Quinta-feira , Setembro 28 2023
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / MICHELIN ENTRA NA NOVA ERA DAS CORRIDAS DE RESISTÊNCIA
<strong>MICHELIN ENTRA NA NOVA ERA DAS CORRIDAS DE RESISTÊNCIA</strong>

MICHELIN ENTRA NA NOVA ERA DAS CORRIDAS DE RESISTÊNCIA

  • Protótipos Hypercar que participarão no IMSA WeatherTech SportsCar Championship e no FIA WEC estarão equipados com pneus MCHELIN
  • Fabricantes de primeira linha e grande prestígio irão medir forças nesta nova era das corridas de resistência
  • Este ano celebra-se o centenário das 24 Horas de Le Mans, e, ao mesmo tempo, cumprem-se os 100 anos da primeira vitória da Michelin nesta mítica prova

A Michelin é o fornecedor de pneus de todos os protótipos Hypercar que competirão em 2023 nos dois principais campeonatos de resistência do mundo, o IMSA WeatherTech SportsCar Championship, que se realiza na América do Norte, e o Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (FIA WEC). Estas pneus foram desenvolvidos para desempenhar um papel crucial no apaixonante duelo que, esta temporada, oporá fabricantes da dimensão da Peugeot, Porsche, Ferrari, Cadillac, Toyota, Acura, BMW, Glickenhaus e Vanwall, em corridas tão importantes como o centenário das 24 Horas de Le Mans, que terá lugar em junho.

Ainda que a introdução da especificação Hypercar nas corridas de resistência remonte à temporada de 2020 do FIA WEC, esta categoria promete alcançar este ano a sua verdadeira maturidade, após o ingresso de inúmeros fabricantes de prestígio na luta pela vitória nos dois campeonatos mais importantes desta disciplina, e em corridas tão célebres como as 24 Horas de Le Mans.

Às equipas já presentes na categoria – Toyota, Glickenhaus e Peugeot – juntar-se-ão, em 2023, nada menos que seis marcas, que se estrearão ou reaparecerão no campeonato, casos da Porsche, Ferrari, Cadillac, Acura, BMW e Vanwall; ao passo que outras, como Alpine, Lamborghini e Isotta Fraschini, entrarão em 2024.

A Michelin foi escolhida como fornecedor de pneus de toda a categoria Hypercar pelos organizadores das duas principais competições de resistência do mundo. Os protótipos inscritos competirão com pneus MICHELIN Pilot Sport, os quais, graças a uma avançada tecnologia de simulação, foram desenvolvidos em questão de meses. Impulsionada pelos êxitos alcançados desde 2020, a gama evoluiu ainda mais este ano, com o intuito de oferecer aos parceiros da Michelin elevados níveis de durabilidade e performance. “A nossa gama de pneus Hypercar para 2023 é totalmente nova”, confirma Pierre Alves, diretor do Programa de Corridas de Resistência da Michelin Motorsport.

A temporada do IMSA WeatherTech SportsCar Championship arranca com as 24 Horas de Daytona, na Flórida (EUA), a 28 de janeiro. Neste cenário farão a sua estreia os novos protótipos híbridos Porsche 963, Cadillac V-LMDh, Acura ARX-06 e BMW M Hybrid V8 equipados com MICHELIN Pilot Sport, os quais foram concebidos para enfrentar duplos ou triplos stints, uma questão importante devido à menor atribuição de pneus para cada corrida.

Posteriormente, a 11 de março, treze Hypercar reunir-se-ão no célebre circuito situado no aeródromo de Sebring, na Flórida, para a prova inaugural do FIA WEC. Na categoria principal do campeonato do mundo, a Michelin equipará dois Toyota GR010 Hybrid, quatro Porsche 963, dois Ferrari 499P, dois Peugeot 9X8, um Cadillac V-LMDh, um Glickenhaus 007 e um Vanwall Vandervell.

A nova normativa proíbe a utilização de aquecedores de pneus, pelo que os engenheiros da Michelin Motorsport centraram o seu trabalho no desenvolvimento de novos compostos.

O ponto alto da temporada do FIA WEC 2023 será o centenário das 24 Horas de Le Mans (10 e 11 de junho). A comemoração deste importante aniversário marcará, também, o centenário da primeira vitória da Michelin na prova francesa. Desde esse feito, alcançado, em 1923, pelo Chenard et Walcker Sport de Lagache/Léonard, a Michelin conquistou nada menos do que 30 vitórias absolutas em Le Mans, e permanece invicta desde 1998.

A Michelin ambiciona melhorar de forma sustentável a mobilidade dos seus clientes. Líder do sector do pneu, a Michelin concebe, fabrica e distribui os pneus mais adaptados às necessidades e às diferentes utilizações dos seus clientes, assim como serviços e soluções para melhorar a eficácia do transporte. De igual modo, a Michelin oferece aos seus clientes experiências únicas nas suas viagens e deslocações. A Michelin também desenvolve materiais de alta tecnologia para diversas utilizações. Com sede em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 177 países, emprega mais de 124.760 pessoas e dispõe de 68 centros de produção de pneus, que, em 2021, fabricaram 173 milhões de pneus (www.michelin.pt).

&nbsp

Scroll To Top