Quinta-feira , Outubro 1 2020
ÚLTIMAS
Home / RALI / Neuville o “esquiador” de serviço
Neuville o “esquiador” de serviço

Neuville o “esquiador” de serviço

 

O primeiro dia do Rali da Suécia foi novamente um “must” de condução para Thierry Neuviile (Hyundai i20 Coupe WRC). Sendo o 8.º a partir para a estrada e com a neve a cair com maior intensidade nos troços disputados na parte da tarde, à imagem do ultimo Rallye de Monte-Carlo o piloto belga tem imprimido um andamento bastante rápido neste início de prova, vencendo 5 das 8 especiais já disputadas. Um ligeiro toque numa berma no decorrer da quarta especial – que o levou a perder momentaneamente a liderança da prova para Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris WRC), e até mesmo a porta do seu Hyundai a se abrir em pleno troço (?), parece ter-lhe serviço de tónico para uma secção vespertina verdadeiramente ao ataque, como atestam – por exemplo os mais de 17 seg. ganhos ao piloto finlandês no penúltimo troço deste primeiro dia! Com 28,1seg. a separarem ambos, para já a luta pela vitória parece ser uma discussão que será travada apenas entre ambos.

Sebastien Ogier que queixou-se da falta de tracção no Ford Fiesta WRC’17 por “abrir os troços”, ao longo do dia andou a trocar de posição com o Citroen C3 WRC de Kris Meeke (4.º) tendo sido ultrapassado no derradeiro troço pelo seu colega de equipa Ott Tanak (3.º), que as espaços voltou a ter problemas na caixa de velocidades no “segundo” Ford Fiesta da equipa britânica. São seis os segundos “redondos” a separarem este trio pelo que se adivinham movimentações entre os mesmos durante o dia de amanhã.

Com uma afinação no seu Hyundai longe de estar ao seu gosto, Hayden Paddon melhorou substancialmente na parte da tarde, encontrando-se na 6.ª posição mas no entanto já a mais de um minuto do seu colega de equipa e líder da prova, Neuville. Sem arriscar em demasia, Dani Sordo (Hyundai) é o sétimo da geral, diante do Citroen C3 WRC de Craig Breen, autor também ele de um conjunto de piões…

Um furo após um toque que o levou a perder quase dois minutos, Elfyn Evans (Ford Fiesta WRC´17 da D-Mack) é o 9.º da geral, diante de Stéphane Lefebvre num mais “limitado” Citroen DS3 WRC.

Pela negativa, Mads Ostberg que foi penalizado em 50 seg. devido ao tempo perdido com a mudança da caixa de velocidades do seu Ford Fiesta WRC’17 e foi mesmo obrigado a abandonar a prova (Rally 2) ao perder pouco depois o aileron traseiro do seu carro. Juho Haninnen voltou a ter um “encontro imediato” com uma árvore, quando já tinha mais de um minuto de atraso para o seu colega de equipa, regressando amanhã igualmente ao abrigo das regras do Rally 2…

Na WRC Trophy o abandono logo na segunda especial de Lorenzo Bartelli (Ford Fiesta RS WRC) -problemas electricos, abriu as portas ao “velhinho” MINI JCW WRC de Gorban Valeriy para ter que apenas terminar para obter a vitória neste Troféu.

Na WRC 2, o Skoda Fabia R5 oficial de Pontus Tidemand lidera destacado a prova do seu país natal desde o quarto troço, altura em que o então líder Ole Christian Veiby (Skoda Fabia R5) fez o primeiro de um conjunto de piões que levou mesmo ao piloto norueguês a perder a segunda posição para o Ford Fiesta R5 “oficial” de Teemu Suninen.

Classificação geral após o primeiro dia:

1. Neuville Thierry – Gilsoul Nicolas 1:16:24.7
Hyundai i20 Coupe WRC
2. Latvala Jari-Matti – Anttila Miikka +28.1
Toyota Yaris WRC
3. Tänak Ott – Järveoja Martin +49.7
Ford Fiesta WRC ’17
4. Meeke Kris – Nagle Paul +51.8
Citroën C3 WRC
5. Ogier Sébastien – Ingrassia Julien +55.7
Ford Fiesta WRC ’17
6. Paddon Hayden – Kennard John +1:17.8
Hyundai i20 Coupe WRC
7. Sordo Dani – Martí Marc +1:40.3
Hyundai i20 Coupe WRC
8. Breen Craig – Martin Scott +1:54.3
Citroën C3 WRC
9. Evans Elfyn – Barritt Daniel +3:01.5
Ford Fiesta WRC ’17
10. Lefebvre Stéphane – Moreau Gabin +3:23.6
Citroën DS3 WRC
11. Tidemand Pontus – Andersson Jonas +4:24.2
Škoda Fabia R5
12. Suninen Teemu – Markkula Mikko +5:09.3
Ford Fiesta R5
13. Veiby Ole Christian – Skjærmoen S. +5:23.0
Škoda Fabia R5
14. Camilli Eric – Veillas Benjamin +6:27.0
Ford Fiesta R5
15. Gorban Valeriy – Larens Sergey +9:33.1
Mini John Cooper Works WRC
… Østberg Mads – Fløene Ola +13:00.4
Ford Fiesta WRC ’17
… Hänninen Juho – Lindström Kaj +22:03.4

Photo Credits : @ Copyrights Timo Anis Photography .

 

Carlos da Silva

 

Scroll To Top