Sábado , Fevereiro 4 2023
ÚLTIMAS
Home / TODO-O-TERRENO / Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel os reis do Rally Dakar
Nasser Al-Attiyah e  Mathieu Baumel os reis do Rally Dakar

Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel os reis do Rally Dakar

Segunda vitória consecutiva no Dakar para a TOYOTA GAZOO Racing

A Toyota dominou o resultado com as equipes TGR terminando em 1º, 4º e 5º.
4 Toyota Hilux T1+ no Top 5 da classificação, o que demonstra a qualidade, durabilidade e fiabilidade do modelo.
O catariano Nasser Al-Attiyah e seu co-piloto francês Mathieu Baumel defenderam com sucesso o título do Dakar conquistado pela TOYOTA GAZOO Racing (TGR) em 2022, quando trouxeram seu GR DKR Hilux T1+ para a linha de chegada da última etapa do Dakar 2023 em 15 de janeiro. A dupla perdeu 5 minutos e 41 segundos para os vencedores da etapa, mas isso pouco importava, pois eles selaram a vitória geral com uma margem de 1 hora e 20 minutos e 49 segundos.

Para Nasser, esta foi a quinta vitória no Rally Dakar, enquanto Mathieu já soma quatro vitórias. Os dois venceram três vezes para a Toyota, e as últimas vitórias foram uma exibição consecutiva da qualidade, durabilidade e confiabilidade do fabricante japonês. O casal assumiu a liderança do evento na segunda etapa e nunca mais saiu dela.

Giniel de Villiers, que completou seu 20º Rally Dakar consecutivo cruzando a linha de chegada perto de Dammam, terminou o rali na 4ª posição geral. Com este resultado, ele soma 15 resultados no Top 5, incluindo uma vitória em 2009. O sul-africano só terminou fora do Top 10 uma vez, e seu desempenho no Rally Dakar 2023 ressalta a dureza e tenacidade de um dos verdadeiros veteranos do Rally. Dacar. Ao lado do navegador Dennis Murphy, Giniel terminou a 45ª edição do rali com uma desvantagem de 2h31m12s.

Henk Lategan e seu co-piloto Brett Cummings vão se lembrar por muito tempo do Dakar 2023 como uma corrida que poderia ter sido muito diferente para eles. Chegaram a ocupar o 2º lugar da classificação geral, antes que dois contratempos os fizessem descer. A dupla demonstrou grande ritmo ao longo do rali e espera refletir melhor sua velocidade nas próximas edições. Mesmo assim, terminaram na 5ª posição geral, menos de 5 minutos atrás de seus companheiros de equipe na quarta colocação.

A Toyota dominou os resultados do Dakar 2023, com as equipas TGR a terminarem em 1.º, 4.º e 5.º. Uma Toyota Hilux T1+ particular, nas mãos do jovem brasileiro Lucas Moraes, aumentou o recorde da fabricante nipônica ao terminar na terceira posição geral. Esta foi a primeira tentativa de Lucas no Rally Dakar, embora ele tivesse um co-piloto experiente na forma de Timo Gottschalk ao lado dele no carro.

Ao nível do Campeonato do Mundo de Ralis-Raid (W2RC) de 2023, do qual o Rali Dakar foi a prova de abertura, Nasser e Mathieu acumularam um total de 85 pontos. Isso significa que, após a primeira rodada do campeonato de cinco rodadas, eles estão apenas dois pontos atrás dos líderes. A Toyota está na 2ª posição do campeonato de construtores, apenas um ponto atrás dos líderes. A próxima prova é o Abu Dhabi Desert Challenge, que acontece na última semana de fevereiro.

&nbsp

Scroll To Top