Sexta-feira , Abril 26 2019
ÚLTIMAS
Home / RALI / Os “Leões” da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA estreiam-se a rugir em Córdoba
Os “Leões” da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA estreiam-se a rugir em Córdoba

Os “Leões” da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA estreiam-se a rugir em Córdoba

 

 

Tem lugar este fim de semana o Rallye Serra Morena, a segunda prova pontuável para a competição organizada pela Peugeot Portugal e Peugeot Espanha, para a qual se inscreveram 18 equipas. Todas irão lutar pela vitória na primeira das três jornadas espanholas do calendário 2019, a começar já, a partir da tarde desta sexta-feira, com o grupo de Especiais que compõem a 1ª das duas Etapas do rali andaluz. Será neste itinerário, de troços sinuosos e abrasivos, que se decidirá o vencedor da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, neste que é, também, o primeiro confronto em asfalto do ano.

Quanto aos jovens talentos, foco desportivo desta copa de promoção da marca PEUGEOT, eles voltam a formar a maioria na Lista de Inscritos desta prova, sendo que 14 pilotos surgem com o estatuto Júnior. Todos terão pela frente um rali de elevada exigência, desconhecido para a grande maioria, no final do qual se saberá quem atingirá o Vodafone Rally de Portugal – o primeiro dos dois ralis da copa integrados no WRC – com o estatuto de líder da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2019.

O português Daniel Nunes e o espanhol José María Reyes, respetivamente 2º e 4º classificados no Rallye Serras de Fafe, prova inaugural da temporada, chegam a Córdoba na liderança virtual da tabela de pontuações, fruto da ausência dos dois adversários com quem lutaram pelos primeiros lugares nesse rali, o português Pedro Antunes (vencedor em Fafe) e o espanhol Alberto Monarri (3º classificado).

 

 

Pela primeira vez desde que arrancou, na primavera de 2018, a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2019 integra, nos seus destinos geográficos, a cidade histórica de Córdoba, enclave onde vai ter lugar, entre esta sexta-feira e sábado, a 2ª prova de 2019 pontuável para esta copa monomarca, realizada na Península Ibérica com os ágeis e fiáveis Peugeot 208 R2, modelo que permite aos futuros campeões da modalidade desenvolverem os seus talentos e velocidade.

 

O Rallye Sierra Morena, um dos eventos mais emblemáticos do Campeonato de Espanha de Ralis de Alfalto (CERA), cuja temporada arranca, também, neste fim de semana, é a primeira das três provas espanholas do calendário da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2019. Fruto da sua lista de inscritos, a copa monomarca ocupará a maior área do Parque de Assistência da prova da região de Córdoba, num cenário inédito para a maioria dos 18 pilotos da marca do “Leão”.

 

Depois de se ter ouvido o rugido dos motores há um mês, nos troços em terra a norte de Portugal, no Rally Serras de Fafe, o cenário para os candidatos ao título da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA muda por completo. Ao longo das últimas semanas, as diferentes equipas que assistem as duplas de pilotos transformaram por completo os set-ups dos seus Peugeot 208 R2, preparando-os para que possam exibir, pela primeira vez este ano, a sua garra e agilidade nas estradas montanhosas da província de Córdoba. Um terreno exigente para mecânicas, caracterizado principalmente pelos seus ganchos e sinuosidade, aos quais se acrescenta o carácter abrasivo do seu asfalto.

 

Perfila-se, assim, um novo desafio para os protagonistas desta fórmula promocional que é colocada no terreno pela Sports & You. O elenco de pilotos volta a alterar-se nesta segunda prova, com a chegada do espanhol José Carlos García, estreante neste Rallye Sierra Morena. Os Juniores são o grupo maioritário, com nada menos do que 14 jovens pilotos inscritos nesta prova, incluindo o estónio Georg Linnamäe e os britânicos Ruairi Bell e Nabila Tejpar (protagonista da Ladies Cup).

 

Entre estes, o melhor posicionado à chegada a Córdoba é José María Reyes, 4º classificado (2º entre os Júnior) no Rallye Serras de Fafe, tendo terminado duas posições atrás de Daniel Nunes. Entre os inscritos neste Rally Sierra Morena, o piloto português é quem lidera virtualmente o ranking da copa, à frente do madrileno, já que Pedro Antunes e Alberto Monarri, os dois outros pilotos que subiram ao pódio na primeira prova do ano, estarão ausentes por incompatibilidade de calendários.

