Domingo , Dezembro 16 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / Mpart desenvolve Mirage R5 electrico
Mpart desenvolve Mirage R5 electrico

Mpart desenvolve Mirage R5 electrico

 

A estrutura sueca da Mpart anunciou que está a desenvolver um veículo 100% eléctrico com base no “seu” Mitsubishi R5 Official, que atualmente compete nalgumas provas na Ásia-Pacifico e no Campeonato britânico, sueco e chileno de ralis.

Segundo Tomas Weng – o diretor da Mpart, vai para dois anos que um protótipo está a ser construído baseado nos regulamentos FIA R5, e que espera iniciar os primeiros testes do mesmo já no início do próximo outono. Terá dois motores elétricos – um acionado às rodas dianteiras e outro às traseiras, produzindo um binário combinado de 250kw ou 600Nm.

“Sempre tive em mente que produziríamos uma versão elétrica do Mirage. Era notória a direção em que indústria automóvel se encaminhava, logo fazia todo o sentido criar um veículo que pudesse ser alimentado por uma variedade de diferentes fontes de energia: gasolina, PHEV (veículo elétrico híbrido plug-in) e 100 % eléctrico. Um dos maiores desafios não é a sua construção, mas a forma como as baterias são carregadas e a autonomia que possa ser alcançada. Grande parte da tecnologia já se encontra disponível, portanto, é uma conversão razoavelmente simples e se juntarmos tudo o equipamento já poderemos ter um protótipo pronto em setembro. Eu acredito que um dia veremos uma classe para carros 100% eléctricos nos Ralis. Entendo que os puristas podem não gostar do que está acontecendo, mas não temos escolha a não ser abraçar a tecnologia se quisermos que o automobilismo e os negócios sobrevivam”.

Como se sabe o Mitsubishi Mirage R5 não tem homologação FIA não foi concebido pela casa mãe, a Mitsubishi – oficialmente ausente do Mundial de Ralis desde 2005, pelo que não é elegível para competir em Campeonatos FIA como o WRC2 ou ERC.

Depois da Sthol Racing já ter desenvolvido um Peugeot 207 S2000 EV e da M-Sport já ter anunciado no início deste ano que estava trabalhando numa versão elétrica de um Ford Fiesta R5, este é para já o terceiro projecto 100 % eléctrico que poderá ver a luz do dia!

CARLOS DA SILVA

 

Scroll To Top