Terça-feira , Agosto 4 2020
ÚLTIMAS
Home / RALI / Novidades no mundo motorizado dos históricos
Novidades no mundo motorizado dos históricos

Novidades no mundo motorizado dos históricos

Na sua reunião em Genebra, em 9 de Março, o Conselho Mundial do Desporto Motorizado tomou as seguintes decisões relativas ao Desporto Motorizado Histórico.

Sob proposta da Comissão Histórica do Desporto Automóvel, o Conselho Mundial do Desporto Motorizado reeleceu os Presidentes das Subcomissões Históricas – Srs. John Naylor (Circuitos), Rod Parkin (Rallys), Stan Minarik (Hill Climb), Gunther Stamm Subcomissão de Conformidade do Veículo) e John Symes (Grupo de Trabalho Técnico) – para 2017.

Foram feitas alterações aos regulamentos desportivos do Campeonato de Rally Esportivo Histórico da FIA 2017. A alocação do número de pneus por carro e por evento foi modificada para os carros da categoria 1 (antes de 1970), que poderão, como em 2016, registrar até 14 pneus. A redução de 14 para 10 pneus “secos” por rally para as outras três categorias (2, 3 e 4) foi confirmada, com o número de pneus “cheios”, se forem definidos como tal e aparecerem na lista Elaborado pela FIA (ver aqui), permanecendo livre. Os únicos veículos de Categoria 2 a 4 que não podem levar em conta esta regra são aqueles para os quais nenhum dos pneus “cheios” deveria ser apropriado em termos de dimensões – esses carros aparecerão em uma lista de exceções e poderão registrar até 14 pneus por evento.

Várias modificações e esclarecimentos foram feitos ao Apêndice K e podem ser consultados na versão atualizada dos regulamentos (disponível aqui). Foi esclarecido o procedimento para os recursos interpostos perante a Subcomissão de Recurso contra uma decisão da ASN de recusar a emissão de um HTP. No Apêndice VII ao Apêndice K, foi decidido autorizar o bloco de motor do tipo A112-A2 como peça de substituição para todos os carros Abarth, utilizando um motor Fiat Abarth 982.2 cm3, desde que seja submetido a resleeving levando o furo a 65 mm. Para Chevron B19 carros, AP Lockheed 2361 e / ou Girling AR5 compassos de calibre e discos ventilados são agora aceitos na frente e traseira. Os carros Peugeot 309 GTi (Homologação nº 5332) podem doravante ser equipados com pinças de freio dianteiras CP Racing CP6628 e CP5040 para compensar a indisponibilidade do CP3345-88 / 89S4 previamente autorizado através de uma Variante de Opção. Por último, a partir de 1 de Janeiro de 2019, para os veículos Lola T70 Mk I e II do período F equipados com um motor Chevrolet, os carburadores Weber devem ser montados num tubo de admissão do tipo “calço lateral”.

 

Nuno Dinis

 

Scroll To Top