 

LISTA DE INSCRITOS DA PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA
RALLYE SIERRA MORENA 2019

Piloto País Copa Copiloto País Equipo
20 Josep Bassas ESP Junior Manel Muñoz ESP GC Motorsport
21 José Mª Reyes ESP Junior Diego Sanjuán ESP SMC Junior Motorsport
23 Sergi Francolí ESP Junior María Salvo ESP Mavisa Sport
24 Álvaro Pérez ESP Junior Brais Mirón ESP AR Vidal
26 Óscar Palomo ESP Junior Axel Coronado ESP Mavisa Sport
27 Delbin García ESP Junior Ezequiel Salgueiro ESP Delbincar
28 Santiago García ESP Junior Néstor Casal ESP Ares Racing
30 Daniel Nunes POR Fernando de Almeida ESP Inside
31 Daniel Berdomás ESP David Rivero ESP TRS Rally Team
32 Darío Calviño ESP Junior Álvaro Muñiz ESP Mavisa Sport
33 Georg Linnamäe EST Junior Volodymyr Korsia UKR ALM Motorsport
34 Ruairi Bell GBR Junior Darren Garrod GBR PT Racing
35 Ricardo Sousa POR Junior Luis Marques POR Prolama
  36 José Luis Peláez ESP Rodolfo del Barrio ESP GC Motorsport
  37 Nabila Tejpar GBR Junior

Ladies

Max Freeman GBR PT Racing
38 Ricardo Costa POR Junior Sérgio Rocha POR Macominho Sport
39 Carlos Fernandes POR João Leones POR PT Racing
47 José Carlos García ESP Junior Rafael García ESP TRS Rally Team

 

 

DUAS ETAPAS E 12 ESPECIAIS PARA DEFINIR O NOVO LÍDER DA COPA

Os 208 R2 irão entrar em ação nos troços do Rallye Sierra Morena a partir de sexta-feira, tendo um papel crucial durante o fim de semana em termos de desenvolvimento da copa.

 

As 18 equipas inscritas nesta primeira jornada de asfalto do calendário 2019 vão aqui bater-se quer pela vitória, quer pelos prémios financeiros em jogo, bem como pela possibilidade de chegar ao Vodafone Rally de Portugal, o primeiro rali mundialista da presente temporada, na liderança da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA.

 

Uma distinção pela qual todos os pilotos se irão bater com afinco, tanto na sexta-feira, como no sábado, ao longo das 6 Especiais – Cerrotrigo, Villaviciosa, Obejo, Cerrobejuelas, Pozoblanco-Villaharta e o troço espetáculo de Córdoba – todas de dupla passagem, que compõem os 189,26 quilómetros cronometrados previstos no itinerário da prova.

 

É um cenário completamente novo para a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, onde, ao longo de dois dias, os “Leões” que disputam esta copa monomarca irão rugir fortemente, frente a uma vasta e fervorosa afición andaluz.

 

PROGRAMA DO RALLYE SIERRA MORENA 2019

Nota: hora espanhola (menos 1h00 em Portugal Continental) do primeiro carro inscrito na prova

 

Quinta-feira, 21 de março

20h00: Cerimónia de Partida (Balcones del Guadalquivir)

 

Sexta-feira, 22 de março

 

09h00/11h18: Qualificação (CO-3204)

16h00: Partida (Recinto Ferial El Arenal)

16h40: ES 1 – Cerrotrigo (14,69 km)

17h30: ES 2 – Villaviciosa (22,96 km)

18h30: Reagrupamento 20’ (Córdoba)

18h50: Assistência 30’ (Recinto F. El Arenal)

20h00: ES 3 – Cerrotrigo (14,69 km)

20h50: ES 4 – Villaviciosa (22,96 km)

21h50: Assistência 45’ (Recinto F. El Arenal)

22h40: Parque Fechado

(Balcones del Guadalquivir)

 

 

 

 

Sábado, 23 de março

 

07h30: Partida

(Balcones del Guadalquivir)

07h35: Assistência 15’ (Recinto F. El Arenal)

08h35: ES 5 – Obejo TC Plus (11,41 km)

09h15: ES 6 – Cerrobejuelas (13,70 km)

10h00: Reagrupamento 30’ (Pozoblanco)

11h10: ES 7 – Pozoblanco-Villaharta

(30,77 km)

12h32: Reagrupamento 15’ (Córdoba)

12h50: ES 8 – Córdoba (1,10 km)

13h00: Assistência 30’ (Recinto F. El Arenal)

14h15: ES 9 – Obejo TC Plus (11,41 km)

14h55: ES 10 – Cerrobejuelas (13,70 km)

15h40: Reagrupamento 30’ (Pozoblanco)

16h50: ES 11 – Pozoblanco-Villaharta

(30,77 km)

18h19: Reagrupamento 13’ (Córdoba)

18h35: ES 12 – Córdoba (1,10 km)

18h45: Parque Fechado

(Balcones del Guadalquivir)

20h00: Entrega de Prémios

(Balcones del Guadalquivir)

 

 

A PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA é uma organização da Peugeot Portugal e Peugeot Espanha, com o patrocínio da Pirelli e Total e o apoio logístico da Sports & You.

 

Scroll To Top