Sábado , Dezembro 15 2018
ÚLTIMAS
Home / RALLYCROSS / Muita animação em Montalegre
Muita animação em Montalegre

Muita animação em Montalegre

Adversários nas pistas, amigos em tudo o mais

Santinho Mendes e Leandro Macedo disputam as primeiras posições da categoria Super Iniciação, no Campeonato Nacional de Ralicross.

Um dos melhores exemplos de desportivismo vem da categoria mais jovem do Campeonato Nacional de Ralicross e Kartcross (CNRX), justamente dos dois pilotos que discutem o título de Campeão.

Na Super Inciação participam pilotos com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos. Apesar da juventude, não é por isso que as corridas são menos disputadas e por vezes assistimos a provas que fazem inveja aos homens de “barba rija”.

Santinho Mendes, Campeão em título, e Leandro Macedo (vice-campeão em título) são mais uma vez os protagonistas da categoria. Discutem as primeira posições numa espécie de “guerra sem quartel” na pista, mas isso não os impede de serem os melhores amigos fora dela.

AS assistências de ambos normalmente partilham o mesmo espaço. O Peugeot de Santinho e o Volkswagen de Macedo, tantas vezes são assistidos pelos mesmos mecânicos e meios, para logo de seguida irem para a pista discutir uma corrida metro a metro.

Melhor exemplo de desportivismo não há e são justamente os mais novos que o dão a todos os outros.

Antes da presente prova, Montalegre 1, Santinho Mendes comanda a classificação do CNRX, com 160 pontos; Leandro Macedo é segundo com 115.

santinho.sever2 Santinho Mendes (Peugeot 205) – Arquivo Sever do Vouga 1

macao leandro Leandro Macedo (VW Polo) –  Arquivo Mação 1

IMG 0421 Da esquerda para a direita: José Macedo, Santinho Mendes, Leandro Macedo e Vítor Mendes

Corridas de qualificação

Kartcross Corrida 1

Serie A

Partida atribulada, com um toque na curva um a motivar o aparecimento da bandeira vermelha.

Nova partida e Pedro Rosário (Semog Bravo ER) arrrancou na frente, trazendo Nuno Bastos (ASK EVO) completamente colado.

No grupo da frente qualquer um de cinco poderia vir a vencer. Mário Rato (Semog) era a terceira força em presença.

Serie B

José Luís Pereira (AG Sport) partiu na frente. Mauro Reis (Hsport) arrancou como um tiro da segunda linha e colocou-se na segunda posição, à frente de Luís Caseiro (ASK 600).

Pouco depois já era segundo. Sérgio Castro (ASK 600) e João Matias (Hsport) discutiam o terceiro posto, depois de Mauro Reis se ter afundado na classificação.

IMG 7595 Pedro Rosário (semog Bravo ER)

Super Inciação

Após as duas primeiras corridas de qualificação, Santinho Mendes (Peugeot 205) está na frente, com duas vitórias.

Na primeira foi o único a ver a bandeirada xadrez: Pedro Pereira não partiu devido a problemas mecânicos no Renault Clio. Leandro Macedo ficava na primeira curva, com problemas mecânicos no VW Polo. Na série seguinte Andreia Sousa (Toyota Starlet) e Lucas Simões (Peugeot 106) tocam-se. A prova terminava aí para ambos, o Peugeot capotava. Andreia foi desclassificada. O piloto do Peugeot ainda foi assistido no posto médico, mas por mera precaução.

montalegre capotanco Lucas Simões (Peugeot 106)

Na segunda corrida foi tudo mais pacífico. Paulo Rocha (Peugeot 106) andou na frente da Serie A, trazendo Andreia Sousa logo atrás.

Leandro Macedo arrancou melhor. Santinho Mendes andava colado, Pedro Pereira (Renault Clio) andava muito perto.  Ao entrarem na terceira volta o motor do VW Polo calou-se e Macedo caiu para último. Algo estava definitivamente mal na mecânica Volkswagen.

Santinho venceu a segunda corrida. Pedro Pereira foi segundo.

Super Nacional

José Eduardo Queirós colocou-se na frente da Super Nacional, após ter sido segundo nas duas corridas de qualificação disputadas esta tarde, ao amealhar quatro pontos. Nuno Araújo (Peugeot 106) somou mais três pontos, graças a um terceiro e um quarto postos e é o segundo classificado. À frente de José Sousa (Peugeot 306).

Má sorte para Luís Moreira, que viu a roda da frente esquerda do BMW sair, quando comandava e dessa forma perdeu a liderança na serie e na tabela da classficação. Melhor sorte teve José Eduardo Queirós (Ford Escort), que assim venceu a serie e ganhou o tal segundo posto.

Celmo Guicho (Renault Clio) foi o melhor da segunda corrida, mas o mau resultado (nono) na prova de abertura, não lhe permitiria melhor do que o quinto lugar.

montalegre luis moreira Luís Moreira (BMW 325i)

Super 1600

Mais uma vez foram corridas de cortar a respiração, que deram o primeiro lugar a João Ribeiro (Citroen Saxo S1600), que ganhou ambas.  Hélder Ribeiro (Citroen C2 S1600) foi primeiro nas duas series em que participou, mas como forma series mais lentas, terminou a tarde com o segundo posto.

Mário Teixeira (Ford Fiesta S1600) somou sete pontos, de um terceiro e um quarto lugar, que o colocam no pódium provisório.

José Eduardo Rodrigues (Peugeot 206 S1600) e Joaquim Machado (Peugeot 206 S1600), disputaram o quarto posto, tendo rodrigues levado a melhor.

montalegre s1600 João Ribeiro (Citroen Saxo S1600)

Super Cars

Joaquim Santos (Ford Focus) somou dois primeiros lugares e com apenas dois pontos encabeça a classificação após as duas primeiras corridas de qualificação.

José Cruz (Peugeot 306) foi segundo na corrida inicial e quarto após um toque e uma saída ligeira de pista, ainda foi quarto na derradeira corrida do dia.

Daniel Costa (Citroen Saxo Bi-motor) conquistou na segunda corrida o segundo posto que o colocou definitivamente em terceiro na geral e primeiro da Divisão 2.

Ademar Pereira (BMW 325 Ix) foi segundo na divisão 2, quarto da geral e Dany Moreau (Renault Clio) foi quinto, depois de levar um toque na corrida dois.

montalegre moreau Dany Moreau (Renault Clio) no momento da desistência

 

Scroll To Top