Craig Breen e Scott Martin demonstraram hoje um excelente desempenho, lutando até final e conquistando um muito merecido quarto lugar. Por sua vez, Mads Østberg e Torstein Eriksen tiveram de se contentar com o oitavo posto à Geral, uma posição que não reflete o fortíssimo andamento da dupla escandinava durante todo o fim de semana.
Com apenas 13,5 segundos a separar os quatro primeiros classificados, a Etapa final de hoje prometia ser altamente disputada, principalmente porque o dia arrancou com uma Especial totalmente nova (Elsi, 10,06 km), com um percurso muito estreito, altamente técnico e com muita lama…
Neste tipo de condições, nunca é fácil andar a fundo e encetar um ataque, mas Craig Breen, que saiu para a estrada com uma diferença de 1,7 segundos para o terceiro classificado, decidiu arriscar. Após um bom desempenho na primeira Especial, Breen foi atraiçoado pela reduzida aderência no troço cronometrado seguinte (ES20) e cometeu um pequeno erro. No entanto, o irlandês conseguiu manter-se na quarta posição até final da prova, garantindo um bom resultado para o Citroën Total Abu Dhabi WRT, num C3 WRC que, mais uma vez, deu excelentes provas de competitividade, rapidez e fiabilidade.
Igualmente envolvido numa luta sem tréguas pelo quinto lugar, Mads Østberg lutou energicamente para manter os seus rivais à distância. Mais uma prova inequívoca da forte competitividade da Citroën durante todo este fim de semana. Porém, um pião na ES22 fez o norueguês cair alguns lugares na classificação, terminando o rali em oitavo à Geral devido às diferenças muito curtas entre os concorrentes.
O QUE ELES DISSERAM…
Craig Breen: “Estou satisfeito com o meu fim de semana. Hoje de manhã dei o meu melhor, mas os outros pilotos foram mais rápidos do que nós. Foi importante obter pontos para a equipa. Agora, vou tentar manter este mesmo ritmo e aproveitar o impulso para os dois últimos ralis, de modo a encerrarmos a temporada da melhor forma possível. E, dada a minha preferência pelos pisos de alcatrão, já só penso no Rali de Espanha!”
Mads Østberg: “Embora tenhamos sentido algumas dificuldades em articular o nosso desempenho, estivemos bastante bem em algumas Especiais, tendo vencido uma e registado bons tempos noutras. Nunca baixámos os braços e tentámos andar sempre próximo das equipas da frente. Infelizmente, hoje tivemos alguma falta de sorte. Um pequeno erro que nos custou bastante caro.”
RALI DE GALES GB – CLASSIFICAÇÃO FINAL (PROVISÓRIA)
- Ogier / Ingrassia (Ford Fiesta WRC)
- Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) +10.6
- Lappi / Ferm (Toyota Yaris WRC) +35.1
- Breen / Martin (Citroën C3 WRC) +1:10.4
- Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) +1:14.4
- Mikkelsen / Jaeger (Hyundai i20 WRC) +1:15.9
- Paddon / Marshall (Hyundai i20 WRC) +1:18.4
- Ostberg / Eriksen (Citroën C3 WRC) +1:21.6