Terça-feira , Março 26 2019
ÚLTIMAS
Home / RALI / Mikkelsen vence após furo de Tanak … (por Carlos da Silva)
Mikkelsen vence após furo de Tanak … (por Carlos da Silva)

Mikkelsen vence após furo de Tanak … (por Carlos da Silva)

 

Há finais assim! Chovia torrencialmente na segunda passagem pela especial de Baranowo quando o céu se abateu sobre Ott Tänak, o verdadeiro herói desta edição do Rali da Polónia! Líder da prova desde o final do primeiro dia, o piloto da Estónia – tal como tantos outros, foi vítima de um furo no Ford Fiesta RS WRC com as cores da D-Mack, entregando de bandeja a vitória ao VW de Andreas Mikkelsen. Em suma, uma penúltima especial que certamente ficará marcada na memória de Tanak, um pouco à imagem do que já havia sucedido curiosamente com Mikkelsen no Rali da Suécia em 2015…

Com esta um tanto ao quanto inesperada vitória de Mikkelsen “em cima da meta”, fez com que o piloto norueguês torna-se o sexto piloto a vencer consecutivamente uma prova do mundial esta época, algo nunca mais assistido desde 2001, a saber: (C. Mcrae (RIP) – Acrópole; T. Mäkinen – Safari; M. Grönholm – Finlândia; R. Burns (RIP) – Nova Zelândia; G.Panizzi – São Remo e Jesús Puras – Tour de Corse!

Depois de dois desaires consecutivos (leia-se despiste em Itália e Portugal) Hayden Paddon obteve uma saborosa terceira posição final, “presa” por apenas 8 décimas já que Thierry NEUVILLE (4.º) “entrou com tudo” na Power Stage, na tentativa de lhe roubar a ultima posição do pódio. Um resultado de conjunto que valeu preciosos pontos à Hyundai Motorsport no que diz respeito ao “mundial” de Construtores, desta vez assertiva na escolha dos seus pilotos pontuáveis.

Ambos os VW de Jari-Matti Latvala (5.º) e Sébastien Ogier (6.º) estiveram um pouco distantes daquilo que fomos nos habituando a assistir, fruto – em certa parte, das regras de posicionamento na estrada, valendo-lhes 2 e 3 pontos extra, respectivamente, obtidos na Power Stage. No entanto com pouco mais de 40 seg. a separar os seis primeiros não se pode afirmar de forma alguma que o desnivelamento entre os homens de topo foi grande, facto que este que deve ser igualmente registado.

Longe de impressionar estiveram ambos os Citroen DS3 WRC de Craig Breen (6.º) e Stephane Lefebvre (12.º) que ao longo da prova tiveram um andamento muito semelhante, até que um toque mais violento num muro quase arrancava por completo a roda traseira esquerda do carro do piloto francês. Depois de se arrastar literalmente até ao seu parque de assistências, valeu o excelente trabalho dos mecânicos da Abu Dhabi Total WRT que o permitiram terminar a prova…mas já fora dos pontos.

Fechando o Top 10, ambas as provas de Mads Østberg (9.º) e Eric Camilli(10º) foram demasiado “fracas” comparativamente ao andamento evidenciado por Tanak em carro idêntico, sendo a M-Sport WRT de longe a equipa menos competitiva entre as equipas oficiais presentes na prova polaca. Sem duvida a pior prova da época para a equipa de Malcom Wilson.

Na WRC 2 o finlandês Teemu Suninen Racing (Skoda) que chegou a cair para terceiro no inicio do dia (!), obteve a sua terceira vitória na época, depois do seu compatriota e então líder Esapekka Lappi Officialigualmente em Skoda Fabia R5 (3.º) e Elfyn Evans em Ford Fiesta R5 (2.º) terem igualmente furado…

Simone Tempestini venceu na WRC 3 com mais de 3 minutos de avanço sobre o piloto da Sébastien Loeb Racing Terry Folb, numa prova onde o piloto italiano mas detentor de licença romena a liderou desde a 5.ª especial.

Classificação final:
1 Mikkelsen A. / Jaeger Anders 2H37:34.4
Volkswagen Polo R WRC
2 Tänak Ott / Mõlder Raigo 26.2
Ford Fiesta RS WRC
3 Paddon Hayden / Kennard John 28.5
Hyundai i20 WRC
4 Neuville T. / Gilsoul Nicolas 29.3
Hyundai i20 WRC
5 Latvala J. / Anttila Miikka 33.8
Volkswagen Polo R WRC
6 Ogier S. / Ingrassia J. 40.3
Volkswagen Polo R WRC
7 Breen Craig / Martin Scott 2:01.4
Citroën DS3 WRC
8 Østberg Mads / Fløene Ola 3:04.6
Ford Fiesta RS WRC
9 Camilli Eric / Veillas B. 5:23.1
Ford Fiesta RS WRC
10 Suninen Teemu / Markkula Mikko 5:53.3
Škoda Fabia R5
11 Bertelli L. / Scattolin S. 5:57.0
Ford Fiesta RS WRC
12 Lefebvre S. / Moreau Gabin 6:38.0
Citroën DS3 WRC
13 Evans Elfyn / Parry Craig 6:42.9
Ford Fiesta R5
14 Lappi Esapekka / Ferm Janne 8:26.0
Škoda Fabia R5
15 Solberg Henning / Minor Ilka 9:00.3
Ford Fiesta RS WRC
16 Kajetanowicz K. / Baran Jarosław 12:26.1
Ford Fiesta R5
17 Al Rajhi Yazeed / Orr Michael 13:01.5
Ford Fiesta RS WRC
18 Kołtun J. / Pleskot I. 16:29.7
Ford Fiesta R5
19 Loubet P. / Landais Vincent 16:54.8
Citroën DS3 R5
20 Tidemand Pontus / Andersson Jonas 21:13.6
Škoda Fabia R5

Photo Credits: © Copyright Dali Dovžan

 

Scroll To Top