Sexta-feira , Março 22 2019
ÚLTIMAS
Home / RALI / Ogier vence prova sueca (por Ricardo Nascimento)
Ogier vence prova sueca (por Ricardo Nascimento)

Ogier vence prova sueca (por Ricardo Nascimento)

Com mais três troços cancelados hoje, só se realizou a Power Stage no terceiro e último dia do Rally Sweden, num evento com uma super organização que conseguiu colocar o rally na estrada, depois de tantas dificuldades.
Sébastien Ogier não tinha grande vantagem para se arriscar nos pontos na Power Stage, mas o francês adora este rally e hoje com uma melhor posição de partida, pulverizou a especial onde arrecadou mais três pontos extra e a terceira vitória no evento sueco.
Hayden Paddon quase deitou tudo a perder, depois de ter derrubado uns pequenos postes de madeira na descida final. O neozelandês chegou ao fim da especial com o radiador furado, mas em principio, a situação ficou resolvida após a intervenção mecânica de Paddon e do seu experiente co-piloto, John Kennard, para subir ao pódio num brilhante segundo lugar.
Pela quarta vez na Suécia, Mads Østberg conseguiu terminar na terceira posição final, num rally em que não cometeu erros e foi consistente do principio ao fim, sem ser dos mais rápidos.
Andreas Mikkelsen cometeu alguns erros que lhe custaram uma melhor posição num rally em que já fez melhores resultados. O norueguês também tentou a pontuação máxima na Power Stage, mas acabou por ser 3,4s mais lento do que Ogier.
Ott Tänak voltou a terminar em quinto na Suécia,  repetindo o resultado alcançado em 2014, mas pior do que no ano passado. Com esta posição, Tänak subiu à quinta posição no campeonato.
Dani Sordo limitou-se a levar o Hyundai até ao final, depois de ter furado na manhã de ontem. Com a sexta posição final, o espanhol ficou empatado com Tänak na quinta posição do campeonato.
Sem competir nos últimos doze meses e sem ter testado, Henning Solberg repetiu o mesmo resultado das edições 2012 e 2014. A sétima posição com o Ford Fiesta da M-Sport, acabou por ser positiva para o norueguês que estava radiante no final.
Craig Breen tinha hoje uma hipótese de subir um lugar, mas Solberg voltou a ser mais rápido 1 segundo na Power Stage e o irlandês teve de contentar-se com a oitava posição que também foi um resultado positivo, na estreia com a equipa Citroën.
Elfyn Evans voltou a ser brilhante no WRC2, ao garantir a segunda vitória consecutiva com o renovado Fiesta R5. Curiosamente, Evans ocupa a nona posição absoluta no campeonato com um carro da classe RC2 e Camilli já somou dois acidentes consecutivos.
Teemu Suninen conseguiu recuperar a décima posição na Power Stage, com a magra vantagem de 0,1s para Pontus Tidemand que obteve os pontos da segunda posição no WRC2.
Kris Meeke esteve hesitante na Power Stage, mas conseguiu o terceiro melhor tempo atrás de Ogier e Mikkelsen, marcando assim o primeiro ponto numa temporada com algum azar no inicio.
Thierry Neuville fez mais 0,03s do que Meeke na Power Stage e Jari-Matti Latvala teve um fim de semana para esquecer, voltando a não marcar qualquer ponto no campeonato.
VENCEDORES DE TROÇOS: 9 cancelados
Sébastien Ogier (5); Kris Meeke (1); Hayden Paddon (2); Jari-Matti Latvala (3)
LÍDERES DO RALLY: 
Sébastien Ogier (SS2 a 21)
POWER STAGE:
1º Sébastien Ogier; 2º Andreas Mikkelsen; 3º Kris Meeke
PRINCIPAIS ABANDONOS:
3 Kris Meeke / Paul Nagle (GBR/IRL) Citroën DS3 WRC (direção na SS8) rally2
2 Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (FIN) Volkswagen Polo R WRC (suspensão na SS8) rally2
40 Sander Pärn / James Morgan (EST/GBR) Ford Fiesta R5 (bomba de água após SS9) rally2
37 Lorenzo Bertelli / Simone Scattolin (ITA) Ford Fiesta RS WRC (motivos pessoais)
6 Eric Camilli / Nicolas Klinger (FRA) Ford Fiesta RS WRC (capotou na SS10)
30 Yazeed Al Rahji / Michael Orr (EAU/GBR) Ford Fiesta RS WRC (avaria na SS16)
36 Åhlin Fredrik / Erik Abrahamsen Morten (SWE) Ford Fiesta R5 (direção na SS16)
PONTUAÇÃO WRC
1º Sébastien Ogier (56); 2º Andreas Mikkelsen (33); 3º Mads Østberg (27); 4º Hayden Paddon (18); 5º Dani Sordo e Ott Tänak (16); 7º Thierry Neuville (15); 8º Stéphane Lefebvre (11); 9º Henning Solberg e Elfyn Evans (6)
PONTUAÇÃO WRC2
1º Elfyn Evans (50); 2º Armin Kremer e Pontus Tidemand (18): 4º Quentin Gilbert e Esapekka Lappi (15); 6º Quentin Giordano e Anders Grøndal (12); 8º Yoann Bonato e Eyvind Brynhildsen; 10º José António Suarez e Ole Christian Veiby (8)
dia 3

 

Scroll To Top