Com um futuro eletrificado em mente, o Fiesta acabou por perder o seu espaço na gama da Ford e ao fim de 45 anos, a sua produção irá chegar ao fim durante o próximo ano, com os próximos modelos da marca a serem construídos com base na mesma plataforma usada pela VW para os seus modelos ID.
Após este anúncio, em comunicado a M-Sport destacou que a produção e o desenvolvimento de carros de rally baseados no Fiesta continuarão. O Fiesta é a espinha dorsal das atividades de rally da estrutura de Cúmbria, representando 80% da sua oferta atual, e é o único modelo oferecido por um construtor em todos os níveis da pirâmide FIA da modalidade.
Com a cooperação e apoio da Ford, a M-Sport aumentou de forma abrangente o seu stock de carroçarias Fiesta para garantir que a produção continua em todos os modelos nos próximos anos, tanto no Reino Unido como na Polónia. No total, os modelos Fiesta preparados pela M-Sport conquistaram mais de 2.000 vitórias à geral, um número verdadeiramente inspirador que reflete a popularidade e o sucesso das operações com os clientes da M-Sport.
O Fiesta representa algumas das maiores conquistas e sucessos da M-Sport, sendo seu ponto alto o Fiesta WRC que levou a M-Sport á conquista de cinco títulos mundiais em 2017 e 2018. O primeiro Fiesta de Rallys concebido pela M-Sport data de 2005 com a homologação do Ford Fiesta ST do Grupo N, que durante anos foi o “cavalo de batalha” do Troféu Fiesta Sport International (FSTi).
Malcolm Wilson, Diretor Administrativo da M-Sport: “O Fiesta é uma parte central das actividades de negócios da M-Sport e tem sido responsável por grande parte do sucesso da empresa nas últimas duas décadas. Graças à nossa longa e histórica parceria com a Ford, pudemos começar a nos preparar para o fim da produção do Fiesta com bastante antecedência. Gostaria de assegurar a todos os nossos clientes que continuaremos a construir carros de rali Fiesta nos próximos anos, tanto no Reino Unido como na Polónia. O desenvolvimento está em andamento em todos os nossos carros baseados no Fiesta, como o Fiesta Rally2, Rally3 e Rally4. Gostaria de agradecer pessoalmente à Ford pelo seu apoio ao longo dos anos com o Fiesta. A Ford e o Fiesta permitiram que a M-Sport crescesse como um negócio com seus programas de clientes nos quais a Ford confiou em nós e continua a fazê-lo.”
Vídeo – É tempo de dizer #BonsSonhosFiesta:
Link: https://www.youtube.com/watch?v=MDGfwYM_wgM
CARLOS DA SILVA