- Lançamento de uma nova campanha: #WeRaceForChange
- Novo pneu com 63% de materiais sustentáveis para o protótipo a hidrogénio GreenGT, e para o Porsche 718 Cayman GT4 ePerformance elétrico
- Michelin reforçou a sua capacidade digital com a aquisição da Canopy Simulation, na sua aposta na tecnologia de simulação enquanto fator chave para o progresso da mobilidade
A Michelin, o ACO (Automobile Club de l’Ouest), e os seus parceiros, juntam-se este mês para celebrar o centenário das 24 Horas de Le Mans, a competição automobilística mais dura e prestigiada do mundo. A empresa francesa celebra este marco revendo as inúmeras inovações que a clássica de 24 horas contribuiu para desenvolver nos últimos 100 anos.
- 1923 – Triunfo para Chenard & Walcker com pneus Michelin desmontáveis
- 1951 – Primeiro pneu radial a competir na categoria de topo
- 1967 – Primeira aparição de pneus slick sem rastro
- 2005 – Pneus para o Audi R10 TDI, primeiro protótipo Diesel a competir em Le Mans
- 2014 – Pneus para os protótipos LMP1 (5 a 6 cm mais estritos, 15% mais leves)
- 2014 – Pneus slick intermédios MICHELIN Hybrid
- 2021 – Pneus para a nova categoria Hypercar desenvolvidos na íntegra no simulador
Desde há muito que a Michelin considera as 24 Horas de Le Mans um desafio capaz de acelerar a aparição de inovações sustentáveis. A natureza sem compromissos dos desportos motorizados, em geral, e de Le Mans, em particular, assim como a flexibilidade de produção que requerem e o valor dos dados que proporcionam, através de um leque incomparavelmente amplo de situações, fazem destas corridas um lugar cada vez mais adequado para enfrentar os desafios da mobilidade e ambientais que atualmente enfrentamos.
Para a edição do centenário das 24 Horas de Le Mans, a Michelin promove a sua nova campanha #WeRaceForChange, dirigida ao grande público. Especialmente visível na Village para os adeptos presentes no circuito, o seu objetivo é explicar em que medida o automobilismo contribui para a inovação, com foco especial nas diferentes profissões e áreas de atividade que mobiliza. A Michelin conta com aquela que é, provavelmente, a trajetória mais completa e brilhante deste desporto, mas a razão por que aposta na competição é para dar forma à mobilidade do futuro, não simplesmente para conseguir títulos e troféus.
Os adeptos que visitem a Village de Le Mans poderão descobrir o apelativo stand da Michelin, que retraça as inovações da empresa francesa na prova.
Entre os produtos expostos encontra-se o novo pneu desenvolvido para o protótipo de competição a hidrogénio H24 GreenGT, que incorpora 63% de materiais sustentáveis. Este pneu coincide na perfeição com a vontade da Michelin, de utilizar materiais sustentáveis em toda a sua gama, cumprindo com o objetivo do Grupo, de utilizar exclusivamente matérias-primas de origem biológica, recicladas ou renováveis, em todo o seu portfólio, até 2050.
Em pista, a Michelin desenvolveu uma nova gama de pneus para a categoria Hypercar, concebida exclusivamente no simulador. A capacidade da Michelin, para reproduzir com precisão o comportamento dos seus pneus em formato digital, deve-se à sua ampla base de dados, e à sua capacidade para processar dados inteligentes, utilizando os mais avançados algoritmos matemáticos.
Mais de duas décadas de experiência em tecnologia de simulação avançada ajudaram a Michelin a produzir a Tame Tire, uma ferramenta de modelização para o desenvolvimento de pneus única, patenteada e codificada. Ao reproduzir dinamicamente os efeitos que as flutuações de temperatura têm sobre as matérias-primas, e sobre as pressões dos pneus no circuito, a Tame Tire contribui de forma significativa para o desenvolvimento não só dos pneus de competição, mas também dos utilizados nos automóveis de estrada de altas prestações atuais. Para mais, permite analisar a forma como interagem os pneus e o chassis à medida que os fabricantes apostam mais na eletrificação das suas gamas de veículos, incluindo a forma como a distribuição do peso, e as características de carga, dos seus respetivos modelos variam durante a utilização.
Para reforçar ainda mais a sua capacidade digital, a Michelin adquiriu recentemente a empresa britânica Canopy Solutions, especialista no sector da simulação do tempo por volta. A sua experiência é reforçada pelo simulador de trajetória que desenvolveu para acrescentar à equação um fator de “piloto virtual” de alto desempenho. Graças a estes conhecimentos, a Michelin pode acelerar o seu programa de investigação e desenvolvimento, atribuindo a estes “pilotos virtuais” tarefas padronizadas, que atualmente são realizadas por pilotos reais em simuladores dinâmicos.
Cem anos depois da sua primeira vitória nas 24 Horas de Le Mans, em 1923, a capacidade de inovação da Michelin continua a acelerar, pelo que a competição desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de uma estratégia baseada no progresso tecnológico.
Breve guia da gama de pneus Michelin para as 24 Horas de Le Mans 2023
- Nova gama de pneus Hypercar da Michelin compete pela primeira vez em Le Mans
- Três cores para os pneus MICHELIN Pilot Sport:
- Marca branca no flanco: composto MACIO,
- Marca amarela no flanco: composto MÉDIO,
- Marca vermelha no flanco: composto DURO.
- Novo pneu MICHELIN Pilot Sport de CHUVA, único e especialmente versátil, para os protótipos Hypercar, em lugar das duas opções anteriormente disponíveis para piso molhado
- Gama Michelin para os LM GTE Am idêntica à de 2022
- 37 dos 62 carros inscritos no centenário das 24 Horas de Le Mans competem com pneus MICHELIN
- Número de pneus MICHELIN disponíveis para as 24 Horas de Le Mans de 2023 é 8000
Para partilhar o seu legado nas corridas de resistência, e a sua visão do futuro, a Michelin reativou o Michelin Café, situado no extremo norte da Sala de Imprensa do circuito. O objetivo do Michelin Café é oferecer aos jornalistas um ambiente descontraído, em que possam fazer uma breve pausa no trabalho, partilhar ideias e descontrair.
O Michelin Café estará aberto a todas as pessoas que disponham de um passe de imprensa, com o seguinte horário de funcionamento:
- Quarta-feira/quinta-feira (7-8 de junho): das 16h00m às 00h30m;
- Sexta-feira (9 de junho): encerrado;
- Sábado/domingo (10-11 de junho): das 8h00m de sábado às 18h00 6pm do domingo (horário ininterrupto)