Terça-feira , Junho 22 2021
ÚLTIMAS
Home / RALI / Mitsubishi – “Vamos regressar aos eventos de automobilismo em todo o mundo”
Mitsubishi – “Vamos regressar aos eventos de automobilismo em todo o mundo”

Mitsubishi – “Vamos regressar aos eventos de automobilismo em todo o mundo”

 
À margem do anúncio dos lucros da Mitsubishi Motors Corporation em Tóquio, Takao Kato CEO da Mitsubishi revelou que aquela marca japonesa – membro da aliança automotiva da Renault e Nissan, irá lançar uma linha de peças e acessórios para os seus modelos, bem como regressar à competição automóvel através da sua marca subsidiária Ralliart, após um hiato de 11 anos.
Os modelos Pajero e Lancer (Evolution) tornaram-se sinónimos de vitórias desde 1980, resultados que ajudaram significativamente a marca a vender os seus veículos de tração total em tudo o mundo. Mas a empresa desistiu do WRC e dos Rallly Raid em 2005, após uma série de erros de direção da marca, mas sobretudo devida à queda do número de vendas de veículos daquele construtor.
Takao Kato CEO da Mitsubishi: “Para os clientes que desejam experimentar os nossos Mitsubishi, vamos lançar acessórios feitos sob medida para a nossa linha de modelos, bem como reentrar em eventos de automobilismo em todo o mundo”. Kato referiu ainda que o retorno daquela marca ao automobilismo seria em SUVs e Crossovers a partir de 2023, depois de nos últimos anos ter investindo milhões de dólares no desenvolvimento em tecnologia híbrida plug-in e trens de força elétricos. Estará aqui encontrada a resposta sobre o hipotético quarto construtor a ingressar oficialmente no WRC a médio prazo? A influência da Toyota pode ter tido algo a ver com a decisão final da empresa?
Um pouco da sua história
A pedido da Mitsubishi Motors, em abril de 1983 a Andrew Cowan Motorsports (ACMS) do já desaparecido ex-piloto escocês Andrew Cowan, estabeleceu uma base europeia para as atividades desportivas da marca dos três diamantes. Com sede em Rugby (Inglaterra), a ACMS iria pouco depois evoluir para a designação Mitsubishi Ralliart Europe, tendo sob a sua égide conquistado quatro títulos de campeão do Mundo de Ralis por Tommi Mäkinen (1996-99), um Mundial de Construtores (WRC 1998) e um impressionante recorde de doze vitórias no Rally Dakar.
Na sua história várias “Licenças regionais” foram oficialmente emitidas como a Ralliart Australia por Doug Stewart em 1988, a Ralliart Itália que preparou os Lancer Evo IX e X com o qual o português Armindo Araujo conquistou dois títulos na PWRC (2009/2010), a Ralliart New Zealand por Chris “Choice” Little, a Ralliart China, a Ralliart Japan e mais recentemente a Ralliart Brasil, por Guilherme Spinelli.
Em novembro de 2005, a Mitsubishi Motors assumiu oficialmente os “destinos” da MRE rebatizando-a de Mitsubishi Motor Sport, sedeando-a em Trebur na Alemanha – embora Cowan tenha permanecido como seu “Conselheiro Desportivo”, acabando por reduzir as suas atividades comerciais em abril de 2010, embora a marca Ralliart continue a ser usada pela Mitsubishi.
 
Vídeo: A Glorious Heritage – Mitsubishi Motorsport History
 
CARLOS DA SILVA

&nbsp

Scroll To Top