Segunda-feira , Julho 22 2019
ÚLTIMAS
Home / RALI / Ogier ruma a Citroen na próxima época
Ogier ruma a Citroen na próxima época

Ogier ruma a Citroen na próxima época

 

Depois dos rumores eis a confirmação oficial. Sébastien Ogier o penta-campeão mundial de ralis deixará a M-Sport no final desta temporada para regressar a Citroën Racing, equipa com a qual começou a sua carreira no WRC entre 2008 e 2011.

Desde janeiro que Pierre Budar, Director da equipa francesa tem vindo a trabalhar para convencer o melhor piloto da sua geração a regressar a sua formação. Para Ogier: “Entre os elementos que me convenceram a ingressar na Citroën, foi primordial para mim o fato de poder contar com uma equipa motivada, que tem o desejo de vencer e quem tem, na minha opinião, a capacidade de o fazer, com um carro com um potencial interessante. Testei o C3 WRC durante uma sessão de testes secreta no final do ano passado. A Ford parecia motivada para nos ajudar ainda mais e nos permitir aumentar o nível nesta temporada, mas infelizmente, fiquei um pouco desapontado com isso. Eu não senti o apoio esperado e continuar sob estas condições não foi possível para mim. “

Frustrado com a falta de apoio fornecido pela Ford à M-Sport no desenvolvimento do Ford Fiesta e convencido de que não tem idênticas armas para lutar contra a concorrência (Hyundai e Toyota), Ogier decidiu se envolver por dois anos com a Citroen depois de ter testado o potencial do C3 WRC durante uma sessão secreta de testes efectuada no sul da França. Prosseguindo: “É uma boa história voltar para onde comecei a minha carreira, para encontrar muitas pessoas com quem trabalhei até 2011. Ganhar um novo título com um terceiro construtor (apenas Juha Kankkunen fez isso com a Peugeot, Lancia e Toyota) é algo motivador e atraente. Conseguir isso seria a melhor maneira de terminar minha carreira “.

E foi realmente ao volante de um Citroën, com o patrocínio da Federação Francesa de Automobilismo, que ele conquistou o título na JWRC em 2008, antes de começar na categoria rainha no Rally da Grã-Bretanha desse mesmo ano ao volante de um C4 WRC. Membro da “satélite” Citroën Junior Team, – à sombra da equipa principal de Loeb e Sordo, a partir de 2009, conquistou pela primeira vez uma vitória em 2010 no Rally de Portugal. Cortejado pela Ford no final dessa temporada, acabou por assinar na Citroën em troca da promessa de igualdade de tratamento com Loeb em 2011, na equipa oficial. Mas a coabitação provou ser incontrolável e Ogier não suportava ficar confinado a um papel secundário e no Rally da Alemanha, depois de não obedecer às ordens da equipa em favor de Loeb, valeu-lhe a sua despedida no final do ano.

Leia mais em: https://www.lequipe.fr/…/Wrc-ogier-retourne-chez-cit…/944483

CARLOS DA SILVA

Photo credits @ Copyrights Citroen Racing

 

Scroll To Top