O Team PEUGEOT Total abordou com prudência a 1ª Etapa do Dakar 2017, onde havia mais a perder do que a ganhar, assegurando a entrada na Argentina sem percalços, reunindo as quatro equipas no top 12.
. A 1ª etapa deste Dakar 2017 foi um curto aperitivo, com apenas 39 km cronometrados. Após esta secção disputada numa pista estreita, os quatro PEUGEOT 3008DKR deixaram, como todos os concorrentes, o Paraguai, rumando a sul, em direção à Argentina, mais precisamente a Resisténcia, onde foi instalado o primeiro bivouac deste rali.
. Esta incursão do Dakar num 30º país revelou-se curta, mas ainda assim intensa. Todas as duplas do Team PEUGEOT Total sublinharam o estado lamentável destes primeiros quilómetros a contar para a Classificação Geral, onde o objetivo do Dream Team francês era não ter problemas.
. Como estipula o regulamento, a classificação desta primeira Especial determinará a ordem de partida para a Etapa de amanhã. Os PEUGEOT 3008DKR serão os 4º, 6º, 8º e 12º carros a iniciarem os 803 km (dos quais 275 cronometrados) da Especial que ligará Resistencia a San Miguel de Tucumán.
TIPOLOGIA DO TERRENO: Pistas estreitas e em mau estado, passagem de charcos
METEOROLOGIA: Tempo seco e quente (34 ºC)
VELOCIDADE MÉDIA: 100 km/h
VELOCIDADE MÁXIMA: 180 km/h
CLASSIFICAÇÕES 1ª ETAPA & GERAL PROVISÓRIA:
1º Nasser AL ATTIYAH (QAT)/Matthieu BAUMEL (F), Toyota Hi-Lux, 25m41s
2º Xavier PONS (E)/Ruben GARCÍA (E), Ford, + 24s
3º Joan ROMA (E)/Alex HARO (E) Toyota, + 29s
4º Carlos SAINZ (E) / Lucas CRUZ (E)
PEUGEOT 3008DKR, + 33s
5º Giniel DE VILLIERS (ZA)/Dirk VON ZITZEWITZ (ZA), Toyota, + 41s
6º Sébastien LOEB (F) / Daniel ELENA (F) ,
PEUGEOT 3008DKR, + 55s
(…)
8º Cyril DESPRES (F) / David CASTERA (F), PEUGEOT 3008DKR , + 1m14S
Carlos Sainz/Lucas Cruz (PEUGEOT 3008 DKR, nº 304)
4º na Etapa / 4º Classificação Geral
«Esta primeira Especial correu bem. Não tive nenhum problema em particular. O traçado não era muito fácil. Algumas seções eram muito estreitas, outras muito onduladas. Tudo correu bem no Paraguai e eis-nos de regresso à Argentina. O público é o habitual no Dakar e espera-nos sempre com muito entusiasmo.»
Sébastien Loeb/Daniel Elena (PEUGEOT 3008 DKR, nº 309)
6º na Etapa / 6º Classificação Geral
«Correu bem. Encontrei o que se pode chamar uma Especial complicada. Não era bem o meu tipo, nem sequer o tipo de terreno para este carro. Era muito rápido, muito estreito, muito demolidor, com muitas pedras e cahrcos. Por isso, rolei sem correr riscos. Uma primeira Etapa ‘prudente’…»
Cyril Despres/David Castera (PEUGEOT 3008 DKR, nº 307)
8º na Etapa / 8º Classificação Geral
«Este foi um dia intenso! É o meu 17º Dakar e certamente um dos mais duros. Desde o início da Especial, durante os três primeiros quilómetros, era possível perder bastante tempo. As pistas eram muito sinuosas, nas porções estreitas cavadas pela água. O principal era evitar as armadilhas. A leitura do terreno nas próximas etapas anuncia-se difícil, por causa da meteorologia destes últimos dias. É sempre agradável conduzir o PEUGEOT 3008DKR, mas temos que estar concentrados para não cometermos erros.»
Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (PEUGEOT 3008 DKR, nº 300)
12º na Etapa / 12º Classificação Geral
«Esta pequena Especial fez-me lembrar muito o terreno do Rali dos Sertões, no Brasil. Rolei de um modo realmente prudente. Há quase seis meses que não competia, pelo que não foi muito fácil reencontrar o ritmo. Nunca me senti muito à-vontade e assumi sempre uma grande margem de segurança. Talvez demasiada! Preciso acordr! Abrir a estrada, rodando nos rastos dos quads, não me ajudou muito, mas não foi grave. As diferenças não são importantes e o importante é que o carro funcione bem.»