Sábado , Setembro 30 2023
ÚLTIMAS
Home / RALI / PILOTOS ESTRELA DA FIA RALLY JÜRGENSON, CAPARO E GILL BRILHAM NO RALLYE WEIZ
PILOTOS ESTRELA DA FIA RALLY JÜRGENSON, CAPARO E GILL BRILHAM NO RALLYE WEIZ

PILOTOS ESTRELA DA FIA RALLY JÜRGENSON, CAPARO E GILL BRILHAM NO RALLYE WEIZ


Romet Jürgenson, Jose ‘Abito’ Caparo e Taylor Gill foram os ases do pelotão quando a FIA Rally Star Training Season continuou nas etapas de asfalto do Rallye Weiz, na Áustria, no passado fim de semana (13-15 de julho).

Terminaram em primeiro, segundo e terceiro lugar, respetivamente, na categoria RC3 baseada no Rally3, com 16,3s de diferença, após 13 etapas desafiantes.

Organizado por uma equipa dedicada de oficiais voluntários do Rallye Club Steiermark, na região austríaca da Estíria, o Rallye Weiz foi o segundo de seis eventos meticulosamente seleccionados para a FIA Rally Star Training Season. Foi também o primeiro de quatro eventos realizados em asfalto e o primeiro a decorrer em duas etapas completas.

As estradas ondulantes do rali e as numerosas mudanças de aderência e de ritmo proporcionaram uma excelente oportunidade para os recrutas da FIA Rally Star Training Season continuarem a tarefa contínua de desenvolverem a sua experiência e adquirirem novas competências nos seus Ford Fiesta Rally3 idênticos preparados pela M-Sport Poland. Este processo foi amplificado pela chuva que antecedeu o evento e que levou a condições húmidas mas secas durante as etapas de sexta-feira de manhã.

Como se desenrolou o Rallye Weiz para os pilotos FIA Rally Star

Embora o objetivo de todos os pilotos do FIA Rally Star fosse completar o maior número possível de quilómetros até ao final, havia também uma clara expetativa de que os futuros vencedores do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA demonstrassem a sua velocidade e potencial.

O peruano Caparo, que se qualificou para a FIA Rally Star Training Season ao vencer a Final Americana em maio, fez exatamente isso ao utilizar plenamente a sua experiência em karts para ser o mais rápido dos concorrentes do Rally3 nas etapas um e três.

A decisão do piloto de 26 anos de colocar pneus Pirelli de média e dura duração no seu Fiesta Rally3, numa formação cruzada, deu-lhe a confiança de que necessitava, o que se reflectiu na sua vantagem de 5,7s na primeira paragem de serviço.

Caparo estabeleceu outro tempo mais rápido na SS5 para chegar ao final da primeira etapa com 9,1s de vantagem sobre Jürgenson, que foi o mais rápido dos pilotos do FIA Rally Star nas passagens dois e quatro.

Jürgenson passou para uma liderança que não abandonou na segunda etapa de sábado e o estónio viria a terminar o evento com um total de cinco vitórias em etapas. Caparo e Gill foram os mais rápidos duas vezes no sábado, assegurando o segundo e terceiro lugares na ordem final.

Sob a supervisão dos representantes do programa FIA Rally Star no local, Abdullah Al-Tawqi também completou o exigente percurso, tendo o piloto de Omã aproveitado todas as oportunidades para se adaptar aos rigores do rali em asfalto, algo que nunca tinha feito anteriormente.

Annia Cilloniz estava em quarto lugar entre os pilotos FIA Rally Star quando se retirou na SS8. Depois de um check-up no hospital, a peruana recebeu luz verde da equipa médica.

Max Smart não pôde participar no Rallye Weiz porque os danos sofridos pelo seu Ford Fiesta Rally3, conduzido pela M-Sport Poland, durante um acidente nos testes não puderam ser reparados no local.

A Temporada de Treino FIA Rally Star continua após a pausa de verão com o Rally Nova Gorica, um evento de asfalto na Eslovénia, que se realiza de 22 a 24 de setembro.

&nbsp

Scroll To Top