTIMAS
Home / TODO-O-TERRENO / Mazda Proto em acesa luta pela vitória na Beira Interior
Mazda Proto em acesa luta pela vitória na Beira Interior

Mazda Proto em acesa luta pela vitória na Beira Interior

 

O Desafio Total/Mazda 2016 vai continuar neste fim-de-semana, com aquela que será a terceira prova do seu calendário, a Baja TT Idanha-a-Nova, integrada no programa da prova organizada pela Escuderia Castelo Branco e pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Aquela que se mantém como a única competição monomarca do panorama nacional de provas offroad irá ter à partida 12 equipas, perspetivando-se, por isso e de novo, uma elevada competição nesta iniciativa da Mazda Motor de Portugal e da Total, este ano com um nível de competitividade sem igual!

Nas técnicas e sinuosas estradas dos pinhais da região de Idanha-a-Nova irão evoluir não só os principais candidatos ao título, como também as restantes duplas que disputaram as duas anteriores provas do calendário. Entre elas, encontram-se Etelvino Carvalho e João Penedo que, apesar de ainda não terem subido ao lugar mais alto do pódio este ano, se encontram no comando das tabelas de Pilotos e Navegadores do Desafio 2016, graças à regularidade demonstrada, totalizando 30 pontos.

Mas isto sem que possam estar descansados, pois logo atrás, a apenas 5 pontos, estão três duplas: Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira, os vencedores da primeira ronda, em Reguengos de Monsaraz, Pedro Dias da Silva/José Janela, que ganharam a Baja TT do Pinhal, e ainda Tiago Avelar/Silva Santos, que justificam a sua posição igualmente por uma extrema regularidade de prestações.

Ligeiramente mais longe, mas não de forma dramática, numa altura em que faltam ainda disputar três provas – esta jornada de Idanha-a-Nova, a Baja TT Portalegre 500 e as 24 Horas TT Vila de Fronteira – e sabendo-se que uma vitória vale 25 pontos, um 2º lugar, 18 e um 3º lugar mais 15, encontram-se Francisco Gil/Filipe Rasteiro, com 18 pontos, Jorge Cardoso/Joaquim Norte, com 15 e o regressado João Pedro Pais/Pedro Marcão, estes com um pecúlio de 10 pontos.

Está, por isso, tudo ainda bastante em aberto na luta pelos nomes daqueles que serão os sucessores de João Rato/João Ratinho, vencedores da edição de 2015 desta competição e que na edição deste ano ainda estão em branco em termos de pontuações, embora também eles com pretensões à revalidação do título, assim as pontuações conquistadas até final do ano os façam subir nas tabelas.

Em Idanha-a-Nova serão, assim, 13 os de Mazda Proto participantes na jornada, todos ostentando o visual do popular SUV CX-5, fruto de um kit de carroçaria específico. Em conjunto irão, como aliás sucedeu nas provas anteriores, contribuir para uma acirrada luta pelos melhores lugares, na categoria e até para um potencial lugar no top-10 geral da prova albicastrense, dando um colorido muito especial ao todo-o-terreno nacional.

Esta é uma iniciativa conjunta da Mazda Motor de Portugal e da Cepsa Portuguesa, representante no nosso país dos Lubrificantes Total, mantendo-se, também, EuropAssistance e Avivar como parceiros.

Desafio Total Mazda – Inscritos na Baja TT Idanha-a-Nova
Nota: Todos em Mazda Proto com kit CX-5
Nº 509 – Floriano Roxo/Nuno Roxo
Nº 512 – Francisco Gil/Filipe Rasteiro
Nº 516 – Bruno Rodrigues/Jorge Claro
Nº 517 – Pedro Salgueiro/Gonçalo Pires
Nº 518 – Pedro Silva/José Janela
Nº 519 – Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira
Nº 520 – João Rato/Vítor Hugo
Nº 521 – Rui Lopes/Luís Ferreira
Nº 522 – Tiago Avelar/Silva Santos
Nº 523 – Bruno Oliveira/Paulo Marques
Nº 524 – João Pedro Pais/Pedro Marcão
Nº 585 – Etelvino Carvalho/João Penedo
Nº 589 – Jorge Cardoso/Joaquim Norte

Programa da Prova
A Baja TT Idanha-a-Nova compõe-se de duas Etapas. A primeira integra os 13,64 km do Prólogo, somando-se duas passagens pelos 6,82 km da classificativa da Senhora do Almortão; o segundo dia inclui os 337,26 km do Sector Selectivo, numa boucle de 142,48 km no percurso Idanha/Rosmaninhal/Idanha e outra de 194,78 km entre Idanha/Penamacor/Zebreira.

No total a prova soma 350,90 km contra o cronómetro, de acordo com o seguinte Programa:

Dia, 9 de Setembro (1ª Etapa)
16h45 – Partida do Pódio (Praça do Município, Idanha-a-Nova)
17h10 – Prólogo 1
18h40 – Prólogo 2

Dia, 10 de Setembro (2ª Etapa)
08h00 – Partida do Pódio (Praça do Município, Idanha-a-Nova)
08h25 – Partida 1º Sector Selectivo (Idanha/Rosmaninhal/Idanha)
10h40 – Chegada prevista 1º Sector Selectivo (Idanha/Rosmaninhal/Idanha)
13h40 – Partida 2º Sector Selectivo (Idanha/Penamacor/Zebreira)
16h40 – Chegada prevista 2º Sector Selectivo (Idanha/Penamacor/Zebreira)
17h45 – Entrada no Parque Fechado (Campo das Feiras, Idanha-a-Nova)
19h30 – Entrega de prémios/Cerimónia do Pódio (Pç do Município, Idanha-a-Nova)

Classificação do Desafio Total/Mazda
(após 2 provas – Pilotos/Navegadores):
1º Etelvino Carvalho/João Penedo – 30 pontos
2º Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira – 25 pontos
2º Pedro Dias da Silva/José Janela – 25 pontos
2º Tiago Avelar/Silva Santos – 25 pontos
5º Francisco Gil/Filipe Rasteiro – 18 pontos
5º Jorge Cardoso/Joaquim Norte – 15 pontos
7´º Rui Lopes/Luis Ferreira – 12 pontos
7º João Pedro Pais/Pedro Marcão – 10 pontos
9º Pedro Salgueiro/Gonçalo Pires – 8 pontos
9º Floriano Roxo/Nuno Roxo – 8 Pontos
11º Bruno Rodrigues/Jorge Claro – 6 pontos

&nbsp

Scroll To Top