Sexta-feira , Abril 19 2019
ÚLTIMAS
Home / RALI / Polo GTI R5 começou hoje processo de homologação
Polo GTI R5 começou hoje processo de homologação

Polo GTI R5 começou hoje processo de homologação

 

A menos de um mês da sua estreia em competição (Rally da Catalunha), o Volkswagen Polo GTi R5 começou nesta quarta-feira o seu processo de homologação perante os técnicos da FIA, tendo a marca germânica através do responsável máximo do projecto, Gerard-Jan de Jongh, aproveitado para falar um pouco mais sobre alguns detalhes sobre o mais novo dos R5.

“Primeiro pensei sobre o conceito básico do Polo GTI R5, após o qual tivemos um briefing de design. A seguinte tarefa foi encontrar os fornecedores certos para os componentes mecânicos que não são fabricados na Volkswagen Motorsport. A esse respeito, pudemos recorreremos a Xtrac para a caixa de velocidades, a Bosch para a electrónica do motor, a ZF Sachs para os amortecedores e a Alcon para os travões. ”

“Nós não utilizamos o Polo R WRC, porque as regras técnicas são completamente diferentes e o Polo R WRC foi baseado no modelo anterior. No entanto, adaptamos a filosofia de design. Por exemplo, a posição da colocação dos amortecedores, a deformação da mola, a geometria da suspensão e a posição do banco do piloto são semelhantes. Como fizemos com o Polo R WRC, nós nos esforçamos para tornar cada componente o mais leve possível, para manter o centro de gravidade do carro o mais baixo possível. Aqui também estávamos limitados pela regulamentação. Os limites de preço são especificados para muitas peças e um peso mínimo é geralmente estipulado, por exemplo, para a carroçaria”.

“O orçamento com um carro R5 como o Polo GTI R5 é na verdade um grande desafio. Obviamente, seria possível construir um carro mais eficiente sob os regulamentos técnicos. No entanto, custaria muito mais. Isso está fora de questão para a nossa empresa e não seria do interesse para o desporto automóvel. Adquirimos uma experiência desportiva semelhante com carros de Turismo como o Golf GTI TCR. Nós poderíamos confiar nisso para o R5. Além disso, os regulamentos estipulam o uso de peças de produção em certas áreas, incluindo a direcção, o radiador, os eixos de transmissão, as cardans e o motor. ”

“O peso é um grande problema para todos os carros de corrida. De um modo geral, quanto mais leve é ​​um chassis, mais cara ele é. Como tal, tive de garantir que os fornecedores com quem queríamos colaborar entendessem que precisávamos encontrar um compromisso entre desempenho e custo. A suspensão, por exemplo. A projetamos a 90% e depois trouxemos esse design para os fornecedores (ZF Sachs) e perguntamos que preço eles poderiam fornecer a peça. O importante era a quantidade. Às vezes também precisávamos de algumas peças para o Polo R WRC. No caso do Polo GTI R5, projectado para clientes, estamos falando de 50, 100 ou até mais peças. Isso obviamente tem uma grande influência no preço final”

“Vamos competir com dois Polo GTI R5, para mostrar o potencial do carro. O objetivo é demonstrar como o novo Polo GTI R5 é competitivo no mais alto nível e em diferentes superfícies. A prova espanhola do campeonato mundial é o terreno ideal porque é a única que ocorre tanto no asfalto como na terra. No entanto, nós estamos bem cientes, lembrando o nosso Polo R WRC no WRC: um bom planeamento não garante bons resultados, especialmente no rali. Nós gostaríamos de ter um bom resultado na WRC2. ”

“Eric Camilli e seu co-piloto Benjamin Veillas tiveram um papel fundamental no desenvolvimento do Polo GTI R5. Ambos têm grande experiência na categoria WRC-2 e foram os vice-campeões em 2017. O próximo passo lógico é envolvê-los na estreia competitiva do Polo GTI R5. Além disso, nós realmente apreciamos o feedback s e a abordagem analítica que tiveram sobre o carro. O Petter Solberg também participou no desenvolvimento do Polo GTI R5. Ele é um dos pilotos de rally mais experientes do mundo e o seu conhecimento é um grande trunfo para qualquer equipa. Além disso, ele está associado à Volkswagen Motorsport. É uma grande honra tê-lo a pilotar o Polo GTI R5 no Rally da Espanha. ”

Leia mais em: https://www.rallye-sport.fr/la-polo-gti-r5-se-detaille/

CARLOS DA SILVA

Photo credits @ Volkswagem Motorsport

 

Scroll To Top