Sábado , Julho 2 2022
ÚLTIMAS
Home / RALI / MIKKELSEN LIDERA PRESENÇA MASSIVA DO WRC2 EM PORTUGAL
MIKKELSEN LIDERA PRESENÇA MASSIVA DO WRC2 EM PORTUGAL

MIKKELSEN LIDERA PRESENÇA MASSIVA DO WRC2 EM PORTUGAL

O principal ponto de interesse deste 55.º Vodafone Rally de Portugal são, sem dúvida, o regresso do duelo entre Sébastien Ogier e Sébastien Loeb e a estreia dos 12 carros Rally1 híbridos de última geração numa prova de terra do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), mas a promessa de uma empolgante luta pela vitória no Campeonato FIA WRC2 não deixa igualmente de atrair as atenções.

São 41 inscritos, liderados pelo campeão em título e atual comandante do WRC2, Andreas Mikkelsen, no Škoda Fabia Evo. O norueguês, que no ano passado falhou a prova do ACP por estar infetado com COVID19, tem 15 pontos de vantagem sobre o francês Yohan Rossel (Citroën C3), que por sua vez conseguiu o primeiro triunfo nesta competição no Rally da Croácia deste ano, depois de se ter sagrado campeão do WRC3, em 2021.

Os colegas de equipa de Mikkelsen no Toksport WRT, Marco Bulacia e Nikolay Gryazin, juntamente com o duo da Hyundai Motorsport N, Teemu Suninen e Oliver Solberg, são outros dos potenciais candidatos à vitória na prova portuguesa. Chris Ingram, Kajetan Kajetanowicz, ambos em Škoda Fabia Evos, e os Citroën C3 de Eric Camilli, Jan Solans e Stèphane Lefebvre, são outros dos pilotos que podem ter uma palavra a dizer.

Entre os concorrentes Júnior, competição para pilotos até 30 anos de idade, o checo Erik Cais lidera, com apenas um ponto de vantagem sobre Gryazin e o finlandês Emil Lindholm, enquanto o estónio Georg Linnamäe e Ingram completam o top-5. Os pilotos aproveitam os seis melhores resultados das sete provas da competição.

Os 11 pilotos portugueses inscritos no WRC2 têm, também, hipóteses de brilhar. Armindo Araújo, líder do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) e vencedor da prova do ACP por três vezes (2003, 2004 e 2006), quando esta não era elegível para o WRC, é um dos principais favoritos ao triunfo na competição nacional, que se disputa ao longo dos dois primeiros dias de prova. Vai, todavia, contar com a forte concorrência, entre outros, de Bruno Magalhães, Ricardo Teodósio, Pedro Meireles, José Pedro Fontes e Pedro Almeida. Finda a prova pontuável para o CPR, prossegue o objetivo de ser o melhor piloto português no Vodafone Rally de Portugal.

Pajari lidera o WRC3 e Joona e Armstrong o Junior

O Campeão do Mundo Júnior em título, o finlandês Sami Pajari, lidera o WRC3, com quarto pontos de vantagem sobre o italiano Enrico Brazzoli e sete sobre o irlandês William Creighton, com três jornadas já disputadas. Já o FIA Junior WRC, que vai na 21.ª edição e integra o Vodafone Rally de Portugal desde 2007, é liderado ex-aequo por Lauri Joona e Jon Armstrong, após duas rondas da competição de cinco eventos.

2022 FIA WRC2 Championship – classificação após ronda 3:

1. Andreas Mikkelsen (NOR) 51pts

2. Yohan Rossel (FRA) 36pts

3. Nikolay Gryazin (RUS) 27pts

4. Erik Cais (CZE) 22pts

5. Emil Lindholm (FIN) 21pts

6. Ole-Christian Veiby (NOR) 18pts

6. Kajetan Kajetanowicz (POL) 18pts

8. Chris Ingram (GBR) 16pts

9. Jari Huttunen (FIN) 15pts

10. Grégoire Munster (BEL) 13pts, etc.

2022 FIA WRC2 Junior Championship – classificação após ronda 3:

1. Erik Cais (CZE) 37pts

2. Nikolay Gryazin (RUS) 36pts

3. Emil Lindholm (FIN) 33pts

4. Georg Linnamäe (EST) 28pts

5. Chris Ingram (GBR) 27pts, etc.

2022 FIA WRC3 Championship – classificação após ronda 3:

1. Sami Pajari (FIN) 37pts

2. Enrico Brazzoli (ITA) 33pts

3. William Creighton (IRL) 30pts

4. Zoltán László (HUN) 25pts

4. Lauri Joona (FIN) 25pts, etc.

2021 FIA Junior WRC Championship – classificação após ronda 2:

1. Lauri Joona (FIN) 47pts

1. Jon Armstrong (GBR) 47pts

3. Robert Virves (EST) 29pts

4. William Creighton (IRL) 27pts

5. Sami Pajari (FIN) 25pts, etc.

&nbsp

Scroll To Top
Posting....