Sexta-feira , Dezembro 14 2018
ÚLTIMAS
Home / TODO-O-TERRENO / Pedro Dias da Silva domina Evento Nacional em Portalegre e volta a ganhar no Desafio
Pedro Dias da Silva domina Evento Nacional em Portalegre  e volta a ganhar no Desafio

Pedro Dias da Silva domina Evento Nacional em Portalegre e volta a ganhar no Desafio

José Janela vence entre os navegadores do Desafio Total Mazda

 

 

Terminou ao final da tarde deste solarengo Sábado de Outubro a edição de 2017 da Baja 500 Portalgre e, com ela, mais uma etapa das cinco que fazem parte do calendário do Desafio Total Mazda. Sem chuva e com os terrenos muito duros, o desiderato apresentado pelo ACP foi superado com distinção pelos concorrentes da competição levada a cabo pela Mazda Motor de Portugal e pela Total, com particular destaque para a dupla Pedro Dias da Silva/José Janela, que arrecadaram este fim-de-semana em Portalegre, a pontuação maxima num evento do Desafio – vitória final e melhor tempos nos quatro sectores, que resulta num total de 29 pontos.

 

Depois de ontem (Prológo e 1º Sector Selectivo) terem dominado os acontecimentos, a dupla que tem ao volante o ex-Campeão Nacional de Ralis de Grupo N, voltou hoje a dar cartas, impondo-se não apenas no Desafio Total Mazda, mas também no Evento Nacional da prova pontuável para a Taça FIA de Bajas, terminando com um avanço de mais de meia hora para o seu rival neste particular. Já em termos de Desafio, Pedro Dias da Silva teve que gerir a prova de forma criteriosa, uma vez que um percalço nesta quarta ronda do ano podia colocá-lo em “maus lençóis” na luta pelo título final – recorde-se que a derradeira etapa da competição tem lugar em Fronteira onde estão em disputa 50 pontos. A vida do piloto nabantino ficou, ainda assim, facilitada após o abandono de Bruno Rodrigues/Ricardo Claro (problemas de diferencial), mas Francisco Gil/Filipe Rasteiro mantiveram um andamento consistente e o segundo lugar acabou por lhes sorrir com naturalidade. Aliás o piloto de Portalegre conseguiu mesmo cumprir toda a prova sem registar qualquer tipo de problemas.

 

Quanto a Pedro Dias da Silva considerou o resultado agora obtido não mais do que um cumprir dos objectivos: “sabíamos o que tínhamos para fazer e conseguimos executar à risca a estratégia. Admito que em certas alturas não foi tão divertido, mas tive que controlar muito o andamento para não correr riscos. É sempre bom vencer e ainda para mais neste caso em que ganhámos o Desafio e, ao mesmo tempo, o Evento Nacional. Paralelamente é da mais elementar justiça sublinhar a conquista do título de Navegadores pelo José Janela que é um verdadeiro profissional e sobre quem cai parte considerável da responsabilidade dos resultados que temos assegurado. Hoje foi um bom exemplo!”

 

Se em termos de pilotos, a decisão final terá de ser aguardada para o último fim-de-semana de Novembro e pelas 24 Horas TT Vila de Fronteira, já no que toca aos navegadores era sabido que o vencedor de 2017 se conheceria em Portalegre. Pois o prémio final vai parar às mãos do “super experiente” José Janela (87 pontos), co-piloto de Pedro Dias de Silva, e que, assim, junta mais um título ao seu vasto currículo. Desta feita, o co-piloto de Famalicão levou a melhor sobre Ricardo Claro por uma diferença de 29 pontos. No final José Janela não escondia a sua satisfação, afirmando que “Estou muito satisfeito e não posso deixar de agradecer e sublinhar a excelente performance do Pedro Dias da Silva, que é um piloto fantástico. Foi um ano duro em que nem sempre as coisas correram como nós desejávamos, mas toda a equipa trabalhou arduamente. Espero que este sucesso agora alcançado por mim não seja o único deste ano para a equipa. Todo o esforço feito e a forma profissional como encarámos cada uma das provas deu frutos e este fim-de-semana isso ficou bem patente.”

 

Pelo caminho neste duro segundo e último dia da Baja 500 Portalegre ficaram ainda, Bruno Oliveira/Paulo Marques (injecção de combustível), Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira (travões) e Pedro Salgueiro/Luís Ribeiro (transmissão). O Desafio Total Mazda tem a sua derradeira etapa de 2017 entre os dias 24 e 26 de Novembro, as 24 Horas TT Vila de Fronteira.

 

Desafio Total Mazda (Após 4 provas)

 

1º Pedro Dias da Silva – 87 pontos

2º Bruno Rodrigues – 56 pontos

3º Pedro Salgueiro – 24 Pontos

4º Nuno Tordo – 18 pontos

4º Bruno Oliveira – 18 pontos

4º Francisco Gil – 18 pontos

6º Floriano Roxo – 10 pontos

 

Scroll To Top